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ERC
• VOLUME 1
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RTP Informação
— Entre 2010 e 2011, registou-se um ligeiro
acréscimo de 0,1 pontos percentuais na
percentagem do inves-
timento publicitário associado aos blocos informativos emitidos
aos dias de semana (de 2.ª a 6.ª feira)
. No que diz respeito à
oscilação entre 2009 e 2010, observou-se um aumento de
5,3 pontos percentuais, assim como já registado entre 2007 e
2008 (2,1 pontos percentuais). No que se refere à variação entre
2008 e 2009, a percentagem diminuiu 1,9 pontos percentuais.
›
SIC Notícias
—Assistiu-se a reduções ligeiras emtrês dos biénios
analisados, e a um aumento acentuado entre 2009 e 2010, de
8,3 pontos percentuais.
›
TVI 24
—Observou-se umdecréscimo de 4,8 pontos percentuais
entre 2009 e 2010, ao que se seguiu um aumento entre os dois
últimos anos, de 1,6 pontos percentuais.
› Pode-se observar através da análise da fig. 49 que as
percentagens
do investimento publicitário associado aos blocos informativos
emitidos na RTP Informação aos dias de semana (de 2.ª a 6.ª feira)
oscilam entre 71,43 % em 2007 e 77,02 % em 2011, sendo os va-
lores registados em 2007 e 2009 quase idênticos.
›
SIC Notícias
— O ano de 2010 apresenta a percentagem mais
elevada, com 80,68 %, e a subida mais acentuada ao longo dos
primeiros quatro anos, tendo voltado a descer em 2011.
›
TVI 24
— Observou-se um decréscimo entre 2009 e 2010 e uma
subida entre os últimos dois anos. A TVI 24 foi, no período analisado,
o serviço de programas commenor percentagemde investimento
publicitário associado a blocos informativos emitidos durante a
semana.
›
RTP Informação
— Entre 2010 e 2011, registou-se um ligeiro
decréscimo de 0,1 pontos percentuais na
percentagemdo inves-
timento publicitário associado aos blocos informativos emitidos
aos fins de semana
, omais ligeiro dos observados no período em
análise. Entre 2007 e 2008 a diminuição foi de 2,1 pontos per-
centuais e entre 2009 e 2010 foi de 5,3. Na variação entre 2008
e 2009, a única positiva, a percentagemaumentou 1,9 pontos per-
centuais.
›
SIC Notícias
—Assistiu-se a uma ligeira subida de 0,2 pontos per-
centuais entre 2007 e 2008 e de 1,9 pontos percentuais entre
2008 e 2009. A variação ocorrida entre 2009 e 2010 foi negativa
e acentuada, em 8,3 pontos percentuais. No que se refere à osci-
lação entre os últimos dois anos, verificou-se novamente um
aumento de 2,3 pontos percentuais.
›
TVI 24
— Observou-se um acréscimo de 4,8 pontos percentuais
entre 2009 e 2010, ao que se seguiu uma descida de 1,6 pon-
tos percentuais entre os dois últimos anos.
› Pode-se observar através da análise da fig. 51 que as
percenta-
gens do investimento publicitário associado aos blocos infor-
mativos emitidos na RTP Informação aos fins de semana
oscilam
entre 22,98 % em 2011 e 28,57 % em 2007, sendo os valores re-
gistados em 2007 e 2009 muito próximos. Entre 2009 e 2011
este serviço de programas observou sempre descidas, masmais
acentuadas entre 2009 e 2010.
›
SIC Notícias
— O ano de 2010 apresenta a percentagem mais
reduzida, com 19,32 %, e a descida mais acentuada ao longo pe-
ríodo analisado.
OS MEIOS
Análise evolutiva do investimento publicitário em informação televisiva (de 2007 a 2011)
Fig. 49 –
Percentagens do investimento publicitário associado
aos blocos informativos emitidos aos dias de semana (de 2.ª a 6.ª feira).
Fig. 50 –
Evolução anual das percentagens do investimento publicitário associado
aos blocos informativos emitidos aos fins de semana (sábado e domingo).
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP Informação
28,57 26,49
-2,1
28,37
1,9
23,07
-5,3
22,98
-0,1
SIC Notícias
25,43 25,68
0,2
27,58
1,9
19,32
-8,3
21,61
2,3
TVI24
– –
–
26,73
–
31,52
4,8
29,89
-1,6
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para cada bloco informativo diário, dividindo o total do
investimento publicitário associado a blocos informativos emitidos aos fins de semana
pelo total do investimento publicitário associado a toda a informação diária. A TVI24
iniciou as suas emissões em fevereiro de 2009, logo não existem dados para 2007 e
2008 relativamente a este serviço de programas.
Fig. 51 –
Percentagens do investimento publicitário associado
aos blocos informativos emitidos aos fins de semana (sábado e domingo).