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ERC – Relatório de Regulação 2016 · Volume I

6

MEDIA E GÉNERO PROMOÇÃO DA IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES E O COMBATE AOS ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO

179

PLANO DE AÇÃO

180

OS MEIOS

185

A REGULAÇÃO DOS MEDIA DIGITAIS

186

NOVOS MEDIA – SOBRE A REDEFINIÇÃO DA NOÇÃO DE ÓRGÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

186

OFERTA E CONSUMOS DE MEDIA

192

1. NOTA INTRODUTÓRIA

192

2. MEDIA : FACTOS E TENDÊNCIAS DE 2016

192

3. TELEVISÃO

193

3.1. O Mercado da Televisão

193

3.2. Oferta Televisiva

195

3.3. Audiências Televisivas

196

3.4. Audiências por Géneros Televisivos

197

4. RÁDIO

199

4.1. Audiências de Rádio

199

4.2. Paisagem Radiofónica

200

5. IMPRENSA

201

6. INTERNET

205

ANEXOS

207

INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO - A EVOLUÇÃO DO MERCADO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

214

1. INTRODUÇÃO

214

2. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO POR MEIO (ESTIMATIVAS MARKTEST)

214

2.1. Distribuição do Investimento Publicitário em Televisão (Estimativas Marktest)

215

2.2. Distribuição do Investimento Publicitário em Rádio (Estimativas Marktest)

216

2.3. Distribuição do Investimento Publicitário em Imprensa (Estimativas Marktest)

217

3. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO POR MEIO (ESTIMATIVAS DA OMNICOM MEDIA GROUP)

217

4. SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS ESTIMATIVAS DA MARKTEST E DA OMNICOM MEDIA GROUP

218

ANEXOS

219

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL DO ESTADO

222

1. ENQUADRAMENTO

222

2. ANTECEDENTES

222

3. A ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL

223

4. A PLATAFORMA DIGITAL DA PUBLICIDADE INSTITUCIONAL DO ESTADO

224

REGISTOS DOS MEIOS E ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

230

1. INTRODUÇÃO

230

2. ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SUJEITOS A REGISTO

230

3. ATOS REGISTRAIS PRATICADOS EM 2016 – INSCRIÇÕES, AVERBAMENTOS E CANCELAMENTOS

231

3.1. Inscrições

231

3.2. Averbamentos

235

3.3. Cancelamentos

235

4. CARACTERIZAÇÃO DO UNIVERSO DOS REGISTOS DOS ÓRGÃOS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

236

4.1. Publicações Periódicas (Pp)

236

4.2. Empresas Jornalísticas (Ej)

236

4.3. Empresas Noticiosas (En)

236

4.4 Operadores Radiofónicos (Or)

236

4.5. Operadores De Televisão (Ot)

236

4.6. Operadores De Distribuição (Od)

236

4.7. Serviços De Programas Difundidos Exclusivamente Pela Internet (SPDEI)

237

ANEXO ÚNICO

237

SONDAGENS E ESTUDOS DE OPINIÃO

238

1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS SONDAGENS

238

1.1. Entidades Credenciadas

238

1.2. Depósitos

242

1.3 Temas Abordados

242

2. CARACTERÍSTICAS METODOLÓGICAS DAS SONDAGENS

244

2.1. Método de recolha da informação

244

2.2. Métodos de seleção de amostras

244

2.3. Âmbito geográfico dos estudos

245

2.4. Dimensão das amostras

245

3. DIVULGAÇÃO DE SONDAGENS

246

3.1 Enquadramento

246

3.2 Divulgadores de Sondagens

248