Ir para: Menu principal, Conteúdo, Outros Conteúdos


tags
Tags
Acessibilidades
7 Dias com os Media 2021
Acessibilidades

A ERC considera oportuno que os operadores assumam objetivos mais ambiciosos em termos de acessibilidade às emissões televisivas.

 

Veja aqui o testemunho de Fátima Resende, Vogal da ERC, proferido por ocasião do “Forum Accessible Europe: ICT4ALL”.

7 Dias com os Media 2021

A nona edição do "7 Dias com os Media" decorrerá entre 3 e 9 de maio, sob o lema “Participar faz a diferença!”.

05/052021
Operação “7 Dias com os Media” já arrancou

A ERC recorda que já está de regresso a operação 7 Dias com os Media, uma semana de incentivo à educação para os media e a melhores níveis de literacia mediática que o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), do qual a ERC faz parte, promove anualmente desde 2013, entre os dias 3 e 9 de maio.

 

Naquela que será a sua 9.ª edição - este ano sob o mote “Participar faz a diferença!” - o objetivo que tradicionalmente caracteriza esta iniciativa mantém-se: incentivar o acesso, a compreensão, a análise crítica e esclarecida dos media, bem como a produção, através da partilha de atividades e projetos registados pelos participantes em http://www.7diascomosmedia.pt/.

28/042021
Comunicado do Conselho Regulador da ERC

O Conselho Regulador da ERC tomou conhecimento, com particular preocupação, dos acontecimentos que se seguiram ao desafio de futebol realizado entre o Moreirense FC e o FC Porto, no dia 26 de abril de 2021, em que se encontrava em exercício de funções um profissional de comunicação social, que se viu impedido de realizar o seu trabalho em condições de segurança profissional e pessoal, situação suscetível de condicionar a liberdade de informação.

 

A ERC repudia categoricamente o clima de intimidação e violência a que os profissionais da comunicação social possam estar sujeitos no exercício da sua atividade, apelando à intervenção pronta e firma das autoridades policiais, desportivas e judiciais, para que se evite, no futuro, a repetição destas situações.

26/042021
ERC considera oportuno que operadores assumam objetivos mais ambiciosos em termos de acessibilidade às emissões televisivas

A ERC tem como competência definir o conjunto de obrigações que permitam o acompanhamento das emissões televisivas por pessoas com necessidades especiais, nomeadamente através do recurso à legendagem, à interpretação por meio de língua gestual portuguesa, à áudio-descrição ou a outras técnicas que se revelem adequadas, com base num plano plurianual, que preveja o seu cumprimento gradual, atendendo ainda às condições técnicas e de mercado em cada momento por ela verificadas.

 

Veja aqui o testemunho da Vogal da ERC, Fátima Resende, proferido por ocasião do “Forum Accessible Europe: ICT4ALL”, e no qual se declara ser oportuno que os operadores assumam objetivos de acessibilidade mais ambiciosos não só em termos de horas de programação mas também de uma maior diversidade de género programático para promover a igualdade por meio da inclusão.

 

Direitos do vídeo: Organização do “Forum Accessible Europe: ICT4ALL”

23/042021
ERC assume coordenação do Grupo do ERGA sobre Efeitos da COVID-19

Em 2021, a ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social assume a coordenação do Grupo de Ação sobre os efeitos económicos da crise provocada pela COVID-19 (AG2) do Grupo dos Reguladores Europeus do Audiovisual (ERGA).

Pesquisar no arquivo

Submeter