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ERC
• VOLUME 1
à avaliação da situação económica pessoal/familiar e do País, abor-
dagens que se têm mantido nos barómetros regulares de algumas
das empresas credenciadas.
A eleição da Assembleia Regional daMadeira e a concomitante temá-
tica da intenção de voto regional foram abordadas em 5 estudos,
representando 5,6% do total de sondagens depositadas.
3. Características metodológicas das sondagens
3.1. Método de recolha
Os dois atos eleitorais nacionais realizados em2011, e as exigências
metodológicas impostas por alguns dos estudos de antecipação
eleitoral e de projeção dos resultados nos dias das eleições, vieram
alterar significativamente o perfil dos métodos de recolha de infor-
mação ao longo do ano.
Não obstante os elementos disponibilizados nas Fichas Técnicas dos
depósitos efetuados permitiremconcluir pelamanutenção do contacto
telefónico como método de recolha de informação mais frequente,
a sua importância relativa no cômputo dos estudos depositados na
ERC representou em2011menos 11,4% do que em2010. Estemétodo
foi utilizado, através de seleção direta ou em
painel
, em 69 das 90
sondagens depositadas durante o ano de 2011.
Emano de escrutínios nacionais, comas decorrentes exigências das
projeções eleitorais, as empresas de sondagens recorreram com
mais frequência a metodologias de abordagem pessoal junto dos
eleitores com simulação do voto em
urna
, quer através de estudos
nas residências dos entrevistados (
urna
) ou no dia do ato eleitoral,
à saída das secções de voto (
boca da urna
4
).
A percentagemdeste tipo de abordagens cresceu cerca de 10% entre
2010 e 2011. Já em 2010, a antecipação das eleições presidenciais
de janeiro de 2011 havia justificado o recurso a estemétodo emalguns
dos estudos realizados no último trimestre de 2010.
Os 6 estudos realizados commetodologia de recolha
à boca da urna
foram realizados para projeção dos resultados das eleições para a
Presidência da República, em Janeiro de 2011 (3), e Assembleia da
República, em junho de 2011 (3).
3.2. Método de seleção
A introdução em 2011 de procedimentos de recolha de informação
mais próximos do entrevistado, particularmente no recurso à simu-
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 12 –
Principais temas abordados pelas sondagens (2011 e 2010).
2011
% 2010
%
Voto legislativo
66
73,3
47
79,7
Imagem dos líderes partidários
34
37,8
35
59,3
Imagem do Presidente da República
32
35,6
34
57,6
Imagem do primeiro-ministro
28
31,1
29
49,2
Expectativas em relação à ação governativa
20
22,2
13
22,0
Situação económica pessoal e familiar
19
21,1
14
23,7
Expectativas económicas para o país
18
20,0
15
25,4
Intenção de ir votar
17
18,9
4
6,8
Imagem do governo
16
17,8
18
30,5
Simpatia/proximidade partidária
16
17,8
8
13,6
Cenários pós-eleitorais
16
17,8
5
8,5
Políticas económicas
13
14,4
13
22,0
Imagem do Ministério Público (PGR)
11
12,2
12
20,3
Cenários eleitorais
11
12,2
10
16,9
Confiança para primeiro-ministro
11
12,2
7
11,9
Voto presidencial
10
11,1
20
33,9
Imagem do Parlamento
10
11,1
12
20,3
Imagem dos tribunais
10
11,1
12
20,3
Voto anterior
10
11,1
11
18,6
Imagem dos ministros
9
10,0
11
18,6
Nota: Encontram-se registados os temas que foram abordados emmais de 10% dos depósitos
de 2011.
Total de depósitos N=90 (2011); N=59 (2010). Total de temas distintos registados – 83 (2011);
82 (2010). Total de referências temáticas – 511 (2011); 537 (2010).
4
Denominam-se
à boca da urna
as sondagens realizadas em dia de ato eleitoral, junto de locais de escrutínio previamente selecionados, em que é solicitado ao inquirido que
replique o sentido de voto que acabou de exercer, através do preenchimento de um boletim de voto idêntico, com deposição em urna selada.
Fig. 13 –
Número de sondagens depositadas, por método de recolha
de informação (2010 e 2011).