Table of Contents Table of Contents
Previous Page  175 / 332 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 175 / 332 Next Page
Page Background

175

5)

A versão integral do protocolo assinado entre a ERC e a EPIS pode ser consultada

online

no sítio da ERC

(http://www.erc.pt/pt/protocolos

).

6)

De acordo com a mensagem do seu presidente, António Vitorino, presente no seu sítio

online

(http://www.epis.pt/quem-somos/mensagem-do-presidente)

,

a «Associação EPIS - Empresários Pela Inclusão Social foi criada, em 2006, por um grupo de mais de 100 empresários e gestores de Portugal…» e «tem por

missão a promoção da inclusão social em Portugal. Desde 2006, tem vindo a focar‑se na capacitação de jovens necessitados para a realização do seu potencial

ao longo da vida, através da Educação, da Formação e da Inserção Profissional». De acordo com a informação disponível no mesmo sítio, nessa missão da

EPIS que visa integrar o ser humano ao longo da sua vida há valores considerados fundamentais:1)humanidade e integridade; 2)conhecimento; 3) trabalho e

meritocracia; responsabilidade e solidariedade.

Ao momento em que a Associação assinou o protocolo com a ERC (tal como é referido no próprio protocolo), contava com 358 empresas associadas e parceiras

da sua atividade no terreno e tinha estado presente em mais de 95 concelhos de todo o País, sendo que, desde a sua fundação, acompanhou mais de 19 900

alunos, em cerca de 280 escolas e 9 centros do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Para mais informações sobre a Associação por favor consulte a mesma fonte.

7)

Inicialmente, também estava previsto realizar as atividades de literacia mediática no Agrupamento de Escolas do Cerco, no Porto. Foi realizada a sessão

Compreender e utilizar criticamente a informação televisiva

, no dia 8 de novembro de 2016. No entanto, por posterior incompatibilidade de agenda escolar, não

foi possível dar continuidade às restantes.

8)

A ação de 25 de fevereiro de 2016 teve a particularidade de incluir na equipa da ERC que se deslocou para realizar a ação uma estagiária do Instituto Superior

de Comunicação Empresarial (no âmbito de um protocolo de estágios entre as duas instituições). Nota‑se a sua inclusão na equipa como forma de demonstrar

que, sempre que possível, a ERC procurou sensibilizar os seus estagiários para a literacia mediática, estimulando a sua participação direta em atividades

relacionadas com a área. Um ano antes, no dia 17 de abril de 2015, duas estagiárias do mesmo Instituto participaram na dinamização da banca da ERC,

presente na montra de projetos realizada durante o 3.º Congresso Literacia,

Media

e Cidadania.

Com alguns pela primeira vez, com outros dando

continuidade a parcerias iniciadas em anos anteriores.

No dia 18 de maio de 2016, a ERC assinou um protocolo de

colaboração

5

com a associação

Empresários Pela Inclusão

Social (EPIS)

6

, tendo como principal objetivo

contribuir para

a inclusão social de jovens na área da educação

. Uma das

vertentes contempladas nesse protocolo foi precisamente

a da literacia mediática. De que forma?

A ERC propôs‑se implementar algumas das suas

atividades em escolas do 3.º ciclo de escolaridade

acompanhadas pelo programa da EPIS designado

Mediadores para o sucesso escolar

(ver caixa). Isso

significa que sempre que um técnico da ERC se deslocou

às escolas designadas, a sua atividade foi presencialmente

acompanhada por um

media

dor EPIS. Os professores das

turmas abrangidas também estiveram presentes.

Juntamente com uma responsável da EPIS, a equipa

do Plano de ação de Literacia Mediática da ERC

estabeleceu um programa de atividades consideradas

relevantes para os alunos desse ciclo escolar, sendo

que, sempre que necessário, os conteúdos foram

adaptados de forma a melhor corresponder às suas

necessidades e expetativas.

Tal como sintetiza a tabela, esta experiência abrangeu

cinco escolas parceiras da EPIS

7

, quatro da área

metropolitana de Lisboa e uma do Porto. Em resultado

do interesse manifestado pelas próprias escolas, em

duas delas a última sessão foi dedicada a aprofundar

ou a dinamizar conhecimentos adquiridos em sessões

anteriores e em outras duas foi dinamizada a atividade

Mensagens publicitárias nos conteúdos televisivos

.

Note‑se que as sessões realizadas emmaio de 2017 foram

registadas na iniciativa

Sete Dias com os Media

desse ano.

Sessões na Hemeroteca Municipal de Lisboa

Além da EPIS, outro parceiro que em 2016 permitiu

criar sinergias com este plano de ação da ERC foi a

Hemeroteca Municipal de Lisboa. No caso, a ligação

O QUE SÃO OS

MEDIADORES PARA

O SUCESSO ESCOLAR

?

Este é um dos três eixos definidores do plano

de ação da EPIS. É um programa de mediação

destinado a erradicar o abandono da escola e a

combater o insucesso escolar, bem como a inserir

profissionalmente jovens de risco. São abrangidos

por este programa crianças e jovens, com idades

entre os 6 e os 24 anos.

Os mediadores EPIS são psicólogos, assistentes

sociais, professores e outros técnicos da área

da educação cujo tempo de trabalho é 100 %

dedicado à missão definida para esse programa

(são contratados pela EPIS durante períodos de

três anos). Fazem uma supervisão presencial no

terreno, tendo como área de atuação a escola ou

outra instituição fora da sala de aula. Fazem uma

intervenção individual e personalizada, adaptada

ao perfil de risco de cada aluno, mas também

intervêm de forma personalizada, adaptada ao

perfil da família desses alunos e uma intervenção

geral dirigida a grupos de pais.

Os outros dois eixos do plano de ação EPIS são

o programa Escolas de Futuro, que apresenta

propostas inovadoras e boas práticas de gestão

na educação, formação profissional e emprego, e

o programa Vocações EPIS, destinado à inclusão

de jovens e adultos com baixas qualificações.

estabeleceu‑se através da Rede de Bibliotecas de Lisboa

e resulta diretamente do acolhimento das sessões

realizadas em 2014 em duas das suas bibliotecas.

Em 2015, a Hemeroteca manifestou interesse em receber

nas suas instalações duas sessões da ação

Literacia

e Media Digitais: Sabe navegar na Internet de modo

seguro, consciente e eficaz?

. A primeira realizou‑se

a 25 de fevereiro

8

e a segunda a 4 de maio de 2016.

LITERACIA PARA OS

MEDIA

– PLANO DE AÇÃO DA ERC