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ERC
• VOLUME 1
As empresasmais representativas do sector dos estudos de opinião
e políticos dos últimos anos—Eurosondagem, Intercampus, Aximage,
Marktest e Universidade Católica — veem reforçada a sua posição
nomercado, representando a quase totalidade (95,6%) dos estudos
depositados na ERC;
A Eurosondagem depositou na ERC em 2011 cerca do dobro dos
estudos de 2010 (+17), representando agora perto de 40% do total.
Para este número muito contribuíram os estudos de monitorização
diária da intenção e sentido de voto para as eleições legislativas de
5 de junho de 2011;
Demodo semelhante, a Intercampus registou em2011 umaumento
muito significativo dos estudos depositados, por via do seu baróme-
tro regular bissemanal em antecipação das eleições legislativas;
Embora devidamente depositados e, como tal, objeto de análise
detalhada por parte da ERC, dois estudos da empresa Eurosondagem
e um outro da Euroexpansão foram considerados fora do âmbito de
intervenção da Entidade Reguladora;
Embora não credenciada pela ERC, a empresa GFK Metris procedeu
ao depósito de umestudo enquadrável no âmbito de intervenção da
Lei das Sondagens, em resultado das diligências processuais relati-
vas à divulgação irregular do mesmo.
Para compreender melhor os contornos da evolução deste mercado
entre 2006 e 2011, atente-se nas figs. 3 e 4. Da sua leitura pode
concluir-se que as cinco entidades acima indicadas têm uma impor-
tância preponderante no cômputo dos depósitos, ultrapassando
recorrentemente 80% dos totais apurados em cada um dos anos,
aproximando-se do pleno de depósitos em 2011.
Durante os últimos seis anos, foram depositadas 670 sondagens,
representando aquelas cinco entidades 83,6% do total de estudos
(560). Eurosondagem e Aximage mantêm uma distribuição mais
regular, como se pode constatar na fig. 3, sendo também as únicas
que têmmantido, sem interrupções, os seus barómetros mensais.
De notar que a tendência de especialização que se tem vindo a ob-
servar no mercado dos estudos de opinião e políticos nos últimos
anos, fenómeno já evidenciado pela ERC em relatórios anteriores,
surge espelhada na manutenção de um núcleo de cinco empresas
fortemente representativas do sector entre 2006 e 2011, o qual é
reforçado pela redução significativa do número de entidades creden-
ciadas, menos oito do que em2006 (24 em31 de dezembro de 2006,
e 16 em 31 de dezembro de 2011).
Confrontados os elementos compilados no ano de 2011 comaqueles
que foram obtidos em 2010 (fig. 5), serão de relevar os seguintes
aspetos:
› Umaumento significativo das sondagens contratadas pela parceria
representadapela SIC, Expresso eRádioRenascença, particularmente
através de trabalhos desenvolvidos pela empresa Eurosondagem
em antecipação das eleições legislativas de junho de 2011;
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 2 –
Número de sondagens depositadas por empresa (2010 e 2011).
 Empresa
2010
% 2011
% Var. Abs.
Eurosondagem
18
30,5
35
38,9
+
Intercampus
7
11,9
17
18,9
+
Aximage
14
23,7
14
15,6
=
Marktest
11
18,6
10
11,1
-
UCP
3
5,1
10
11,1
+
Euroexpansão
2
3,4
1
1,1
-
IPOM
0
0,0
1
1,1
+
DOMP
0
0,0
1
1,1
+
GFK Metris
0
0,0
1
1,1
+
Pitagórica
2
3,4
0
0,0
-
APEME
1
1,7
0
0,0
-
Norma Açores
1
1,7
0
0,0
-
Total
59
90
Total de depósitos N=90 (2011); N=59 (2010).
Fig. 3 –
Número de sondagens depositadas pelas cinco empresas
com mais depósitos (2006 a 2011).
 Empresa
2006 2007 2008 2009 2010 2011
Eurosondagem
22
35
22
48
18
35
Intercampus
6
11
24
49
7
17
Aximage
23
27
21
23
14
14
Marktest
25
14
12
19
11
10
UCP
6
11
5
18
3
10
Depósitos no ano
99
124
102
196
59
90
Depósitos das 5 empresas
mais representativas
82
98
84
157
53
86
Depósitos das outras
empresas
17
26
18
39
6
4
% em relação ao total
82,8 79,0 82,4 80,1 89,8 95,6
Total de depósitos N=90 (2011); N=59 (2010); N=196 (2009); N=102 (2008); N=124 (2007);
N=99 (2006).
Fig. 4 –
Importância relativa das cinco empresas
com mais depósitos (2006 a 2011).