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ERC
• VOLUME 1
está definido no Artigo 1.º da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho (Lei
das Sondagens) como objeto de intervenção da ERC no domínio das
sondagens e inquéritos de opinião, complementado pela diversidade
de distintas abordagens que as empresas de sondagens têm vindo
a desenvolver ao longo dos anos.
A nova grelha de codificação dos temas das sondagens está, deste
modo, desagregada em nove grandes grupos (fig. 10).
Cada um destes Grupos agrega, respetivamente, 80 categorias dis-
tintas e 227 temas específicos (Níveis 2 e 3), servindo estes últimos
efetivamente para a codificação de cada umdos estudos submetidos
à apreciação da ERC.
2.3.2. Os temas abordados em 2010 e 2011
Para além da manutenção dos barómetros regulares, com as suas
abordagens temáticas recorrentes em torno da monitorização do
sentido do voto e da imagem das principais figuras do Estado e dos
atores políticos, os estudos depositados no ano de 2011 foram for-
temente condicionados pelos atos eleitorais realizados em janeiro
(eleições presidenciais), junho (eleições legislativas) e outubro
(eleições para a Assembleia Regional da Madeira), donde resulta o
grande número de sondagens que foram enquadradas no Grupo 5
(80 estudos — 88,9% do total), como se pode constatar no quadro
da fig. 11.
De notar que já em2010, aliás como emanos anteriores, a abordagem
da intenção e do sentido do voto dos eleitores foi o temamais visitado
pelos questionários depositados na ERC, o que resulta, no caso
vertente, não apenas dos estudos demonitorizaçãomensal daqueles
indicadores, vulgarmente designados
barómetros
, mas tambémdas
sondagens realizadas a partir do último trimestre desse ano, em
antecipação das eleições presidenciais de janeiro de 2011.
O Grupo 3 tem sido, recorrentemente, aquele que tem recolhido, em
segundo lugar, a maior atenção das empresas de sondagens e dos
órgãos divulgadores, pela abordagem da imagem e avaliação da
atuação dos principais órgãos constitucionais e dos atores políticos.
Não obstante recolherema atenção de cerca de umpoucomenos da
metade das sondagens (46,7%), este é o grupo que regista o maior
número de referências temáticas distintas, devido às abordagens
recorrentes da imagem dos líderes partidários, Presidente da Repú-
blica e primeiro-ministro, presentes nos barómetros políticos regu-
lares, para além da avaliação de outros órgãos e atores políticos.
A leitura do quadro da fig. 12 permite-nos obter uma indicação precisa
dos temasmais frequentes em2011, sendo de relevar, emparticular,
o número de sondagens (66) que abordaram o voto legislativo, re-
presentando 74,4% dos estudos depositados.
Na ausência de eleições nacionais, a manutenção dos barómetros
políticos regulares em 2010 foi determinante para a presença mais
forte das sondagens que abordaramos temas recorrentes deste tipo
de estudos naquele ano, como sejam a intenção e o sentido de voto
e a imagem dos órgãos e principais atores políticos. De relevar
também a forte presença dos estudos de antecipação das eleições
presidenciais em2010, o que se reflete no número significativamente
superior de estudos que abordaram o voto presidencial, as expecta-
tivas eleitorais, bem como a imagem dos candidatos presidenciais,
temas que apresentammenor expressão em 2011.
De relevar ainda a presença recorrente de temas relacionados com
as expectativas em relação à ação governativa, bem como relativos
OS MEIOS
Sondagens
Fig. 10 –
Grandes grupos temáticos de classificação das sondagens de opinião.
Grupos
temáticos
Classificação das sondagens de opinião
Grupo
1
Atividade dos órgãos constitucionais e dos seus representantes
Grupo
2
Competências e organização dos órgãos constitucionais e dos seus
representantes
Grupo
3
Avaliação dos órgãos e atores políticos
Grupo
4
Atividades e organização dos partidos políticos (e dos seus representantes)
Grupo
5
Intenção e sentido do voto
Grupo
6
Cenários e representações relacionadas com escrutínios
Grupo
7
Sistema político
Grupo
8
Outros temas relacionados com órgãos constitucionais
Grupo
9
Temas dos estudos que não estão no âmbito da Lei das Sondagens
Fig. 11 –
Grandes grupos temáticos abordados pelas sondagens em 2011 e 2010 *.
Empresa
2011
2010
Dif. (2011-2010)
Depósitos Referências
temáticas Depósitos Referências
temáticas
Depósitos Referências
temáticas
Grupo
1
– Atividade dos órgãos constitucionais e dos seus representantes
37
71
36
77
3%
-8%
Grupo
2
– Competências e organização dos órgãos constitucionais e dos seus representantes
12
20
16
32
-25%
-38%
Grupo
3
– Avaliação dos órgãos e atores políticos
42
166
40
182
5%
-9%
Grupo
4
– Atividades e organização dos partidos políticos (e dos seus representantes)
21
32
23
32
-9%
0%
Grupo
5
– Intenção e sentido do voto
80
108
53
86
51%
26%
Grupo
6
– Cenários e representações relacionadas com escrutínios
27
58
28
76
-4%
-24%
Grupo
7
– Sistema político
3
3
6
9
-50%
-67%
Grupo
8
– Outros temas relacionados com órgãos constitucionais
28
49
22
43
27%
14%
Grupo
9
– Temas dos estudos que não estão no âmbito da Lei das Sondagens
1
1
0
0
–
–
Total de depósitos N=90 (2011); N=59 (2010). Total de temas distintos registados – 82 (2011); 82 (2010). Total de referências temáticas – 508 (2011); 537 (2010).
* O indicador
Referência Temática
representa o somatório global dos diferentes temas identificados em cada uma das sondagens depositadas durante o ano de 2011 e 2010, atendendo
a que cada sondagem normalmente aborda mais do que um tema.