Página 229 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

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ERC
• VOLUME 1
O
RTP1
apresenta umcomportamentomisto, notando-se o aumento
da sua quota de mercado em 1,5 pontos percentuais entre 2009 e
2010, e decrescendo 1,2 pontos percentuais em 2011 (fig. 6).
2.2. Distribuição do investimento publicitário
em rádio (estimativas Marktest)
Em 2011, a
TSF
liderou a captação do investimento publicitário em
rádio, comuma quota de26,6 %, seguindo-se a
Rádio Comercial
(MCR)
e a
RFM
(Grupo Renascença), comum
share
de, respetivamente, 24,5 %
e 23,9 %. As três estações de rádio concentraram, em 2011, 75 % do
investimento publicitário em rádio. Registe-se ainda que a quota de
investimento da
M80
fixou-se nos 8,3 % e a da
RR
nos 7,9 % (fig. 7).
Entre 2005 e 2011, a
TSF
liderou a captação dos investimentos pu-
blicitários em rádio, apesar de uma quebra da respetiva quota de
mercado, entre 2008 e 2009, contrabalançada com uma subida em
2010 e 2011. Emmatéria de receitas publicitárias, a
RFM
e a
Rádio Co-
mercial
secundaram a
TSF
ao longo de todo o período. Verifica-se
uma tendência de decréscimo do
share
da
Rádio Renascença
e, no
sentido contrário, uma subida da
Cidade FM
, de 2006 a 2008, seguida
de uma tendência de decréscimo, a partir de 2009 (fig. 8).
2.3. Distribuição do investimento publicitário
em imprensa (estimativas Marktest)
De acordo com os dados da Marktest, as publicações de informação
geral captaram, em2011, 48,7 % do total do investimento publicitário
em imprensa (328 milhões de euros), seguindo-se os títulos de
economia/negócios/gestão (10,1 %; 68,2milhões de euros), desporto/
veículos (8,4 %; 56,6milhões de euros), femininas/moda (7,8 %; 52,4
milhões de euros) e sociedade (7,0 %; 47 milhões de euros). A im-
prensa regional granjeou 6,2 % do investimento publicitário em imprensa
(41,6 milhões de euros) (figs. 9 e 10).
3. Distribuição do investimento publicitário
por meio (estimativas do Omnicom Media Group)
A Marktest calcula as suas estimativas do investimento publicitário
combase empreços de tabela, o que se reflete numa visão inflacionada
do valor deste mercado. Por sua vez, acrescentam-se as estimativas
OS MEIOS
Investimento publicitário: a evolução do mercado nos últimos dez anos
Fig. 5 –
Repartição do investimento publicitário por canal televisivo
(em milhões de euros e em percentagem) – 2011.
Serviço de programas
2011
Milhões de euros
%
TVI
1 850,157
49,5
SIC
875,784
23,4
RTP1
529,852
14,2
SIC N
105,155
2,8
AXN
62,605
1,7
TV Record
56,463
1,5
FOX
40,565
1,1
SIC Mulher
32,852
0,9
Panda
32,808
0,9
RTPN
29,967
0,8
Fox Life
20,047
0,5
TVI24
18,949
0,5
RTP Memória
16,979
0,5
Disney Channel
15,243
0,4
SIC Radical
14,305
0,4
Hollywood
12,015
0,3
MTV Portugal
7,670
0,2
RTP2
4,751
0,1
Panda Biggs
4,359
0,1
MOV
1,849
0,0
Total
3 735,207
100,0
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade 2011
.
Nota: todos os valores de investimento publicitário apresentados são dados a preços de
tabela, excluindo todos os eventuais descontos que possam existir.
Fig. 6 –
Repartição do investimento publicitário por canal televisivo (em milhões de euros e em percentagem) – 2005-2011.
Serviço
de programas
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
Milhões
de euros % Milhões
de euros % Milhões
de euros % Milhões
de euros % Milhões
de euros % Milhões
de euros % Milhões
de euros %
RTP1
351,323
14,2
386,732
13,6
421,227
13,7
455,640
13,7
489,245
13,9
584,714
15,4
529,852
14,2
SIC
1 024,983
41,3
934,427
32,9
970,078
31,4
951,984
28,6
901,648
25,6
945,775
24,9
875,784
23,4
TVI
924,599
37,2
1 258,851
44,3
1 379,080
44,7
1 612,178
48,4
1 737,196
49,4
1 851,819
48,8
1 850,157
49,5
Outros
182,730
7,4
260,196
9,7
315,395
10,2
311,109
9,3
389,141
11,1
415,156
10,9
479,414
12,8
Total
2 483,635 100,0 2 840,206 100,0 3 085,780 100,0 3 330,911 100,0 3 517,230 100,0 3 797,464 100,0 3 735,207 100,0
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade
dos anos
2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011
.
Nota: todos os valores de investimento publicitário apresentados são dados a preços de tabela, excluindo todos os eventuais descontos que possam existir.
Fig. 7 –
Repartição do investimento publicitário por estação radiofónica
(em percentagem) – 2011.