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ERC
• VOLUME 1
a décima parte do total das divulgações de sondagens políticas (12%)
(fig. 35). Emmovimento contrário está a
internet
, a qual ganhou alguma
expressão nos dois últimos anos enquanto meio divulgador de son-
dagens (17% em 2010 e 14% em 2011, contra 4,7% em 2009).
4.4. Imprensa
As divulgações realizadas pela imprensa em2011 exibemumaumento
de 12,6% face a 2010, fixando-se o número total de peças identifica-
das pela ERC em 340, para o ano de 2011, e 302, para 2010.
Observando a evolução por tipo de órgão, verifica-se um aumento do
pesodas divulgações realizadas por jornais diários generalistas, passando
de39,4%em2010para53,5%em2011, o que lhes confere aindamaior
destaque face às restantes categorias de imprensa na publicitação de
sondagens políticas. Excetuando as revistas, onde se denota um de-
créscimo expressivo face ao ano anterior (1,2% contra os anteriores
7,6%), não se verificam grandes diferenças nos pesos relativos dos
restantes tipos de órgãos, mantendo-se os jornais de economia e os
jornais semanários, como os segundos e os terceirosmaiores divulga-
dores de sondagens na categoria da imprensa (fig. 36).
Em termos de volume de divulgações é de destacar o acréscimo
registado para os jornais diários (+52,9%) e jornais de semanários
OS MEIOS
Sondagens
Fig. 33 –
Percentagem de peças noticiosas,
segundo o meio de comunicação (2010 e 2011).
Fig. 34 –
Percentagem de peças noticiosas,
segundo o meio de comunicação (2010 e 2011).
Fig. 35 –
Importância relativa dos diferentes meios de comunicação,
em peças noticiosas (2007 a 2011).