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ERC
• VOLUME 1
com as empresas Intercampus e Eurosondagem nos estudos pré-
-eleitorais de monitorização da intenção e sentido de voto.
TSF, na divulgação dos estudos da Marktest, RTP Informação (Universi-
dade Católica Portuguesa), Rádio Renascença (Eurosondagem) e Eco-
nómico TV (Marktest), ultrapassaram a centena e meia de peças noti-
ciosas durante o ano de2011. Este último órgão de comunicação social
é, inclusivamente, aquele que, emmédia, apresenta omaior número de
peças divulgadas por sondagem (13), seguindo-se-lhe a TVI 24 (11) e,
nummesmo patamar, RTP Informação, TSF e RDP / Antena 1 (10).
Em2011, 28 órgãos de comunicação social procederamà divulgação
demais de dez sondagens de opinião (39,4% do total), percentagem
superior à apurada para o mesmo indicador em 2010 (35,3%).
A informação compilada pela ERC ao longo do ano revela ainda que
26,8% dos órgãos (19) procederamà divulgação de apenas umestudo
depositado durante o ano de 2011.
O aumento da percentagem representada pelos principais órgãos
divulgadores que se tem vindo a constatar nos últimos anos acom-
panha um movimento de sinal inverso no número de empresas de
sondagens que anualmente procedemao depósito de estudos junto
da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o que revela uma
tendência no sentido da concentração do mercado.
O número apreciável de sondagens dedicadas aos atos eleitorais
ocorridos em2011, e as concomitantes divulgações realizadas pelas
parcerias que contrataram esses estudos, servirão para explicar
parcialmente este fenómeno. É, no entanto, uma tendência que se
tem vindo a acentuar nos últimos anos, à qual não são alheias as
alterações na estrutura do mercado dos estudos de opinião e políti-
cos, no sentido de uma maior especialização com bons resultados,
bem como a situação económica dos próprios grupos de média,
espelhada na redução paulatina das sondagens contratadas e numa
maior difusão dos resultados de cada estudo.
Em 2011, os órgãos de comunicação social mais significativos em
termos de divulgações publicaram um total de 2.702 peças noticio-
sas, procedendo os restantes 43 órgãos de comunicação social à
divulgação de pouco mais da vigésima parte daquele número, ou
seja, 142 peças noticiosas (5,3%).
Sendo comumemanos eleitorais, pela realização de inúmeros estu-
dos de antecipação e/ou projeção eleitoral, contratados pelos grupos
de média no âmbito das parcerias realizadas com as principais
empresas de sondagens, apurou-se em 2011 o maior índice de
concentração de divulgações desde 2007.
Assim, em 2011, cerca de 40% dos órgãos de comunicação social
que divulgaramsondagens
10
foramresponsáveis pela publicação de
95% do total de peças noticiosas identificadas, o que representa um
aumento muito significativo em relação a 2010 (fig. 30).
Nos gráficos das figs. 31 e 32 são perfeitamente visíveis as linhas
de tendência apresentadas anteriormente—o crescimento ao longo
dos anos do número de órgãos de comunicação social que procedem
à divulgação de 10 ou mais sondagens e o aumento substancial do
número de peças noticiosas por estes produzidas, no sentido de uma
maior replicação dos resultados de cada estudo.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 27 –
Sondagens depositadas por cada empresa, sondagens divulgadas, número de divulgações identificadas e número médio de peças por sondagem divulgada (2011).
10
Para efeitos desta apreciação, consideraram-se os OCS que procederam à divulgação de 10 ou mais estudos.