Table of Contents Table of Contents
Previous Page  176 / 332 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 176 / 332 Next Page
Page Background

ERC – Relatório de Regulação 2016 · Volume I

176

Escolas parceiras da EPIS Temas das Sessões

Datas

Escola Básica 2, 3

Cardoso Lopes

(Amadora)

«Compreender a utilizar criticamente a informação televisiva»

29 novembro 2016

«A Educação para os

Media

no trilho da inclusão: Conhecer e compreender a sinalética

na informação televisiva»

6 dezembro 2016

«Vamos desconstruir

Reality Shows

? Entre a realidade e a ficção»

17 janeiro 2017

«Literacia e

Media

Digitais: Sabe navegar na Internet de modo seguro, consciente e eficaz?» 14 março 2017

Por indisponibilidade de agenda não foi realizada a última sessão

Escola Secundária

Fernando Namora

(Amadora)

«Compreender a utilizar criticamente a informação televisiva»

3 novembro 2016

«A Educação para os

Media

no trilho da inclusão: Conhecer e compreender a sinalética

na informação televisiva»

12 dezembro 2016

«Vamos desconstruir

Reality Shows

? Entre a realidade e a ficção»

19 janeiro 2017

«Literacia e

Media

Digitais: Sabe navegar na Internet de modo seguro, consciente e eficaz?» 16 março 2017

«Mensagens publicitárias nos conteúdos televisivos»

11 maio 2017

Escola Secundária

São João da Talha

(Loures)

«Compreender a utilizar criticamente a informação televisiva»

11 novembro 2016

«A Educação para os

Media

no trilho da inclusão: Conhecer e compreender a sinalética

na informação televisiva»

15 dezembro 2016

«Vamos desconstruir

Reality Shows

? Entre a realidade e a ficção»

24 janeiro 2017

«Literacia e

Media

Digitais: Sabe navegar na Internet de modo seguro, consciente e eficaz?» 21 março 2017

«Mensagens publicitárias nos conteúdos televisivos»

9 maio 2017

Escola Básica D. Dinis

(Odivelas)

«Compreender a utilizar criticamente a informação televisiva»

4 novembro 2016

«A Educação para os

Media

no trilho da inclusão: Conhecer e compreender a sinalética

na informação televisiva»

2 dezembro 2016

«Vamos desconstruir

Reality Shows

? Entre a realidade e a ficção»

26 janeiro 2017

«Literacia e

Media

Digitais: Sabe navegar na Internet de modo seguro, consciente e eficaz?» 30 março 2017

Dinamização dos conhecimentos adquiridos nas sessões anteriores (com base nas fake

news)

11 maio 2017

Escola Básica

e Secundária Rodrigues

de Freitas (Porto)

«Compreender a utilizar criticamente a informação televisiva»

15 dezembro 2016

«A Educação para os

Media

no trilho da inclusão: Conhecer e compreender a sinalética

na informação televisiva»

12 janeiro 2017

«Vamos desconstruir

Reality Shows

? Entre a realidade e a ficção»

15 fevereiro 2017

«Literacia e

Media

Digitais: Sabe navegar na Internet de modo seguro, consciente e eficaz?» 15 março 2017

Aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nas sessões anteriores (tendo como mote

o exemplo do jogo “Baleia Azul”)

9 maio 2017

ATIVIDADES INTEGRADAS

NA EDIÇÃO

SETE DIAS COM OS

MEDIA 2016

À semelhança do que vem acontecendo desde 2013,

também em 2016 a ERC voltou a participar na iniciativa S

ete

Dias com os Media

onde foram realizadas três atividades.

A primeira iniciativa realizada pela ERC durante essa

semana foi a sessão acima referida, realizada a 4 de maio

na Hemeroteca Municipal de Lisboa. Também nesse dia

foi realizada uma sessão sobre a atividade

Mensagens

publicitárias nos conteúdos televisivos

, dirigida a alunos

do ensino secundário da Escola Básica e Secundária Gil

Vicente, em Lisboa. Essa mesma atividade foi novamente

a base da ação de sensibilização realizada para o público

de alunos do secundário, no dia 9 de maio, na Escola

Secundária Pedro Nunes, também em Lisboa.

No dia 5 de maio, foi realizada uma ação na Escola

Secundária Luís de Freitas Branco (em Paço de Arcos),

que permitiu sensibilizar alunos do 3.º ciclo para a

atividade intitulada

Compreender e utilizar criticamente

a informação televisiva

. Foram realizadas duas sessões

distintas, a primeira com uma turma do 7.º ano, seguida

de uma sessão com alunos de uma turma do 8.º ano.

É ainda de notar que na semana seguinte à edição

Sete Dias com os Media 2016

, no dia 12 de maio,

a ERC deslocou uma técnica à Universidade do Algarve,

onde realizou uma sessão aberta dedicada ao tema

O Rigor Informativo – os princípios e os limites legais aos

conteúdos jornalísticos.

Com essa atividade destinada

aos alunos do curso de Ciências da Comunicação

(embora aberta ao público em geral), a ERC procurou

elucidar acerca dos deveres dos operadores televisivos

e dos direitos dos telespetadores, tendo como finalidade

uma informação mais isenta e rigorosa.