Página 274 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

Versão HTML básica

272
ERC
• VOLUME 1
Olhando commais detalhe osmeios de comunicação social (fig. 34),
verifica-se que o aumento de importância da televisão enquantomeio
divulgador ocorreu sobretudo através da ação dos canais generalistas,
onde a presença de sondagens registou umcrescimento na casa dos
80% (passando de 9,3% em 2010 para 16,7% em 2011).
Fazendo uma retrospetiva dos últimos cinco anos, observa-se o de-
clínio acentuado da imprensa enquanto meio de comunicação privi-
legiado para a publicação de sondagens. Se em2007mais demetade
das divulgações identificadas pela ERC eramrealizadas pela imprensa
(57,4%), em 2011 este meio apenas comportava pouco mais do que
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 29 –
Importância relativa dos principais órgãos divulgadores,
em número de sondagens depositadas (2010 e 2011).
Fig. 30 –
Importância relativa dos principais órgãos divulgadores,
em número de peças noticiosas (2010 e 2011).
Fig. 31 –
Importância relativa dos principais órgãos divulgadores,
em número de sondagens depositadas (2007 a 2011) *.
Fig. 32 –
Importância relativa dos principais órgãos divulgadores,
em número de peças noticiosas divulgadas (2007 a 2011).