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ERC
• VOLUME 1
novamente uma subida da percentagemdos investimentos publici-
tários, de 20,5 pontos percentuais, e, mais significativa, de 37,9,
entre 2010 e 2011.
TVI
— Observou-se um decréscimo de 2,8 pontos percentuais
entre 2007 e 2008, tendência inversa àquela registada entre 2008
e 2009, de subida em22,9 pontos percentuais. O biénio seguinte,
no entanto, volta a registar uma diminuição, de 16,6 pontos per-
centuais. No que diz respeito à oscilação entre os últimos dois
anos, registou-se um aumento de 13,2 pontos percentuais.
RTP1
—As
percentagens do investimento publicitário associa-
das a informação não-diária de horário nobre
oscilam entre
24,91 % em2008 e 30,16 % em2011. Este é o serviço de programas
onde a percentagemsemantémmais estável no período analisado.
SIC
—Os anos de 2007 e 2008 apresentamos registosmais eleva-
dos, com93,72 %e97,69 %, respetivamente. Emoposição, em2009
registou-se 22,42 %. Este é o serviço de programas que apresenta
as maiores oscilações ao longo dos cinco anos analisados, mas é
tambémaquele onde genericamente os valores sãomais elevados.
TVI
— Observaram-se acréscimos significativos entre 2008 e
2009 e entre 2010 e 2011.
RTP1—
Registou-se, entre 2010 e 2011, umaumento de 1,8 pon-
tos percentuais na
percentagem das durações dos intervalos
publicitários associados a informação não-diária emitida aos
dias de semana
(de 2.ª a 6.ª feira), variação semelhante àquelas
observadas nos dois biénios anteriores. No que diz respeito à
variação entre 2007 e 2008, observou-se o único decréscimo, de
6,1 pontos percentuais.
SIC
— Assistiu-se a um aumento de 6,2 pontos percentuais entre
2007e2008, aumento semelhante ao registado entre2009e2010
(6,3 %). Entre2008e2009, o acréscimo foi significativo, de66 pon-
tos percentuais. Entre os últimos dois anos, por outro lado, observou-
-se um decréscimo acentuado de 36,8 pontos percentuais.
TVI
—Verificou-se umdecréscimo de 1,2 pontos percentuais entre
2008 e 2009, bemcomo uma redução de 2,2 pontos percentuais
entre 2010 e 2011. Pelo contrário, entre 2009 e 2010 a variação
foi positiva, de 1,8 pontos percentuais.
RTP1
— As
percentagens das durações dos intervalos publici-
tários associados a informação não-diária emitida aos dias de
semana
(de 2.ª a 6.ª feira) oscilamentre omínimo de 87,18 % em
2008 e o máximo de 93,29 % observado em 2007.
SIC
— O ano de 2010 apresenta o registo mais elevado, com
95,21 %. Em oposição, registou-se 16,74 % em 2007. Este é o
serviço de programas que apresenta oscilaçõesmais acentuadas.
TVI
— Observam-se percentagens próximas dos 100 % em todos
os anos analisados.
› Emrelação às
percentagens das durações dos intervalos publici-
tários associados a informação não-diária emitida aos fins de se-
mana
observa-se precisamente o inverso do registado nos dias de
semana, apresentando estas percentagens, genericamente, evolu-
ções negativas. Entre2010e2011, naRTP1, registou-se uma redu-
ção de 1,8 pontos percentuais, decréscimo semelhante aos verifi-
cados entre 2008 e 2009 e entre 2009 e 2010, de 1,7 e 1,9 pon-
tos percentuais, respetivamente. Entre 2007 e 2008, observou-se
um aumento de 6,1 pontos percentuais, a única variação positiva.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 27 –
Evolução anual das percentagens das durações dos intervalos publicitários
associados a informação não-diária emitida aos dias de semana (de 2.ª a 6.ª feira).
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP1
93,29 87,18
-6,1
88,86
1,7
90,75
1,9
92,58
1,8
SIC
16,74 22,95
6,2
88,93
66,0
95,21
6,3
58,45
-36,8
TVI
99,34 99,44
0,1
98,21
-1,2
99,98
1,8
97,77
-2,2
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para serviço de programas, dividindo o total dos
tempos relativos aos intervalos associados a programas informativos não-diários
emitidos aos dias de semana pelo total dos tempos associados a toda a informação
não-diária. Por exemplo, no ano de 2011, a RTP1 apresentou um total de 115 horas,
36 minutos e 37 segundos de intervalos associados a programas informativos não-
-diários emitidos aos dias de semana e um total de 124 horas, 52 minutos e 50
segundos associados a toda a informação não-diária.
Fig. 28 –
Percentagens das durações dos intervalos publicitários associados
a informação não-diária emitida aos dias de semana (de 2.ª a 6.ª feira).
Fig. 29 –
Evolução anual das percentagens das durações dos intervalos publicitários
associados a informação não-diária aos fins de semana (sábado e domingo).
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP1
6,71 12,82
6,1
11,14
-1,7
9,25
-1,9
7,42
-1,8
SIC
83,26 77,05
-6,2
11,07
-66,0
4,79
-6,3
41,55
36,8
TVI
0,66 0,56
-0,1
1,79
1,2
0,02
-1,8
2,23
2,2
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para serviço de programas, dividindo o total dos
tempos relativos aos intervalos associados a programas informativos não-diários
emitidos aos fins de semana pelo total dos tempos associados a toda a informação
não-diária. Por exemplo, no ano de 2011, a RTP1 apresentou um total de 9 horas, 16
minutos e 13 segundos de intervalos associados a programas informativos não-diários
emitidos aos fins de semana e um total de 124 horas, 52 minutos e 50 segundos
associados a toda a informação não-diária.