Página 247 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

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ERC
• VOLUME 1
TVI 24—Obs
ervou-se umdecréscimo de 8,5 pontos percentuais
entre 2009 e 2010, o decréscimomais acentuado emrelação aos
registados nos restantes serviços de programas, seguido de outra
redução de 7,2 pontos percentuais no último biénio.
› Em2011, a RTP Informação apresentou amaior
percentagemdas
durações dos intervalos publicitários associados a blocos infor-
mativos diários de horário nobre
(28,95 %). Seguiram-se a SIC
Notícias (19,66 %) e a TVI 24 (15,03 %), com percentagens mais
próximas.
RTP Informação
— As percentagens das durações dos interval-
os publicitários associados aos blocos informativos de horário no-
bre são relativamente estáveis, oscilando entre 27,14 % em 2010 e
31,46 % em 2008.
SIC Notícias
—oanode2009apresentao registomaiselevado, com
23,25 %. Ainda assim, os valores apresentados nos restantes anos
analisados aproximam-se, tal como acontece na RTP Informação.
TVI 24
— Os valores variam entre 30,71 % em 2009 e 15,03 % em
2011, observando-se uma tendência decrescente nesses três anos.
› Estes dados permitem concluir que os valores assumem uma ten-
dência aproximadamente constante nos cinco anos analisados na
RTP Informação ena SIC Notícias, ao passo quena TVI 24as variações
são mais acentuadas e sempre negativas.
RTP Informação
—Registou-se, entre 2010 e 2011, uma redução
de 1,7 pontos percentuais na
percentagem do investimento
publicitário associado aos blocos informativos de horário nobre
dos serviços de programas temáticos informativos
. A oscilação
no biénio anterior foi contrária, observando-se um ligeiro acrés-
cimo de 0,7 pontos percentuais. Entre 2008 e 2009, verificou-se
um decréscimo de 4,3 pontos percentuais, ao contrário da va-
riação positiva de 6,5 pontos percentuais observada entre 2007
e 2008.
SIC Notícias
— Assistiu-se a um aumento de 1,5 pontos percen-
tuais entre 2007 e 2008, registando-se, entre 2008 e 2009, um
ligeiro decréscimo de 0,4 pontos percentuais. A variação ocorrida
entre 2009 e 2010 foi novamente positiva (8,1 pontos percentu-
ais) e, entre os últimos dois anos, observou-se uma redução de
1,9 pontos percentuais.
TVI 24
— Observou-se um acréscimo de 6,7 pontos percentuais
entre 2009 e 2010, e uma descida acentuada de 25,4 pontos per-
centuais nos últimos dois anos.
RTP Informação
As percentagens do investimento publicitá-
rio associado aos blocos informativos de horário nobre
oscilam
entre 37,59 % em2007 e 44,13 % em2008, sendo que entre 2009
e 2011 as percentagens se aproximam dos 40 %.
SIC Notícias
— O ano de 2010 apresenta o registo mais elevado,
com 38,47 %. Observou-se uma ligeira descida em 2011. Nos pri-
meiros três anos, os valores aproximam-se dos 30 %.
TVI 24
—Observou-se umacréscimo entre 2009 e 2010; ao invés,
em2011 registou-se uma descida acentuada para uma percenta-
gem inferior a 20 %.
RTP Informação
—Registou-se, entre 2010 e 2011, um aumento
ligeiro de 0,8 pontos percentuais na
percentagem das durações
dos intervalos publicitários associados aos blocos informativos
emitidos aos dias de semana (de 2.ª a 6.ª feira)
. No que se refere
à oscilação entre 2009 e 2010, observou-se tambémumacrésci-
mo de 4,4 pontos percentuais, assim como entre 2007 e 2008
OS MEIOS
Análise evolutiva do investimento publicitário em informação televisiva (de 2007 a 2011)
Fig. 42 –
Evolução anual das percentagens dos investimentos publicitários
associados aos blocos informativos de horário nobre (das 20h00 às 23h00).
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP Informação
37,59 44,13
6,5
39,88
-4,3
40,60
0,7
38,95
-1,7
SIC Notícias
29,30 30,80
1,5
30,37
-0,4
38,47
8,1
36,54
-1,9
TVI24
– –
38,31
45,03
6,7
19,67
-25,4
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para cada bloco informativo diário, dividindo o total do
investimento publicitário associado a blocos informativos diários de horário nobre pelo
total do investimento publicitário associado a toda a informação diária. A TVI24 iniciou
as suas emissões em fevereiro de 2009, logo, não existem dados para 2007 e 2008
relativamente a este serviço de programas.
Fig. 43 –
Percentagens dos investimentos publicitários associados
aos blocos informativos de horário nobre (das 20h00 às 23h00).
Fig. 44 –
Evolução anual das percentagens das durações dos intervalos publicitários
associados aos blocos informativos emitidos aos dias de semana (de 2.ª a 6.ª feira).
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP Informação
72,43 75,77
3,3
72,83
-2,9
77,24
4,4
78,03
0,8
SIC Notícias
73,21 74,40
1,2
74,67
0,3
76,09
1,4
76,77
0,7
TVI24
– –
73,77
71,99
-1,8
71,07
-0,9
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para cada bloco informativo diário, dividindo o total do
investimento publicitário associado a blocos informativos emitidos aos dias de semana
pelo total do investimento publicitário associado a toda a informação diária. A TVI24
iniciou as suas emissões em fevereiro de 2009, logo, não existem dados para 2007 e
2008 relativamente a este serviço de programas.