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ERC
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lação do voto, conduziu a um ligeiro aumento na utilização deméto-
dos puramente aleatórios na seleção dos entrevistados (fig. 14).
3.3. Âmbito geográfico dos estudos
Muito embora se tenha constatado em2011 umaumento substancial
do número de estudos comrecolha de informação realizada junto de
residentes ou eleitores de Portugal Continental, a estrutura não se
alterou emrelação a 2010, representando este âmbito de abordagem
uma percentagem praticamente idêntica nos dois anos.
Verdadeiramente dissonante de umpara outro ano, é o crescimento
do número e da importância relativa dos estudos de âmbito regional,
comcinco sondagens dedicadas à intenção e ao sentido do voto nas
eleições para a Assembleia Regional da Madeira, e um outro sobre a
implantação de um canal televisivo na região norte.
Numa leitura transversal entre 2006 e 2011, e se excetuarmos pe-
ríodos bem definidos em 2007 e 2009, que coincidiram com a reali-
zação de eleições autárquicas e/ou regionais, a grande maioria das
sondagens foi realizada junto da população de Portugal Continental
ou teve mesmo âmbito nacional (fig. 17).
3.4. Dimensão das amostras
As sondagens depositadas durante o ano de 2011 compreenderam
a inquirição total de 245.959 indivíduos, número perto de cinco vezes
superior ao total de entrevistados apurados no ano anterior (50.010
indivíduos inquiridos em 2010).
OS MEIOS
Sondagens
Fig. 14 –
Número de sondagens depositadas,
por método de seleção das amostras* (2010 e 2011).
Fig. 15 –
Número de sondagens depositadas, por âmbito geográfico
das amostras (2010 e 2011).
Fig. 16 –
Percentagem de sondagens depositadas,
por âmbito geográfico das amostras (2010 e 2011).