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RELATÓRIO E CONTAS 2016 - ERC -Volume I Next Page

 




RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2016 –VOLUME I
1

ÍNDICE
4

APRESENTAÇÃO
9

O NOME DA PROSA
10

SUMÁRIO EXECUTIVO
13

SUMÁRIO EXECUTIVO
14

A ERC EM 2016 - NÚMEROS MAIS SIGNIFICATIVOS
14

DELIBERAÇÕESDO CONSELHO REGULADOR
15

INICIATIVAS DE REGULAÇÃO (PROPOSTAS, PROJETOS, CONFERÊNCIAS E PROTOCOLOS)
15

APLICAÇÃO DO ARTIGO 27º DA LEI DA TELEVISÃO E DOS SERVIÇOS AUDIOVISUAIS A PEDIDO
18

PROPOSTA DA COMISSÃO EUROPEIA PARA REVISÃO DA DIRETIVA «SCSA»
18

DIREITO DE ACESSO
19

PARECERES LEGISLATIVOS
19

DIREITO DE RESPOSTA E DE RETIFICAÇÃO
20

ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DO SETOR DE MEDIA EM PORTUGAL 2016
20

TRANSPARÊNCIA DOS MEDIA: TITULARIDADE, GESTÃO E MEIOS DE FINANCIAMENTO
21

LITERACIA PARA OS MEDIA – PLANO DE AÇÃO DA ERC
22

MEDIA E GÉNERO – PROMOÇÃO DA IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES E O COMBATE AOS ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO – PLANO DE AÇÃO DA ERC
23

OS MEIOS
24

RADIODIFUSÃO SONORA
28

TELEVISÃ0
35

A ERC EM 2016 - NÚMEROS MAIS SIGNIFICATIVOS
49

DELIBERAÇÕES DO CONSELHO REGULADOR
51

A ATIVIDADE DELIBERATIVA EM NÚMEROS
52

INICIATIVAS DE REGULAÇÃO (PROPOSTAS, PROJETOS, CONFERÊNCIAS E PROTOCOLOS)
57

PROTEÇÃO DE MENORES – CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO INCUMPRIMENTO DOS N.ºs 3 E 4 DO ART.º 27º DA LEI DA TELEVISÃO E DOS SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL AUDIOVISUAL
58

ERC APROVA DIRETIVA SOBRE A VARIAÇÃO DO VOLUME DE SOM NOS INTERVALOS PUBLICITÁRIOS DAS TELEVISÕES
58

ERC DEFINE OBRIGAÇÕES DAS EMISSÕES TELEVISIVAS PARA ACOMPANHAMENTO POR PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
58

ERC RATIFICA ACORDO DE AUTORREGULAÇÃO RESPEITANTE À DEFINIÇÃO DE VALOR COMERCIAL SIGNIFICATIVO PARA EFEITOS DADISTINÇÃO ENTRE AJUDA À PRODUÇÃO E COLOCAÇÃO DE PRODUTO
59

PLATAFORMA DIGITAL DA TRANSPARÊNCIA FICA ONLINE
59

ERC LANÇA PLATAFORMA DIGITAL DA PUBLICIDADE DO ESTADO
59

ERC MANTÉM REUNIÕES REGULARES COM ENTIDADES ESTRANGEIRAS CONGÉNERES
60

ERC ASSINA PROTOCOLO QUE PERMITIRÁ ALARGAR ALCANCE DO SEU PROGRAMA DE LITERACIA MEDIÁTICA
61

ERC PRODUZ ESTUDO AS NOVAS DINÂMICAS DO CONSUMO AUDIOVISUAL EM PORTUGAL
61

APLICAÇÃO DO ARTIGO 27.º DA LEI DA TELEVISÃO E DOS SERVIÇOS AUDIOVISUAIS A PEDIDO
63

ADOÇÃO DA DELIBERAÇÃO ERC/2016/249 (OUT-TV)
67

PROPOSTA DA COMISSÃO EUROPEIA PARA ALTERAÇÃO DA DIRETIVA SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL AUDIOVISUAL
69

NOTA PRÉVIA. ENQUADRAMENTO
70

ÂMBITO DE APLICAÇÃO
70

JURISDIÇÃO
70

LIBERDADES DE RECEÇÃO E DE RETRANSMISSÃO
71

REGRAS MAIS PORMENORIZADAS OU MAIS RIGOROSAS E DESLOCALIZAÇÕES
71

AUTORREGULAÇÃO E CORREGULAÇÃO
71

INCITAMENTO AO ÓDIO
72

ACESSIBILIDADES
72

FLEXIBILIZAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES COMERCIAIS
72

PROTEÇÃO DE MENORES
74

PROMOÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE OBRAS EUROPEIAS EM SERVIÇOS A PEDIDO
74

SERVIÇOS DE PLATAFORMA DE PARTILHA DE VÍDEOS
75

AUTORIDADES REGULADORAS DOS ESTADOS-MEMBROS
75

DIREITO DE ACESSO
77

PARECERES LEGISLATIVOS
83

PARECERES SOBRE INICIATIVAS LEGISLATIVAS
85

PARECERES SOBRE PROJETOS DE DESPACHO RELATIVOS A ACONTECIMENTOS DE INTERESSE GENERALIZADO DO PÚBLICO
87

FALTA DE CONSULTA E IMPOSSIBILIDADE DE PRONÚNCIA DA ERC SOBRE INICIATIVA(S) LEGISLATIVA(S) RELATIVAS À TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT)
88

DIREITO DE RESPOSTA E DE RETIFICAÇÃO
91

ENQUADRAMENTO
92

QUESTÕES MAIS FREQUENTES EM 2016
92

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE DADOS
93

METODOLOGIA
95

ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DO SETOR DE MEDIA EM PORTUGAL 2016
97

1. ENQUADRAMENTO MACROECONÓMICO E TENDÊNCIAS SETORIAIS
98

2. ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DO SETOR
103

3. PRINCIPAIS EVENTOS EM 2016
113

4. PERSPETIVAS FUTURAS
116

5. PERFIL INDIVIDUAL DOS PRINCIPAIS INTERVENIENTES DO SETOR
119

6. BIBLIOGRAFIA
141

TRANSPARÊNCIA DOS MEDIA: TITULARIDADE, GESTÃO E MEIOS DE FINANCIAMENTO
143

1. INTRODUÇÃO: TRANSPARÊNCIA DOS MEDIA, UMA NOVA ÁREA DE INTERVENÇÃO REGULATÓRIA
144

1.1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO
145

1.2. DIMENSÕES DA TRANSPARÊNCIA DOS MEDIA
146

2. APLICAÇÃO DA LEI DA TRANSPARÊNCIA: PASSOS PREPARATÓRIOS
146

2.1. REGULAMENTO SOBRE FLUXOS FINANCEIROS E RELATÓRIO DE GOVERNO SOCIETÁRIO
147

2.2. PLATAFORMA DIGITAL DA TRANSPARÊNCIA
147

3. EXCEÇÕES AO CARÁTER PÚBLICO DA INFORMAÇÃO
148

4. ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COMUNICADAS NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
151

4.1. CARACTERÍSTICAS GENÉRICAS DAS ENTIDADES REGISTADAS NA PLATAFORMA DIGITAL DA TRANSPARÊNCIA
152

4.2. ANÁLISE AGREGADA DAS ENTIDADES QUE REPORTARAM INDICADORES FINANCEIROS RELATIVOS À ATIVIDADEDE COMUNICAÇÃO SOCIAL
154

4.3. APROFUNDAMENTO DAS RELAÇÕES TRANSVERSAIS DE TITULARIDADE DE ALGUMAS EMPRESAS DE MEDIA NACIONAIS DE MAIOR DIMENSÃO
156

5. NOTAS FINAIS
167

LITERACIA PARA OS MEDIA – PLANO DE AÇÃO DA ERC
169

A ERC NO TERRENO DA LITERACIA MEDIÁTICA
170

A PERSPETIVA DO REGULADOR
170

UM PLANO DE AÇÃO INTRINSECAMENTE LIGADO À MISSÃO DA ERC
171

DUAS FRENTES DO MESMO PLANO DE AÇÃO
172

O GILM
172

PRINCIPAIS INICIATIVAS DO GILM EM 2016
173

PRINCIPAIS ATIVIDADES DE LITERACIA MEDIÁTICA DA ERC
173

INICIATIVAS QUE MARCARAM 2016
174

ATIVIDADES INTEGRADAS NA EDIÇÃO SETE DIAS COM OSMEDIA 2016
176

OS ÚLTIMOS ANOS EM PERSPETIVA: 2012-2017
177

MEDIA E GÉNERO – PROMOÇÃO DA IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES E O COMBATE AOS ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO
179

PLANO DE AÇÃO
180

OS MEIOS
185

A REGULAÇÃO DOS MEDIA DIGITAIS
186

NOVOS MEDIA – SOBREA REDEFINIÇÃO DA NOÇÃO DE ÓRGÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
186

OFERTA E CONSUMOS DE MEDIA
192

1. NOTA INTRODUTÓRIA
192

2. MEDIA: FACTOS E TENDÊNCIAS DE 2016
192

3. TELEVISÃO
193

3.1. O MERCADO DA TELEVISÃO
193

3.2. OFERTA TELEVISIVA
195

3.3. AUDIÊNCIAS TELEVISIVAS
196

3.4. AUDIÊNCIAS POR GÉNEROS TELEVISIVOS
197

4. RÁDIO
199

4.1. AUDIÊNCIAS DE RÁDIO
199

4.2. PAISAGEM RADIOFÓNICA
200

5. IMPRENSA
201

6. INTERNET
205

ANEXOS
207

INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO - A EVOLUÇÃO DO MERCADO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS
214

1. INTRODUÇÃO
214

2. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO POR MEIO (ESTIMATIVAS MARKTEST)
214

2.1. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO EM TELEVISÃO (ESTIMATIVAS MARKTEST)
215

2.2. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO EM RÁDIO (ESTIMATIVAS MARKTEST)
216

2.3. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO EM IMPRENSA (ESTIMATIVAS MARKTEST)
217

3. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO POR MEIO (ESTIMATIVAS DA OMNICOM MEDIA GROUP)
217

4. SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS ESTIMATIVAS DA MARKTEST E DA OMNICOM MEDIA GROUP
218

ANEXOS
219

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL DO ESTADO
222

1. ENQUADRAMENTO
222

2. ANTECEDENTES
222

3. A ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL
223

4. A PLATAFORMA DIGITAL DA PUBLICIDADE INSTITUCIONAL DO ESTADO
224

REGISTOS DOS MEIOS E ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
230

1. INTRODUÇÃO
230

2. ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃOSOCIAL SUJEITOS A REGISTO
230

3. ATOS REGISTRAIS PRATICADOS EM 2016 – INSCRIÇÕES, AVERBAMENTOS E CANCELAMENTOS
231

3.1. INSCRIÇÕES
231

3.2. AVERBAMENTOS
235

3.3. CANCELAMENTOS
235

4. CARACTERIZAÇÃO DO UNIVERSO DOS REGISTOS DOS ÓRGÃOS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
236

4.1. PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS (PP)
236

4.2. EMPRESAS JORNALÍSTICAS (EJ)
236

4.3. EMPRESAS NOTICIOSAS (EN)
236

4.4 OPERADORES RADIOFÓNICOS (OR)
236

4.5. OPERADORES DE TELEVISÃO (OT)
236

4.6. OPERADORES DE DISTRIBUIÇÃO (OD)
236

4.7. SERVIÇOS DE PROGRAMAS DIFUNDIDOS EXCLUSIVAMENTE PELA INTERNET (SPDEI)
237

ANEXO ÚNICO
237

SONDAGENS E ESTUDOS DE OPINIÃO
238

1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS SONDAGENS
238

1.1. ENTIDADES CREDENCIADAS
238

1.2. DEPÓSITOS
242

1.3 TEMAS ABORDADOS
242

2. CARACTERÍSTICAS METODOLÓGICAS DAS SONDAGENS
244

2.1 MÉTODO DE RECOLHA DA INFORMAÇÃO
244

2.2 MÉTODOS DE SELEÇÃO DE AMOSTRAS
244

2.3 ÂMBITO GEOGRÁFICO DOS ESTUDOS
245

2.4 DIMENSÃO DAS AMOSTRAS
245

3. DIVULGAÇÃO DE SONDAGENS
246

3.1 ENQUADRAMENTO
246

3.2 DIVULGADORES DE SONDAGENS
248

3.3 TIPOLOGIA DOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO
248

3.4 IMPRENSA
249

3.5 TELEVISÃO
250

3.6 RÁDIO
250

3.7 INTERNET
251

4. OS ESTUDOS ELEITORAISEM 2016
252

4.1 CARACTERÍSTICAS
252

5. PROCEDIMENTOSE DELIBERAÇÕES
254

5.1 NÚMERO DE PROCEDIMENTOS DESENCADEADOS E ENCERRADOS
254

ANEXOS
256

RADIODIFUSÃO SONORA
263

PLURALISMO E DIVERSIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DE RADIODIFUSÃO SONORA ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO PÚBLICA – ANTENA1, ANTENA2 E ANTENA3 (2016)
264

1. NOTA INTRODUTÓRIA
264

2. RESUMO DOS RESULTADOS
264

3. RESULTADOS APURADOS
266

4. METODOLOGIA
284

5. ANEXOS
286

TÍTULOS HABILITADORES PARA O EXERCÍCIO DE RADIODIFUSÃO SONORA
306

1. NOTA INTRODUTÓRIA
307

2. ALTERAÇÕES DO PROJETO DE RADIODIFUSÃO
307

2.1. MODIFICAÇÃO DO PROJETO LICENCIADO
307

2.2. ALTERAÇÃO DE DENOMINAÇÃO
307

3. DETENTORES DO CONTROLO DA EMPRESA
308

3.1. ALTERAÇÃO DE CONTROLO DO CAPITAL SOCIAL
308

3.2. CESSÃO DE SERVIÇOS DE PROGRAMAS E RESPETIVAS LICENÇAS
308

4. SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS EM RADIODIFUSÃO (RDS) PELOS OPERADORES DE RÁDIO
309

5. RÁDIOS A TRANSMITIR EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DA INTERNET
309

ATIVIDADE DE FISCALIZAÇÃO DAS RÁDIOS LOCAIS EM 2016
312

QUOTAS DE MÚSICA PORTUGUESA
314

1. NOTA INTRODUTÓRIA
314

1.1. OBJETIVOS
314

1.2. CRITÉRIOS E METODOLOGIA
314

2. QUOTAS DE MÚSICA PORTUGUESA – RÁDIOS LOCAIS
315

2.1. APURAMENTO AUTOMÁTICO
315

2.2 ANÁLISE POR AMOSTRAGEM
317

3. QUOTAS DE MÚSICA PORTUGUESA – RÁDIOS REGIONAIS
318

3.1 OPERADOR REGIONAL SUL – M80 RÁDIO
318

4. QUOTAS DE MÚSICA PORTUGUESA – RÁDIOS NACIONAIS
318

4.1. RFM, RÁDIO RENASCENÇA E RÁDIOCO MERCIAL
318

5. ANÁLISE EVOLUTIVA 2008 – 2016
320

5.1. OPERADORES LOCAIS
320

5.2. OPERADOR REGIONAL
321

5.3. OPERADORES NACIONAIS
323

6. REGIME DE EXCEÇÃO
324

QUOTAS DE MÚSICAPORTUGUESA - SERVIÇO PÚBLICO
326

1. NOTAS INTRODUTÓRIAS
326

1.1. OBJETIVOS
326

1.2 METODOLOGIA
326

2. ANTENA 1
326

2.1. APURAMENTO DO CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO DE DIFUSÃO DE 60 % DE MÚSICA PORTUGUESA
326

2.2. EMISSÃO DE UMA PERCENTAGEM NÃO INFERIOR A 60 % DE MÚSICA COMPOSTA OU INTERPRETADA EM LÍNGUA PORTUGUESA POR CIDADÃOS DOS ESTADOS-MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA
327

2.3. EMISSÃO DE UMA PERCENTAGEM NÃO INFERIOR A 35 % DE TEMAS CUJA PRIMEIRA EDIÇÃO FONOGRÁFICA OU COMUNICAÇÃO PÚBLICA TENHA SIDO EFETUADA NOS ÚLTIMOS 12 MESES
328

3. ANTENA 3
328

3.1. APURAMENTO DO CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO DE DIFUSÃO DE 25% DE MÚSICA PORTUGUESA NAS 24 HORAS DE EMISSÃO
329

3.2 EMISSÃO DE UMA PERCENTAGEM NÃO INFERIOR A 60 % DE MÚSICA COMPOSTA OU INTERPRETADA EM LÍNGUA PORTUGUESA POR CIDADÃOS DOS ESTADOS-MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA
329

3.3 EMISSÃO DE UMA PERCENTAGEM NÃO INFERIOR A 35 % DE TEMAS CUJA PRIMEIRA EDIÇÃO FONOGRÁFICA OU COMUNICAÇÃO PÚBLICA TENHA SIDO EFETUADA NOS ÚLTIMOS 12 MESES
330

157.pdf
9

APRESENTAÇÃO
9

O Nome da Prosa
10

SUMÁRIO EXECUTIVO
13

SUMÁRIO EXECUTIVO
14

A ERC EM 2016 - NÚMEROS MAIS SIGNIFICATIVOS
14

DELIBERAÇÕES DO CONSELHO REGULADOR
15

INICIATIVAS DE REGULAÇÃO (PROPOSTAS, PROJETOS, CONFERÊNCIAS E PROTOCOLOS)
15

APLICAÇÃO DO ARTIGO 27º DA LEI DA TELEVISÃO E DOS SERVIÇOS AUDIOVISUAIS A PEDIDO
18

PROPOSTA DA COMISSÃO EUROPEIA PARA REVISÃO DA DIRETIVA «SCSA»
18

DIREITO DE ACESSO
19

PARECERES LEGISLATIVOS
19

ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DO SETOR DE MEDIA EM PORTUGAL 2016
20

TRANSPARÊNCIA DOS MEDIA: TITULARIDADE, GESTÃO E MEIOS DE FINANCIAMENTO
21

LITERACIA PARA OS MEDIA - PLANO DE AÇÃO DA ERC
22

MEDIA E GÉNERO - PROMOÇÃO DA IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES E O COMBATE AOS ESTEREÓTIPOS DE GÉNE
23

OS MEIOS
24

RADIODIFUSÃO SONORA
28

TELEVISÃ0
35

A ERC EM 2016 - NÚMEROS MAIS SIGNIFICATIVOS
49

DELIBERAÇÕES DO CONSELHO REGULADOR
51

A ATIVIDADE DELIBERATIVA EM NÚMEROS
52

INICIATIVAS DE REGULAÇÃO (PROPOSTAS, PROJETOS, CONFERÊNCIAS E PROTOCOLOS)
57

PROTEÇÃO DE MENORES - CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO INCUMPRIMENTO DOS N.ºS 3 E 4 DO ART.º 27º
58

ERC APROVA DIRETIVA SOBRE A VARIAÇÃO DO VOLUME DE SOM NOS INTERVALOS PUBLICITÁRIOS DAS TELEVISÕES
58

ERC DEFINE OBRIGAÇÕES DAS EMISSÕES TELEVISIVAS PARA ACOMPANHAMENTO POR PESSOAS COM NECESSIDADES ESP
58

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