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ERC
• VOLUME 1
1. Introdução
O objetivo central do presente capítulo consiste na caracterização
do panorama da produção e publicação de sondagens submetidas à
ação reguladora em2011, procurando identificar algumas tendências
evolutivas do sector.
Os elementos estatísticos que constituem a base da análise desen-
volvida neste capítulo resultamna íntegra do tratamento de informa-
ção disponível nas bases de dados do Portal das Sondagens, os quais
acompanham o modelo de análise anterior
1
, relevando-se sempre
que tal se justificar as alterações de nomenclatura resultantes da
adaptação das informações existentes ao Portal das Sondagens.
O ano de 2011 representou uma retoma na produção e divulgação
de estudos de índole política, plenamente justificada pelos três atos
eleitorais realizados, dois dos quais de âmbito nacional e um outro
de enquadramento regional.
Entre janeiro e junho desenvolveram-se inúmeros estudos de ante-
cipação dos dois escrutínios que se realizaramdurante esse período
(Presidenciais 2011 e Legislativas 2011), com a introdução de
abordagens para monitorização das tendências de voto, para além
dos barómetros regulares das principais empresas de sondagens.
Entre 2010 e 2011 o número de estudos submetidos à apreciação
desta Entidade Reguladora cresceu 52,5%, representando umacrés-
cimo de 31 depósitos (de 59 para 90). Da sua apreciação e análise,
concluiu-se que apenas 87 estavamno âmbito da atividade reguladora
da ERC, no modo como surge definido o objeto da sua intervenção,
através do Art. 1.º da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho.
O volume de estudos submetidos à apreciação da ERC em 2011 foi,
não obstante, significativamente inferior ao de outros anos em que
se realizaram atos eleitorais de igual importância, o que pode ser
interpretado como um indicador da retração domercado que se tem
vindo a verificar também em anos anteriores, à qual não será estra-
nha a conjuntura económica que o País atravessa desde 2009.
O aumento de estudos de índole política durante o ano de 2011 teve
como reflexo um crescimento muito significativo do número de di-
vulgações de sondagens pelos órgãos de comunicação social. Foram
identificadas pela ERC, em2011, 2844 peças noticiosas relativas às
sondagens depositadas, o que representa umaumento de 44,7% em
relação ao número apurado em 2010 (1966).
O capítulo encontra-se estruturado emtorno de cinco pontos centrais:
› Caracterização geral das sondagens
› Caracterização dos métodos utilizados
› Divulgação de sondagens
› Caracterização dos estudos eleitorais (2011)
› Ação reguladora de sondagens (2011)
2. Caracterização geral das sondagens
2.1. Empresas credenciadas
À data de 31 de dezembro de 2011, o universo das empresas creden-
ciadas pela ERC para a realização de sondagens de opinião era
composto por 16 entidades (fig. 1).
Duas das 17 empresas — G.Triplo e Consulmark2 — renovaram as
suas acreditações em2011, tendo a caducidade da credenciação da
empresa Netsonda sido confirmada em junho de 2011, por ausência
de divulgações nos dois anos anteriores.
Manteve-se em 2011 o número de empresas de sondagens (9) que
procederam ao depósito de estudos (fig. 2), sendo de relevar os
seguintes aspetos:
OS MEIOS
Sondagens
Sondagens
1
Suportado pela base de dados ERC/Sondagens.
Fig. 1 –
Empresas credenciadas pela ERC em 31 de dezembro de 2011.
Aximage
- Comunicação e Imagem, Lda.
Consulmark2
- Estudos de Mercado e Trabalho de Campo, Lda.
DOMP
- Desenvolvimento Organizacional Marketing, S.A.
Eurequipa
- Opinião, Marketing e Consultoria, Lda.
Euroexpansão
- Análises de Mercado e Sondagens, S.A.
Eurosondagem
- Estudos de Opinião, S.A.
G.TRIPLO
- Estudos e sondagens de Opinião, Lda.
GBN
- Gabinete de Estudos de Mercado, Lda.
GEMEO
- Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do IPAM, Lda.
Intercampus
- Recolha, Tratamento e Distribuição de Informação, S.A.
IPOM
- Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado, Lda.
Ipsos
- Apeme, Área de Planeamento e Estudos de Mercado, Lda.
Marktest
- Marketing, Organização, Formação, Lda.
Norma-Açores
- Sociedade de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Regional, S.A.
Pitagórica
- Investigação e Estudos de Mercado, S.A.
Universidade Católica Portuguesa / CESOP