Página 276 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

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ERC
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(+11,7%), bem como o decréscimo das restantes categorias, onde
não se deve valorizar as variações registadas para os jornais des-
portivos e jornais gratuitos, já que o seu peso total é meramente
residual (figs. 36 e 37).
Quanto aos jornais, e tal como no ano de 2010, os dois maiores divul-
gadores de sondagens foramo Diário de Notícias e o Diário Económico
(51 e 49 divulgações em2011 e 43 e 54 divulgações em2010, respe-
tivamente) (fig. 38). Emtermosmédiosestesdoisórgãospublicaram,
em 2011, mais de 4 peças por mês sobre sondagens. São ainda de
destacar, como órgãos com encomenda e publicitação regular de son-
dagens, oCorreiodaManhã, oExpressoeo Jornal deNegócios (osquais
totalizaram em 2011 de 43, 22 e 21 divulgações, respetivamente).
Comuma relaçãodiferente comomercadodos estudosdeopinião, são
tambémde relevar os casos do Sol, Público e jornal “i”, os quais apesar
de não serem habitualmente clientes de sondagens, apresentam nú-
meros significativosdedivulgações, noticiando, sobretudonosperíodos
pré-eleitorais, as várias sondagens publicadas por outros órgãos.
4.5. Televisão
No ano de 2011 foramdivulgadas 1533 notícias sobre sondagens na
televisão, o que representa um aumento na ordemdos 117% face às
708 peças identificadas para o ano de 2010. Os canais temáticos/
generalistas continuam a liderar de forma muito expressiva as difu-
sões nomeio televisivo (68,9%), ainda assimé de assinalar a subida
dos valores relativos às televisões generalistas (de 25,7% para 31,1%
entre 2010 e 2011, respetivamente) (fig. 39).
No cômputo geral, e com exceção da RTP Açores, todas as estações
televisivas aumentaramo número de notícias sobre sondagens face
ao ano precedente (2010) (fig. 40). Os canais de informação (TVI 24,
SICN e RTPN) continuama destacar-se como osmaiores divulgadores,
apresentando no seu conjunto um valor médio mensal de 25 divul-
gações por canal.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 36 –
Número de peças noticiosas segundo o tipo
de órgão de imprensa (2010 e 2011).
Fig. 37 –
Variação do número de peças noticiosas segundo o tipo
de órgão de imprensa (2010 e 2011).
Fig. 38 –
Principais órgãos de imprensa em número de peças noticiosas
(2010 e 2011).
 Empresa
2011
% 2010
% Dif. (11-10)
Diário de Notícias
51
15,0
43
14,2
8
Diário Económico
49
14,4
54
17,9
-5
Correio da Manhã
43
12,6
26
8,6
17
Sol
42
12,4
12
4,0
30
Público
30
8,8
22
7,3
8
Jornal "i"
24
7,1
17
5,6
7
Expresso
22
6,5
34
11,3
-12
Jornal de Negócios
21
6,2
16
5,3
5
O Primeiro de Janeiro
12
3,5
4
1,3
8
Jornal de Notícias
11
3,2
9
3,0
2
DN Madeira
11
3,2
2
0,7
9
Jornal da Madeira
4
1,2
1
0,3
3
O Diabo
3
0,9
14
4,6
-11
Outras divulgações
17
5,0
48
15,9
-31
Total de peças noticiosas em órgãos de imprensa N=340 (2011); N=302 (2010).