22
ERC
• VOLUME 1
56.
Em 2011, a SIC apresentou a maior
percentagem das durações
dos intervalos publicitários
associados a blocos informativos diários
(7,97 %), seguindo-se a TVI (6,84 %) e a RTP1 (5,87 %). A RTP1
apresentou a maior
percentagem do investimento publicitário
asso-
ciado a blocos informativos diários em 2011 (29,57 %), seguida da
SIC (18,49 %) e da TVI (16,39 %).
Considerando os
dezmaiores anunciantes
em informação diária em
2011, destaca-se o Modelo Continente Hipermercados, S.A., que
anunciou e liderou em todos os serviços de programas.
Em2011, o Jornal Nacional / Jornal das 8 da TVI apresentou a maior
percentagem das durações dos intervalos publicitários
associados
a
blocos informativos diários de horário nobre
(42,10 %). Tal significa
que este é o espaço informativo diário que aglutina maior percenta-
gemde publicidade neste período horário face aos restantes. Seguiu-
-se o Jornal da Noite da SIC (29,51 %) e o Telejornal da RTP1 (27,86 %).
Entre 2010 e 2011, a RTP1 registou uma ligeira redução na percen-
tagem das
durações dos intervalos publicitários
associados aos
blocos informativos emitidos aos
dias de semana (2.ª a 6.ª feira
),
enquanto a SIC e a TVI registaram variações positivas marginais.
Por oposição, no que respeita à percentagem das
durações dos in-
tervalos publicitários
associados aos blocos informativos emitidos
aos
fins de semana (sábado e domingo),
entre 2010 e 2011, a SIC e
a TVI registaram uma redução marginal, enquanto a RTP1 registou
uma variação positiva, mas ligeira.
Serviços de programas generalistas —
— Investimento publicitário em informação não-diária
57.
Em2011, a RTP1 apresentou amaior
percentagemdas durações
dos intervalos publicitários
associados à informação não-diária
(7,21 %), seguida da TVI (5,72 %). A SIC apresenta uma percentagem
substancialmente inferior (0,17 %). Nesse ano, a RTP1 apresentou a
maior
percentagem do investimento publicitário
associado à infor-
mação não-diária (5,79 %), seguida da TVI (1,15 %) e da SIC (0,71 %).
Considerando os
dezmaiores anunciantes
em informação não-diária
em 2011, destaca-se o Modelo Continente Hipermercados, S.A., que
anunciou em todos os serviços de programas. Na RTP1, a liderança
foi assumida também pelo Modelo Continente Hipermercados, S.A.
Na SIC, foi a COFIDIS, S.A. No que se refere à TVI, destacou-se a PROC-
TER & GAMBLE.
Em 2011, a SIC apresentou a maior
percentagem das durações dos
intervalos publicitários
associados à sua
informação não-diária de
horário nobre
(70,79 %). Seguiu-se a RTP1 (5,52 %) e a TVI (0,93 %).
Entre 2010 e 2011, nos dias úteis, todos os operadores, à exceção
da RTP1, registaram uma variação negativa na percentagem das
durações dos intervalos publicitários
associados à informação não-
-diária, mas mais acentuada na SIC
.
Por oposição, no que respeita à percentagem das
durações dos in-
tervalos publicitários
associados à informação não-diária emitida
aos
fins de semana (sábado e domingo),
entre 2010 e 2011, a SIC e
a TVI registaram um aumento (mais expressivo na SIC), enquanto a
RTP1 observou um decréscimo ligeiro.
Serviços de programas temáticos —
— Investimento publicitário em informação diária
58.
Em 2011, a RTP Informação apresentou a maior
percentagem
das durações dos intervalos publicitários
associados a blocos infor-
mativos diários (36,51 %), seguida da SIC Notícias (32,53 %) e da
TVI 24 (20,65 %). Nesse ano, a RTP Informação apresentou a maior
percentagem do investimento publicitário
associado a programas
informativos diários (58,12 %). Seguiu-se de perto a SIC Notícias
(57,35 %) e a TVI 24 (55,62 %).
Considerando os
dezmaiores anunciantes
em informação diária em
2011 destaca-se aMedipress – Sociedade Jornalística Editorial, Lda.,
isto apesar de ter anunciado em apenas umdos serviços de progra-
mas temáticos (SIC Notícias). Na RTP Informação, a liderança foi
assumida pelo Modelo Continente Hipermercados, S.A. e na TVI 24,
pela Johnson’s Wax Portugal.
Em 2011, a RTP Informação apresentou a maior
percentagem das
durações dos intervalos publicitários
associados a blocos informa-
tivos diários de
horário nobre
(28,95 %). Seguiu-se a SIC Notícias
(19,66 %) e a TVI 24 (15,03 %).
Entre 2010 e 2011, a TVI 24 registou uma redução, apesar de ligeira,
na
percentagemdas durações dos intervalos publicitários
associados
aos blocos informativos emitidos aos
dias de semana (2.ª a 6.ª feira)
,
enquanto a RTP Informação e a SIC Notícias registaramuma variação
positiva.
Inversamente, e já no que respeita à percentagemdas
durações dos
intervalos publicitários
associados aos blocos informativos emitidos
aos
fins de semana (sábado e domingo)
,
entre 2010 e 2011, a
SIC Notícias e a RTP Informação registaramuma redução, enquanto
a TVI 24 registou uma variação positiva.
Registos dos meios e órgãos de comunicação social
59. A ERC, no uso das suas competências, praticou em2011 umtotal
de 1 203 atos registais, a saber: 685 averbamentos, 174 inscrições
e 344 cancelamentos, dos quais 147 foramefetuados oficiosamente.
Em relação ao ano transato, houve uma diminuição significativa, na
ordemdos 15 %, do número de pedidos de registos que deramentrada
na Unidade de Registos. Assim, a 31 de dezembro de 2011, encontram-
-se ativas as seguintes inscrições:
a) publicações periódicas — 2 609;
b) empresas jornalísticas — 386;
c) empresas noticiosas — 9;
d) operadores de radiodifusão — 320;
e) serviços de programas de radiodifusão — 344;
f) operadores de televisão — 17;
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011