Conferência ERC 2024

A ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social promoveu, no dia 3 de dezembro, na Sala do Senado, no Edifício da Assembleia da República, em Lisboa, a Conferência “Informação como Bem Público: Regulação Mediática e Políticas Públicas”.

A Conferência contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República e visou refletir de forma plural e aberta sobre a regulação e as políticas públicas para a comunicação social.

A Conferência teve interpretação em Língua Gestual Portuguesa e transmissão em streaming no canal oficial da ERC no Youtube.

Josef Trappel, Professor de Política e Economia dos Media no Departamento de Estudos de Comunicação da Universidade de Salzburgo foi o Conferencista convidado. A comunicação centrou-se na transformação digital e na análise às abordagens políticas para um setor de media resiliente e democrático.

No plano nacional, estiveram presentes presidentes e administradores de grupos de media, especialistas e agentes nucleares do setor, jornalistas, académicos, representantes de partidos políticos com assento parlamentar e cidadãos.

A ERC agradece a presença de todos os participantes neste encontro que constituiu uma oportunidade enriquecedora de partilha e reflexão sobre a regulação e as políticas públicas para a comunicação social.

Disponível para consulta: PROGRAMA | SINOPSES DOS PAINÉISORADORES  | VÍDEOS | FOTOGRAFIAS


Keynote Speaker - JOSEF TRAPPEL

 

É Professor de Política e Economia dos Media no Departamento de Estudos de Comunicação da Universidade de Salzburgo, Áustria. É Diretor desse Departamento e do programa de Mestrado conjunto Erasmus Mundus “Comunicação Digital e Liderança".

Estudou Comunicação e Ciência Política nas Universidades de Salzburgo e Zurique. O trabalho científico e de investigação que conduz centra-se na relação entre os media, as plataformas digitais e a democracia; nas alterações às estruturas dos meios de comunicação social e as suas implicações na comunicação e na política e economia em matéria de comunicação social a nível nacional e internacional.

Juntamente com Werner A. Meier, é Presidente do Grupo de Investigação Euromedia. Os projetos de investigação recentes incluem o “Media for Democracy Monitor” (2021) e o “Euromedia Ownership Monitor” (2023).


 

Sinopses dos Painéis:

Painel “A Sustentabilidade dos media em Portugal

Painel “A Sustentabilidade dos media em Portugal". Mesa redonda com representantes de entidades de media em Portugal com diferentes posicionamentos no setor. O conhecimento das condições reais de funcionamento dos media é fundamental para uma abordagem regulatória eficaz, coerente, próxima e dialógica.
O painel tem como objetivos debater os principais desafios com que se confronta a comunicação social no atual ecossistema digital e refletir sobre soluções presentes e futuras que permitam assegurar a sustentabilidade de um campo sensível e essencial para a democracia.

Painel “Políticas de apoio à comunicação e ao jornalismo”

Painel “Políticas de apoio à comunicação e ao jornalismo”. Mesa redonda com especialistas e agentes nucleares do setor dedicada à reflexão e ao debate sobre os sistemas de apoio à comunicação social em diferentes contextos nacionais, observando em especial as políticas públicas prosseguidas nos países da União Europeia.
“Apoios e Incentivos do Estado à Comunicação Social”, estudo da ERC apresentado em julho último, constituirá uma base de referência para apoiar a reflexão. A independência dos media no contexto dos sistemas de apoio ao jornalismo constituirá também um tema importante a desenvolver na dinâmica do debate.

Mesa Redonda

Mesa Redonda"Políticas Públicas para os Media". Mesa Redonda que se propõe debater os vários eixos do plano de ação delineada pelo Governo para apoio ao setor da comunicação social em Portugal.
A reflexão far-se-á a partir das distintas visões políticas dos partidos políticos com assento parlamentar e tendo presente as vulnerabilidades e os fatores de risco que na atualidade afetam a comunicação social e geram preocupação quanto ao seu funcionamento, transparência e sustentabilidade.


Fotografias