Página 263 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

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ERC
• VOLUME 1
› O aumento acentuado dos estudos contratados pela TVI, a qual con-
tratou à Intercampus, em parceria com o Público, um conjunto de 9
sondagens pré-eleitorais relativas às eleições legislativas de 2011;
› O ligeiro aumento dos estudos contratados por órgãos de comuni-
cação social não enquadrados emparcerias, as quais, não obstante,
e em ano de eleições nacionais, reforçam a sua importância na
contratação e divulgação dos estudos de opinião políticos.
2.2. Depósitos
2
Em 2011 foram efetuados 90 depósitos de sondagens, mais 31
(+52,5%) do que no ano anterior, três dos quais foramconsiderados,
após análise interna, não enquadráveis no objeto de aplicação da
Lei n.º 10/2001, de 21 de junho (Lei das Sondagens). A distribuição
mensal das sondagens depositadas foi a correspondente ao identi-
ficado nas figs. 6 e 7.
Contrariamente ao verificado em 2010, em que apenas a eleição do
líder do Partido Social Democrata, em março desse ano, motivou a
atenção dos órgãos de comunicação e a concomitante contratação de
sondagens políticas, a primeira metade do ano de 2011 foi fértil em
acontecimentos e debates de cariz político-partidário, os quais se
iniciaramcomas eleições presidenciais de23de janeiro, e culminaram
na eleição dos deputados da Assembleia da República, em5 de junho.
Assim, do conjunto de dados recolhidos, serão de relevar os seguin-
tes aspetos:
Uma grande irregularidade na distribuição mensal dos estudos de-
positados, com forte incidência nos meses de janeiro, maio e junho,
por via dos atos eleitorais nacionais indicados;
Uma grande flutuação no número de estudos depositados entre
OS MEIOS
Sondagens
Fig. 5 –
Principais clientes das sondagens depositadas (2010 e 2011).
 Empresa
2011
2010
SIC
27
16
Rádio Renascença
25
15
Expresso
24
16
TVI
17
6
Correio da Manhã
14
14
Jornal de Negócios
14
15
TSF
11
10
RTP1
10
3
Diário Económico
10
10
Público
9
1
RDP/Antena 1
8
3
Diário de Notícias
7
3
Jornal de Notícias
6
2
DN Madeira
3
0
Direcção-Geral de Saúde
2
0
Outros clientes (n.º) *
9
0
Total de depósitos N=90 (2011); N=59 (2010).
* Este indicador refere-se apenas ao número de clientes com expressão reduzida em termos
de sondagens contratadas individualmente, representando um total de 39 estudos.
Fig. 7 –
Número de sondagens depositadas mensalmente (2010 e 2011).
2
Consideram-se
depósitos
as sondagens que são entregues pelas entidades credenciadas para apreciação da ERC, ao abrigo da Lei das Sondagens.
Fig. 6 –
Número de sondagens depositadas mensalmente (2011).