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ERC – Relatório de Regulação 2016 · Volume I

320

5.1.

OPERADORES LOCAIS

No que atende aos apuramentos semestrais dos

operadores locais entre 2008 e 2016, assinala‑se

o seguinte:

Ano

> 25%

< 25%

1.º

semestre

2.º

semestre

1.º

semestre

2.º

semestre

2008

84,3

-

84,9

-

15,7

-

15,1

-

2009

87,4

88,4

12,6

11,6

2010

85,3

83,6

14,7

16,4

2011

85,5

84,8

14,5

15,3

2012

91

84,6

9

15,4

2013

95,6

95,8

4,4

4,2

2014

96,7

94,7

3,3

5,3

2015

98,5

94,9

1,5

5,1

2016

98,9

96,3

1,1

3,7

Fig. 19 –

Percentagemmédia por semestre da quota de 25 % nas 24 horas de

emissão

Ano

> 25%

< 25%

1.º

semestre

2.º

semestre

1.º

semestre

2.º

semestre

2008

85

-

86,2

-

15,2

-

13,8

-

2009

91,3

89,5

8,7

10,5

2010

82

81,9

18

18,2

2011

87

86,5

13

13,5

2012

89

82,6

11

17,4

2013

96,3

97,4

3,7

2,6

2014

96,3

-

95,1

3,7

=

4,9

2015

98,6

92

2,7

3,2

2016

98,5

94,2

1,5

5,8

Fig. 20 –

Percentagemmédia por semestre da quota de 25 % entre as 7h e as

20 horas

No que se refere à média semestral de operadores

locais que asseguram o cumprimento da quota de

25 % de música portuguesa, nas 24 horas de emissão,

esta situa‑se no primeiro semestre de 2016, em

98,9 %, a mais alta dos anos observados. Não obstante

o decréscimo de 2,6 %, no segundo semestre, com

96,3 %, ainda assim apresentou uma subida de 1,4 %,

face ao mesmo período de 2015 (Fig. 19).

Na análise das médias semestrais de difusões musicais

no período das 7h às 20h, verifica‑se que a percentagem

de cumprimento no primeiro semestre assenta nos

98,5 %, com o ligeiro decréscimo de 0,5 %, face a

2015. No que se refere ao segundo semestre do ano,

regista‑se, da mesma forma, uma subida de 2,2 % face

à média apurada no ano anterior, situando‑se nos 94,2 %.

Os serviços de programas

RFM

e

Rádio Comercial

registaram, ao longo de todos os meses do ano, valores

bastante elevados de música recente, assinalando‑se,

em dezembro, quotas de 70,7 % e 61,8 % para as

mencionadas estações.

Já a

Rádio Renascença

, que apresenta percentagens

elevadas de música portuguesa, registou na música

recente valores bastante inferiores aos previstos,

atentas as condicionantes da sua programação musical

e público‑alvo específicos, o projeto editorial e a

produção nacional insuficiente. Note‑se que as elevadas

percentagens contabilizadas para a quota de música

portuguesa interferem nos valores contabilizados nas

subquotas.

Os serviços de programas

RFM

e

Rádio Comercial,

direcionados a um público mais jovem e beneficiando

de maior oferta musical, apresentaram quotas elevadas

de música recente.

5.

ANÁLISE EVOLUTIVA

2008 – 2016

A utilização do Portal, em 2016, manteve os mesmos

operadores no sistema de apuramento automático de

rácios de música portuguesa face ao ano anterior:

Fig. 18 –

Quadro comparativo das rádios ativas no portal de música

portuguesa 2007-2016

Ativos: Serviços de programas que se encontram inscritos no portal

QUADROCOMPARATIVODASRÁDIOSATIVAS

NOPORTALDEMÚSICAPORTUGUESA 2007-2016

250

200

150

100

50

0

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

RÁDIOS ATIVAS

96

147 152

166

182 186 190

208 209 209