Página 22 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

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ERC
• VOLUME 1
Análise evolutiva das audiências
da informação televisiva entre 2007 e 2011
Análise das audiências da informação diária
dos serviços de programas generalistas RTP1, RTP2, SIC e TVI
42.
Entre 2010 e 2011, os temposmédios de visionamento da infor-
mação televisiva diária dos serviços de programas generalistas,
aumentaram na SIC (27,8 %), na TVI (19,5 %) e na RTP1 (1,9 %) e
desceram 16 % na RTP2. Em 2011, RTP1 foi o serviço de programas
que mais reduziu a sua quota de audiência (
share
) de informação
diária, em1,6 pontos percentuais, fixando-se nos 24,8 %. Os restan-
tes serviços de programas apresentaram oscilações mínimas nas
suas quotas de audiência. A RTP2 reduziu essa quota em0,4 pontos
percentuais (com uma quota de 2,9 %), a TVI em 0,1 (com 23 % de
quota). Para o mesmo período, a SIC registou uma variação nula,
mantendo-se com uma quota de 21,7 % da informação diária.
43.
No que se refere aos valores da audiência média (
rating
) de
informação diária, os serviços de programas apresentaramvariações
quase nulas entre 2010 e 2011. A RTP1 registou um aumento de 0,1
pontos percentuais e a RTP2 uma redução de 0,1, apresentando
valores de audiênciamédia de 6,1 % e 1 %, respetivamente. A SIC e a
TVI registaram uma subida de 0,5 (com uma audiência média de
3,9 %) e de 0,7 pontos percentuais (com uma audiência média de
6,6 %), respetivamente, entre 2010 e 2011. Considerando a análise
isolada dos noticiários emitidos em horário nobre, observa-se um
aumento dos temposmédios de visionamento do Jornal Nacional / Jor-
nal das 8 da TVI (34,8 %), do Jornal da Noite da SIC (18,5 %) e do
Telejornal da RTP1 (5,1 %). Já o Jornal 2 / Hoje da RTP2 regista um
decréscimo de 19,2 %. Refira-se que, emmaio de 2011, a informação
de horário nobre da TVI substituiu o Jornal Nacional por umnovo bloco
informativo, o Jornal das 8.
44.
Entre 2010 e 2011, as quotas de audiência da informação de
horário nobre dos serviços de programas generalistas mantiveram-
-se relativamente constantes. Em2011, o Telejornal da RTP1 reduziu
a sua quota de audiência (
share
) de informação diária em 1 ponto
percentual, o Jornal 2 / Hoje da RTP2 em 0,4, e o Jornal da Noite da
SIC em1, apresentando quotas de audiência de 24,4 %, 2,9 % e 22 %,
respetivamente. O Jornal Nacional / Jornal das 8 da TVI registou uma
ligeira subida de 0,2 pontos percentuais e fixou a sua quota de audi-
ência em 23,7 %. Em relação aos valores de audiência média da in-
formação de horário nobre, à exceção da TVI, os serviços de progra-
masmantiveramcomportamentos das audiências constantes entre
os dois anos mais recentes. Considerando os valores da audiência
média (
rating
) dos noticiários emhorário nobre, o Telejornal da RTP1
(uma audiênciamédia de 8,4 %) e o Jornal da Noite da SIC registaram
aumentos de 0,2 pontos percentuais (uma audiênciamédia de 7,8 %).
No Jornal Nacional / Jornal das 8 da TVI constatou-se um acréscimo
de 1,3 pontos percentuais, registando-se uma audiência média de
9 %. O Jornal 2 / Hoje da RTP2 registou uma descida de 0,2 pontos
percentuais entre 2010 e 2011 e fixou a sua audiênciamédia em1 %.
45.
Constata-se ainda que os
temas
mais noticiados, em termos de
número de peças, nos blocos informativos de horário nobre raramente
coincidiram com os mais vistos pelos telespectadores em 2010 e
2011. No Telejornal da RTP1, as peças jornalísticas que obtiveram
maiores valores de audiência média enquadram-se na temática
sistema judicial, relações laborais e defesa
; no Jornal 2 / Hoje da
RTP2 em
ambiente e comunicação;
no Jornal da Noite da SIC em
população
e no Jornal Nacional / Jornal das 8 da TVI em
defesa
.
46.
No que respeita à caracterização dos públicos da informação
televisiva dos diferentes serviços de programas em termos de afini-
dade com a informação diária emitida, saliente-se que a RTP2 tem
os telespectadores do género masculino como alvo mais favorável,
ao contrário dos restantes serviços de programas, emparticular dos
privados. Os públicos dos grupos etáriosmais elevados parecem ter
mais afinidade coma informação da RTP1 e RTP2, enquanto osmais
jovens parecem preferir a informação da SIC e da TVI. A heterogenei-
dade geográfica permite, no entanto, destacar o Grande Porto, o Sul
e o Interior como mais favoráveis à RTP1; a Grande Lisboa à TVI; o
Litoral Norte à RTP2 e o Litoral Centro revela mais afinidade com a
SIC. Apesar damaior afinidade dos serviços de programas comessas
regiões do País, importa salientar que todos eles registaram índices
de afinidade positivos também em relação a outras regiões. As
classes A/B distinguem-se na afinidade com a RTP2 enquanto a D é
mais favorável à RTP1 e à TVI. A classe C1 não revelou índices de
afinidade elevados coma informação diária de nenhumdos serviços
de programas, tendo registado o único valor positivo em relação à
SIC. Por sua vez, a classe C2 só apresentou índice de afinidade favo-
rável com a TVI.
Informação não-diária dos serviços
de programas generalistas RTP1, RTP2, SIC e TVI
47.
Entre 2010 e 2011 registou-se uma redução de 11,4 % nos
temposmédios de visionamento dos programas de informação não-
-diários da RTP1. Na SIC e na TVI, os temposmédios de visionamento
aumentaram 58,5 % e 15,2 %, respetivamente. Na RTP2 não se veri-
ficaram oscilações entre os dois últimos anos. Em 2011, a RTP1 di-
minuiu a sua quota de audiência (
share
) de programas de informa-
ção não-diária em 3,8 pontos percentuais, e a RTP2 em 0,5 pontos
percentuais, apresentando quotas de audiência de 21,8 % e 2,4 %,
respetivamente. A SIC e a TVI registaram descidas de 1,2 e de 2,5
pontos percentuais, e quotas de audiência de 16,5 % e 14,1 %, respe-
tivamente. Considerando os valores da audiênciamédia (
rating
) dos
programas de informação não-diários, na RTP1 e na TVI observou-se
umdecréscimo de 0,2 pontos percentuais entre os últimos dois anos,
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011