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ERC
• VOLUME 1
associados a informação não-diária de horário nobre
. Relativamente
à variação entre 2008 e 2009, é também ela positiva, mas ligei-
ramente mais acentuada, de 0,8 pontos percentuais. Entre 2007
e 2008, observou-se um decréscimo de 0,8 pontos percentuais.
›
SIC
—Assistiu-se a umaumento de 8,7 pontos percentuais entre
2007 e 2008 e, de formamais significativa entre 2010 e 2011, de
46 pontos percentuais. Observou-se, por outro lado, entre 2008
e 2009 um decréscimo muito acentuado de 79 pontos percentu-
ais. Essa tendência fortemente descendente é contrariada, contudo,
nos anos seguintes.
›
TVI
— Observou-se um decréscimo de 0,3 pontos percentuais
entre 2007 e 2008 e 1,1 entre 2009 e 2010. Observou-se um
acréscimo de 1,4 pontos percentuais entre 2008 e 2009 e um
ligeiro aumento, de 0,7 pontos percentuais, nos últimos dois anos.
› Em 2011, a SIC apresentou a maior
percentagem das durações
dos intervalos publicitários associados a informação não-diária
de horário nobre
(70,79 %), seguindo-se a RTP1 (5,52 %) e a TVI
(0,93 %).
›
RTP1
—As percentagens oscilam entre 4,53 % em2008 e 5,52 %
observados em 2011, ou seja, mantêm-se aproximadamente
constantes ao longo dos cinco anos analisados.
›
SIC
—Os anos de 2007 e 2008 apresentamo registomais elevado
com 83,09 % e 91,79 %, respetivamente. Em oposição, temos
12,79 % observados em 2009. No entanto, em 2011 volta a regis-
tar valores elevados, chegando aos 70,79 %.
›
TVI
—As percentagens das durações dos intervalos publicitários
são genericamente inferiores a 1 % nos cinco anos analisados.
›
RTP1
—Registou-se, entre 2010 e 2011, umaumento de 2,6 pon-
tos percentuais na
percentagem do investimento publicitário
associado a informação não-diária de horário nobre
, próximo
daquele observado entre 2008 e 2009 (2,5). No que se refere à
oscilação entre 2009 e 2010, observou-se uma ligeira subida de
0,2 pontos percentuais. Entre 2007 e 2008, observou-se o único
decréscimo, de 1 ponto percentual.
›
SIC
—Assistiu-seaumaumentode4 pontos percentuaisentre2007
e 2008, contrariado, entre 2008 e 2009, por um decréscimo acen-
tuado de 75,3 pontos percentuais. Entre 2009 e 2010 verificou-se
OS MEIOS
Análise evolutiva do investimento publicitário em informação televisiva (de 2007 a 2011)
Fig. 23 –
Evolução anual das percentagens das durações
dos intervalos publicitários associados a informação não-diária
de horário nobre (das 20h00 às 23h00).
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP1
5,29 4,53
-0,8
5,33
0,8
5,38
0,1
5,52
0,1
SIC
83,09 91,79
8,7
12,79
-79,0
24,82
12,0
70,79
46,0
TVI
0,25 0,00
-0,3
1,36
1,4
0,25
-1,1
0,93
0,7
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para serviço de programas, dividindo o total dos tempos
relativos aos intervalos associados a programas informativos não-diários de horário
nobre pelo total dos tempos associados a toda a informação não-diária. Por exemplo,
no ano de 2011, a RTP1 apresentou um total de 6 horas, 53 minutos e 55 segundos de
intervalos associados a programas informativos não-diários de horário nobre e um total
de 124 horas, 52 minutos e 50 segundos associados a toda a informação não-diária.
Fig. 24 –
Percentagens das durações dos intervalos publicitários
associados a informação não-diária de horário nobre (das 20h00 às 23h00).
Fig. 25 –
Evolução anual das percentagens dos investimentos publicitários
associados a informação não-diária de horário nobre (das 20h00 às 23h00).
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP1
25,94 24,91
-1,0
27,40
2,5
27,60
0,2
30,16
2,6
SIC
93,72 97,69
4,0
22,42
-75,3
42,90
20,5
80,83
37,9
TVI
2,85 0,00
-2,8
22,87
22,9
6,32
-16,6
19,55
13,2
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para cada serviço de programas, dividindo o total do
investimento publicitário associado a programas informativos não-diários de horário
nobre pelo total do investimento publicitário associado a toda a informação não-diária.
Por exemplo, no ano de 2011, a RTP1 apresentou um total de 9 245 799,26 euros em
investimento publicitário associado a programas informativos não-diários de horário
nobre e um total de 30 659 499,44 euros associados a toda a informação não-diária.
Fig. 26 –
Percentagens dos investimentos publicitários
associados a informação não-diária de horário nobre (das 20h00 às 23h00).