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presentes, registam percentagens residuais:

cultural/

conhecimento

,

informativo

e

entretenimento

. Os

conteúdos desportivos estiveram ausentes deste

período horário, em 2016. Na madrugada, verifica‑se

a presença somente de mais uma categoria de

conteúdos, a de

entretenimento

.

Em contraste, os horários em que a categoria de

música

é menos expressiva são a segunda parte da

manhã (

10h-11h59

) e a o fim da tarde (

17h-19h59

),

em ambos os casos aproxima‑se dos dois terços.

Na primeira parte da

manhã

(

06-09h59

) a música

ultrapassa ligeiramente os dois terços do total de

horas de emissão nesse período horário. A categoria

de

entretenimento

é a segunda mais presente nestes

três períodos horários: cerca de um quarto na

manhã

1

, ligeiramente inferior na

tarde 2

e aproximando‑se

de um quinto na

manhã 2.

Considerando as categorias de

género

por período

horário (Cf. Anexo III – Figuras), é possível observar

o predomínio da

música de continuidade

, em

quatro dos seis períodos horários, em termos de

duração, sobretudo no período entre as 12h e as

16h59, em que supera dois terços do volume horário

total. Estes são os mesmos períodos compostos

principalmente por programas-contentor em que têm

lugar variadas rubricas, unificadas pela emissão de

conteúdos musicais, com a presença de um mesmo

animador/locutor.

A partir das 20h e durante toda a

noite e madrugada

,

até às 06h, são os

programas de música

, temáticos

e normalmente assinados por uma personalidade

(chamados programas de autor), que se sobrepõem

aos restantes

géneros

, representando no período

noite/madrugada, entre as 23h e as 05h59, quatro

quintos do volume horário.

Assumindo‑se que os conteúdos de música são

dominantes em todas as fases do dia, resta perceber

que outros surgem em cada período.

Observando a diversidade de géneros ao longo do

dia, constata‑se que nas

manhãs (06h-09h59)

existe

presença de 13 dos 18

géneros

emitidos pela

Antena3

,

em 2016, o que torna este o período mais diverso

do dia. Ainda assim, a

música de continuidade

e os

programas de música

de fim de semana (“Caixa de

Ritmos”, “Muitos Mundos” ou “Playlist”) somados

representam mais de dois terços (67,0 %) da

programação do período. O

talk show

subiu o seu peso

relativo, passando em 2016 a figurar no segundo lugar,

com 239h20m38s, devido à repetição, neste horário,

do programa “Prova Oral”, de Fernando Alvim.

No segundo período da manhã (

10h-11h59

), um

pouco menos diverso, com 11

géneros

, os programas

de

entretenimento sem género definido

seguem‑se

aos habituais

programas de música

e

música

de continuidade

, sobretudo devido à emissão de

chamadas telefónicas no âmbito do programa “Donas

da Casa”. Neste período, cresce a importância relativa

dos

programas de música,

cuja soma com

música de

continuidade

resulta em 63,9 % das horas de emissão

desta faixa horária.

Entre as 13h e as 14h59, contabilizou‑se a presença

de 12 géneros distintos. No entanto, a soma da

música de continuidade

e dos

programas de música

resulta numa forte presença em antena, acima de

oito em cada dez horas (81,9 %).

Artes e media

é,

também aqui, o terceiro género mais representado,

com a emissão de “Domínio Público” nesse horário,

ao fim de semana, entre setembro e dezembro, e do

programa “Por Estes Dias”. O género

educativo

apenas

se apresenta neste período horário, mostrando‑se,

mesmo assim, residual.

Ao longo da tarde, entre as 17h e as 19h59, torna a

aumentar o peso relativo dos

programas de música

,

com concomitante perda de importância da

música

de continuidade

. Os

talk shows

também reforçam

a presença em antena neste horário, período do dia

em que têm maior presença total, devido à emissão

de “Prova Oral”.

No intervalo horário

noite (20h-22h59)

, que oferece dez

géneros

de conteúdos, inverte‑se a hierarquia dos dois

géneros

mais representados. Os

programas de música

incluem “MQ3”, “Portugália” e “Rui Vargas – Música

com Pés e Cabeça”.

Na

noite/madrugada (23h-05h59)

, o período menos

diverso, estão presentes apenas cinco

géneros

,

com a programação quase integralmente concentrada

nas duas categorias dominantes referidas, que,

em conjunto, alcançam 97,8 % do intervalo,

registando‑se clara prevalência dos

programas

de música

, a rondarem quatro quintos do volume

horário nesta faixa.

d)

Diversidade de géneros radiofónicos por

período semanal

A

Antena3

apresenta uma grelha de programação mais

diversificada nos

dias de semana

do que nos

fins de

semana

, em termos de

géneros

. Nos dias de semana,

apresenta conteúdos pertencentes a 16 dos 18

géneros

emitidos ao longo do ano. Aos fins de semana são nove

as categorias de programas que preenchem a antena.

Nos dias de semana, a música de continuidade é o

género

que representa quase metade do tempo total

de programação, o que corresponde a 2 833 horas

PLURALISMO E DIVERSIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DE RADIODIFUSÃO SONORA

ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO PÚBLICA –

ANTENA1

,

ANTENA2

E

ANTENA3

(2016)