246
ERC
• VOLUME 1
(3,3 pontos percentuais). Relativamente à variação entre 2008
e 2009, verificou-se um decréscimo de 2,9 pontos percentuais,
sendo este o único biénio com uma variação negativa.
›
SIC Notícias
— Assistiu-se a um aumento de 1,2 pontos percen-
tuais entre 2007 e 2008, de 0,3 pontos percentuais entre 2008
e 2009, de 1,4 pontos percentuais entre 2009 e 2010 e de
0,7 pontos percentuais nos últimos dois anos.
›
TVI 24
—Verificaram-se decréscimos de 1,8 e 0,9 pontos percen-
tuais em 2009–2010 e 2010–2011, respetivamente.
›
RTP Informação
—As
percentagens das durações dos intervalos
publicitários associados aos blocos informativos emitidos durante
a semana (de 2.ª a 6.ª feira)
oscilam entre 72,43 % em 2007 e
78,03 % em 2011, embora os valores sejam próximos nos cinco
anos analisados.
›
SIC Notícias
—Oanode2011apresenta apercentagemmais elevada,
com76,77 %, sendo 2007 o ano em que essa percentagem regista
o valor mais baixo, ainda assim, de 73,21 %. Neste serviço de pro-
gramas, a evolução foi sempre positiva ao longo dos cinco anos.
›
TVI 24
—
Os valores oscilam entre 71,07 % em 2011 e 73,77 %
em 2009.
› Os dados permitemconcluir que a percentagemdurante a semana
é semelhante nos três serviços de programas temáticos. Tanto a
RTP Informação como a SIC Notícias apresentam variações cres-
centes entre 2009 e 2011, ao contrário do observado na TVI 24.
›
RTP Informação
— Entre 2010 e 2011, registou-se uma redução
de 0,8 pontos percentuais na
percentagem das durações dos
intervalos publicitários associados aos blocos informativos
emitidos aos fins de semana.
Este biénio apresentou a variação
negativa menos significativa, se atentarmos nas reduções de
3,3 pontos percentuais entre 2007 e 2008 e de 4,4 entre 2009 e
2010. Já no que respeita à variação entre 2008 e 2009, verificou-
-se um ligeiro acréscimo de 2,9 pontos percentuais.
›
SIC Notícias
—As diminuições foram ligeiras, mas constantes ao
longo dos cinco anos, sendo amais acentuada a observada entre
2009 e 2010 (1,4 pontos percentuais).
›
TVI 24
— Verificou-se um ligeiro aumento de 1,8 pontos percen-
tuais entre 2009 e 2010 e outro de 0,9 pontos percentuais entre
os dois últimos anos.
›
RTP Informação
— As
percentagens das durações dos inter-
valos publicitários associados aos blocos informativos emiti-
dos aos fins de semana
oscilamentre 21,97 % em2011 e 27,57 %
em 2007.
›
SIC Notícias
— O ano de 2007 é aquele que apresenta o registo
mais elevado, com 26,79 %. Em oposição, registam-se 23,23 %
em 2011.
›
TVI 24
— Os valores oscilaram entre 26,23 % em 2009 e 28,93 %
em 2011, sendo este o único serviço de programas temático que
regista uma evolução positiva nesse triénio.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 45 –
Percentagens das durações dos intervalos publicitários associados
aos blocos informativos emitidos aos dias de semana (de 2.ª a 6.ª feira).
Fig. 46 –
Evolução anual das percentagens das durações dos intervalos publicitários
associados aos blocos informativos emitidos aos fins de semana (sábado e domingo).
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP Informação
27,57 24,23
-3,3
27,17
2,9
22,76
-4,4
21,97
-0,8
SIC Notícias
26,79 25,60
-1,2
25,33
-0,3
23,91
-1,4
23,23
-0,7
TVI24
– –
–
26,23
–
28,01
1,8
28,93
0,9
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para cada bloco informativo diário, dividindo o total do
investimento publicitário associado a blocos informativos emitidos aos fins de semana
pelo total do investimento publicitário associado a toda a informação diária. A TVI24
iniciou as suas emissões em fevereiro de 2009, logo, não existem dados para 2007 e
2008 relativamente a este serviço de programas.
Fig. 47 –
Percentagens das durações dos intervalos publicitários associados
aos blocos informativos emitidos aos fins de semana (sábado e domingo).
Fig. 48 –
Evolução anual das percentagens do investimento publicitário associado
aos blocos informativos emitidos aos dias de semana (de 2.ª a 6.ª feira).
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP Informação
71,43 73,51
2,1
71,63
-1,9
76,93
5,3
77,02
0,1
SIC Notícias
74,57 74,32
-0,2
72,42
-1,9
80,68
8,3
78,39
-2,3
TVI24
– –
–
73,27
–
68,48
-4,8
70,11
1,6
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para cada bloco informativo diário, dividindo o total do
investimento publicitário associado a blocos informativos emitidos aos dias de semana
pelo total do investimento publicitário associado a toda a informação diária. A TVI24
iniciou as suas emissões em fevereiro de 2009, logo, não existem dados para 2007 e
2008 relativamente a este serviço de programas.