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ERC – Relatório de Regulação 2016 · Volume I

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da Transparência, uma base de dados eletrónica

que brevemente ficará alojada no

site

do Regulador.

As próprias entidades abrangidas estão obrigadas

a difundir as informações prestadas através dos

seus meios.

Além disso, plasma uma iniciativa legislativa singular

na paisagem transnacional de regulação dos

media

,

indo ao encontro de recomendações europeias

dirigidas à proteção da liberdade e dos meios de

comunicação social no designado novo ecossistema

mediático, crescentemente determinado pelo ritmo

de evolução das tecnologias digitais.

Convida, ainda, a uma abordagem regulatória fundada

num diálogo e numa dinâmica interdisciplinares,

convocando o cruzamento de distintas perspetivas

na sua interpretação e aplicação, nomeadamente,

a jurídica, a económico-financeira, a comunicacional

e a computacional.

Deverá ainda referir‑se que unifica num só diploma

as disposições relativas à promoção da transparência

da titularidade, da gestão e dos meios de financiamento

das entidades que prosseguem atividades de

comunicação social dispersas na legislação setorial.

A lei prevê igualmente o alargamento das entidades

sujeitas a reporte e das informações específicas que

devem ser comunicadas, em particular, em matéria

de participações diretas e indiretas, fluxos financeiros,

clientes relevantes e detentores relevantes do passivo.

O capítulo estrutura‑se em duas partes principais:

i) enquadramento das disposições legais da

transparência e passos preparatórios da aplicação

da lei; ii) apresentação e análise exploratória dos

dados comunicados (até 23 de junho de 2017). Esta

segunda parte, por sua vez, organiza‑se em três

pontos: a) caracterização das entidades registadas;

b) análise agregada das entidades que reportaram

indicadores financeiros relativos à atividade de

comunicação social; c) aprofundamento das relações

transversais de titularidade de algumas empresas

de

media

nacionais de maior dimensão.

LITERACIA PARA OS

MEDIA

– PLANO DE AÇÃO DA ERC

O tema da literacia mediática não é novo para a

ERC, que desenvolve trabalho nessa área há vários

anos. Surge aqui a oportunidade de apresentar um

balanço sobre a forma como, nos últimos cinco anos

(2012-2017), este

plano de ação

se foi enraizando na

atividade do regulador e como passou a ser uma linha

de trabalho fundamental e em pleno desenvolvimento,

integrando anualmente o plano de atividades da

instituição. Como parte do relatório de regulação

de 2016, salientam‑se naturalmente as atividades

realizadas nesse ano.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DE LITERACIA

MEDIÁTICA DA ERC

Em 2013, aproveitando o simbolismo da iniciativa

Sete

Dias com os Media

, a ERC levou para o terreno a sua

primeira grande atividade prática de educação para os

media

, intitulada

Compreender e utilizar criticamente

a informação televisiva

.

O sucesso da primeira atividade levou a que no ano

seguinte nascessem novas ideias para conteúdos e

atividades de literacia mediática inspiradas na missão

do regulador, a saber:

Vamos desconstruir reality shows?

Entre a realidade e a ficção

O seu objetivo é sensibilizar para o modo como este

tipo de programas são construídos e estimular a

vertente crítica em relação ao consumo dos mesmos,

nomeadamente através do reconhecimento dos

estereótipos e das interpretações que suscitam.

A educação para os Media no trilho

da inclusão: Conhecer e compreender

a sinalética na programação televisiva

Pretende‑se contribuir para uma maior

consciencialização em relação à presença dessa

sinalética, mas sobretudo relativamente ao seu

significado e utilidade como forma de possibilitar

um pensamento crítico em relação à sua utilização.

Mensagens Publicitárias nos Conteúdos

Televisivos

Prestar especial atenção às estratégias utilizadas

pelas televisões como forma de incluir apelos ao

consumo e divulgação de marcas, bens e serviços no

conteúdo dos próprios programas, alertando para os

casos em que essa inclusão é considerada abusiva e

está em infração relativamente à legislação em vigor.

Literacia e Media Digitais: Sabe navegar

na Internet de modo seguro, consciente

e eficaz?

Destinada a sensibilizar o cidadão comum na utilização

que faz da Internet, alertando, entre outras, para

questões como a credibilidade da informação

online

,

o reconhecimento da fiabilidade e a distinção da

natureza das fontes que consulta, a consciencialização

da sua pegada digital, o potencial e os perigos

da navegação

online

.