Página 271 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

Versão HTML básica

269
ERC
• VOLUME 1
fig. 25, onúmero elevadodepeçasnoticiosas por sondagemdepositada,
particularmentenosmeses que antecedemos atos eleitorais de janeiro
(eleições presidenciais) e de junho (eleições legislativas).
O número médio de divulgações por sondagem manteve-se rigoro-
samente idêntico entre 2010 e 2011 (34). Acompanhando a anteci-
pação e o desenrolar dos atos eleitorais de janeiro e junho, foi nos
dois primeiros trimestres do ano que se registou omaior número de
divulgações, tendo sido recolhidas nesse período 80,5% do total anual
de peças noticiosas sobre sondagens.
Não obstante apresentar um número muito superior, a média de di-
vulgações por sondagemno segundo trimestre é idêntica à do primei-
ro (fig. 26).
Das entidades que realizaramdepósitos de sondagens durante o ano
de 2011, regista-se para a Marktest (64), Universidade Católica
Portuguesa (55) e Intercampus (42) o número médio de peças por
sondagem divulgada mais elevado.
Não obstante, a Eurosondagem, com 848 peças noticiosas para um
total de32sondagens divulgadas, é, indubitavelmente, a empresa com
maior expressão junto dos órgãos de comunicação social em 2011,
posicionamento que tem sido recorrente de ano para ano (fig. 27).
4.2. Órgãos divulgadores
Na sequência do acompanhamento verificado, identificou-se umtotal
de 71 órgãos de comunicação que procederam à divulgação de
sondagens de opinião durante o ano de 2011, um número sensivel-
mente idêntico ao apurado em 2010 (68).
Numa apreciação global do gráfico da fig. 28, pode-se constatar uma
presençamuito forte das peças sobre sondagens emtodos os canais
televisivos de informação dos diversos operadores, públicos ou
privados. Neste contexto, TVI 24 e SIC Notícias destacaram-se dos
restantes órgãos de comunicação social em 2011, ultrapassando
ambos as 300 peças anuais.
Emano de eleições presidenciais e legislativas, muito contribuiu para
este posicionamento cimeiro dos canais televisivos dos gruposMedia
Capital (TVI 24 e TVI) e Impresa (SIC notícias e SIC) as parcerias feitas
OS MEIOS
Sondagens
Fig. 25 –
Sondagens divulgadas, número de divulgações identificadas e valor médio, por mês (2011).
Fig. 26 –
Sondagens divulgadas, número de divulgações identificadas
e valor médio, por trimestre (2011).