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ERC
• VOLUME 1
4. Divulgação de sondagens
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4.1. Enquadramento
Foramdivulgadas emórgãos de comunicação 84 das 87 sondagens
depositadas durante o ano de 2011 que se enquadraram no âmbito
da Lei das Sondagens
7
. A percentagem de estudos divulgados é,
assim, rigorosamente idêntica à apurada para o ano de 2010.
A um aumento do número de estudos depositados em2011, corres-
pondeu um crescimento concomitante do número de peças noticio-
sas recolhidas e analisadas. Assim, foram identificadas 2.844 peças
noticiosas, mais 878 (+44,7%) do que em 2010 (1966).
Como em anos anteriores, o elevado número de divulgações reflete
um conjunto de situações:
› Determinadas sondagens, particularmente os estudos regulares de
opinião política (barómetros) são encomendados, emparceria, por
mais doqueumórgãode comunicação social (normalmente, imprensa,
televisão e rádio), o que se traduz, emconsequência, numnúmero
de divulgações significativamente superior ao dos depósitos
8
;
› A temática e o forte impacto dos resultados obtidos e apresenta-
dos emalgumas sondagens gera interesse na sua divulgação por
parte de outros suportes de comunicação social, o que provoca a
multiplicação de divulgações de um único estudo
9
;
› Os resultados obtidos nos barómetros políticos são, normalmente,
desdobrados e, como tal, apresentados emmúltiplas edições dos
órgãos de comunicação que os contrataram.
A fig. 24 demonstra a relação entre os estudos depositados e os estu-
dos divulgados durante o ano, confirmando-se, através da leitura da
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 22 –
Percentagem de sondagens, por períodos de recolha de informação.
Percentagem acumulada e tempos médios de recolha (dias) (2006 a 2011).
6
A análise envolve as sondagens divulgadas em órgãos de comunicação social nacionais em 2011, com correspondência nos depósitos concretizados no mesmo período temporal.
7
Consideram-se para efeitos de análise apenas as sondagens que foram enquadradas no âmbito de aplicação da Lei das Sondagens, em número de 87, não tendo sido acompanhadas
pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social as eventuais divulgações dos restantes três estudos.
8
Refira-se, a título de exemplo, que determinadas sondagens, contratadas por parcerias de órgãos de comunicação social, chegam a obter um número de divulgações muito superior
à média anual.
9
O ano de 2011, com muitos estudos de antecipação eleitoral, apresenta divulgações mais circunscritas no tempo, em resultado da sua rápida desatualização pelo surgimento de
novas sondagens.
Fig. 23 –
Número de sondagens divulgadas (2010 e 2011).
2011
2010
Sondagens depositadas
(no âmbito da Lei das Sondagens)
87
59
Sondagens divulgadas
84
57
Percentagem
96,6%
96,6%
Fig. 24 –
Sondagens depositadas e sondagens divulgadas, por mês (2011).