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ERC – Relatório de Atividades e Contas 2016 · Volume III

12

1.5.

ATIVIDADES DOS

DEPARTAMENTOS, UNIDADES

E NÚCLEOS EM 2016

1.5.1.

DEPARTAMENTO DE GESTÃO

No âmbito das atribuições do Departamento de Gestão

destacam-se, em 2016, nas suas várias áreas de

atuação, as atividades que se seguem:

1.5.1.1.

Na área financeira e orçamental

A prestação de contas do período compreendido entre

1 de janeiro e 31 de dezembro de 2015 foi submetida

eletronicamente no

site eContas

do Tribunal de Contas

a 5 de maio de 2016, após autorização da prorrogação

do seu prazo de entrega. A apreciação e aprovação da

conta e a aplicação dos resultados de 2015 foi efetuada

em Conselho Regulador, nos termos da alínea b) do

n.º 2 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC, no dia 4 de

maio de 2016.

No decurso de 2016, procedeu-se ao registo das

notificações das taxas e à emissão de 3 986 guias de

receita, onde se incluem 12 requisições de fundos

à Assembleia da República.

Foram emitidas 1 245 notificações por incumprimento

no pagamento, nos termos do artigo 30.º do Regime

de Taxas da ERC.

Em matéria de despesa foram realizados 1 031

cabimentos e compromissos, 1 947 processamentos

e 203 autorizações de pagamento.

Realizaram-se, entre recebimentos e pagamentos,

3 501 movimentos de tesouraria.

Enquanto serviço e fundo autónomo, a ERC procedeu

à monitorização da execução financeira e orçamental

de acordo com os diplomas legais e demais instruções

aplicáveis. Deu ainda cumprimento ao dever de

prestação de informação, com recurso aos sistemas de

informação da Direção-Geral do Orçamento, conforme

decreto de execução orçamental e demais legislação

aplicável, com caráter mensal, trimestral e anual. Esta

informação foi reportada com recurso ao sistema

SIGO

,

ao portal Serviços Online e ainda por correio eletrónico

toda a informação de gestão.

Foi reportada informação referente às alterações

e execução dos orçamentos de receita e despesa,

pagamentos em atraso, unidade de tesouraria,

compromissos plurianuais, situação da dívida,

balancetes analíticos, dívidas vencidas e em mora,

previsão mensal de execução, fundos disponíveis, assim

como o relatório e estimativa de execução orçamental

e a própria prestação de contas de 2015.

Deu-se continuidade ao processo de preparação

da implementação e adaptação ao novo normativo

contabilístico, o

SNC-AP – Sistema de Normalização

Contabilística para as Administrações Públicas

,

aprovado pelo Decreto-Lei n.º 192/2015, de 11 de

setembro, cuja entrada em vigor foi adiada in extremis

para o ano 2018. Foi feita a adaptação à nova estrutura

conceptual, às novas normas de contabilidade pública,

bem como a preparação da adoção do Classificador

Orçamental e Plano de Contas Multidimensional.

O Departamento de Gestão procedeu à preparação

e elaboração do Orçamento da ERC para 2017, tendo

remetido à Assembleia da República, em 27 de julho de

2016, proposta de orçamento cuja receita é proveniente

do Orçamento de Estado, nos termos do n.º 5 do artigo

48.º dos Estatutos. Após a aprovação, a 17 de agosto de

2016, em Conselho Regulador, foi submetido, por via

eletrónica, a 19 de agosto, através dos Serviços Online

da Direção Geral do Orçamento, a proposta global de

orçamento privativo a fim de integrar o Orçamento de

Estado para 2017.

Foi criado um repositório de informação financeira

e orçamental para o período compreendido entre 2007

e 2016, a ser atualizado regularmente, do qual constam

dados de gestão que poderão transformar-se em

informação de gestão útil, quer em termos

comparativos, quer históricos, sendo possível observar

a evolução dos diferentes itens, nas suas diferentes

aceções, ao longo do tempo.

1.5.1.2.

Na área patrimonial e de

aprovisionamento

Procedeu-se à gestão e acompanhamento da execução

dos contratos transitados de anos anteriores e à

contratação de diferentes bens e serviços, de caráter

corrente e de investimento, ao abrigo do Código dos

Contratos Públicos.

A maioria das contratações ocorreu ao abrigo do

procedimento por ajuste direto em função do valor,

com especial destaque para o regime simplificado,

mas também, nalguns casos, ao abrigo do regime

normal de contratação (com a constituição de júri

do procedimento, consulta a diversas entidades

e cumprimento estrito dos formalismos

pré-contratuais).

De entre os contratos estabelecidos, devido ao

montante e duração envolvidos, 24 deles resultaram

em contratos escritos.