Página 198 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume2

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ERC
• VOLUME 2
contraditório é cumprido. Note-se como tendência comum a
todos os blocos informativos, desde 2008, o facto das peças
que
cumprem o contraditório
serem mais expressivas do que
aquelas que não o fazem.
14. A consulta de
fontes políticas nacionais
diminuiu entre 2009 e
2010, mas voltou a aumentar no biénio seguinte. Em termos
gerais, as
fontes
dessa área continuama aparecer entre asmais
frequentes nas peças.
15. Em todos os anos do quadriénio destacam-se como
fontes políti-
cas
mais consultadas o
Governo
, o
PS
, o
PSD
e a
Presidência da Re-
pública
. Os restantes partidos só nos anos em que se realizam
eleições (2009 e 2011) surgem como
fontes dominantes
em
maior número de peças. Note-se que, ao contrário dos restantes
partidos comrepresentação parlamentar, o
PSD
viudiminuir a sua
presença enquanto
fonte
de informação dominante em 2011,
resultado que se pode explicar pelo facto deste partido ter cons-
tituído governo na sequência das eleições de junho de 2011.
16. Tal como em relação às
fontes políticas nacionais
, também os
atores políticos
que surgemmais vezes são os
secretários-gerais
e presidentes dos partidos
(sobretudo do
PSD
, principal partido
da oposição parlamentar até junho de 2011) e os do Governo
(
ministros
e
primeiro-ministro
). Registe-se tambémo aumento
da representação dos
cabeças de lista / candidatos
em2009 e
em 2011, anos em que, como referido, os blocos informativos
acompanharamos atos eleitorais realizados. Já o
Presidente da Re-
pública
viu diminuir a sua presença enquanto
fonte
de informa-
ção dominante em todos os blocos informativos entre 2010 e
2011 e entre 2008 e 2009.
17. Em2009, 2010e2011amaior parte das peças não apresentavam
crítica ou contestação aoGoverno ouàação governativa
. Em2008,
a percentagem de peças
com crítica
face àquelas que
não têm
critica
tende a aproximar-se. Nesse ano, o Telejornal e o Jornal Na-
cional / Jornal das 8 apresentam mais peças
com crítica à ação
governativa
, o mesmo acontecendo—de forma mais acentuada
—, nos serviços informativos da TVI em 2009. Em 2011, e tendo
emconta a existência de períodosmarcados por duas legislaturas
observa-se que a tendência genérica é para o predomínio das
peças
semcrítica à ação governativa
, excetuando-se os casos da
RTP1 e da SIC, mas apenas no que se refere à XVIII Legislatura
(correspondente ao governo liderado por José Sócrates).
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
ÍNDICE DE FIGURAS
Fig. 1 – Página 175
Duração das peças sobre a
temática política nacional
, por serviço de
programas.
Fig. 2 – Página 176
Local onde decorre a ação em território nacional
das peças sobre
política nacional
, por serviço de programas.
Fig. 3 – Página 177
Subtemas
das peças de
abertura da primeira parte
sobre
política
nacional
, por serviço de programas.
Fig. 4 – Página 178
Promoção
das peças sobre
políticanacional
, por serviço de programas.
Fig. 5 – Página 179
Subtemas
das peças sobre
política nacional
com
promoção
, por
serviço de programas.
Fig. 6 – Página 180
Subtemas
das peças sobre
política nacional
com
elementos opinati-
vos
presentes no discurso do operador, por serviço de programas.
Fig. 7 – Página 182
Subtemas
das peças sobre
política nacional
com
direto
, por serviço
de programas.
Fig. 8 – Página 183
Princípio do contraditório
das peças sobre
política nacional
, por
serviço de programas.
Fig. 9 – Página 184
Subtemas
das peças
sobre política nacional sem contraditório
, por
serviço de programas.
Fig. 10 – Página 185
Fontes
de informação
políticas nacionais
, por serviço de programas.
Fig. 11 – Página 187
Categorias de
atores políticos nacionais
, por serviço de programas.
Fig. 12 – Página 188
Pertença político-partidária
dos principais
atores políticos nacionais
,
por serviço de programas.
Fig. 13 – Página 190
Referência
a
atos eleitorais
, por serviço de programas.
Fig. 14 – Página 191
Peças comc
rítica ou contestação ao Governo ou à ação governativa
,
por serviço de programas.
Fig. 15 – Página 192
Temas
das peças com
crítica ou contestação ao Governo ou à ação
governativa
, por serviço de programas.