Estudos

Cobertura Jornalística das Eleições Europeias 2019 - Rádio

Este Relatório retrata a cobertura mediática feita pelas estações de rádio Antena 1, TSF, Rádio Renascença e Rádio Comercial às eleições para o Parlamento Europeu em 2019.

A análise incidiu nos blocos informativos da manhã e do final da tarde, emitidos em período de campanha eleitoral (13 a 24 de maio de 2019), nestas que são as estações mais vocacionadas para a informação em cada um dos maiores grupos de media do mercado radiofónico nacional.

A ERC definiu como objetivo identificar as presenças dos partidos políticos candidatos ao ato eleitoral, bem como dos seus representantes (candidatos e outros). A partir da identificação das presenças destas formações pretendeu caracterizar a atenção informativa atribuída a cada candidatura, identificando eventuais situações de desequilíbrio no acesso dos candidatos/candidaturas ao espaço mediático. À semelhança do que a ERC já fizera no Relatório anteriormente divulgado, referente à cobertura jornalística feita pelas televisões.  

Além do registo das presenças das candidaturas, a ERC considerou também o enfoque temático evidenciado e o destaque dado à sua cobertura pelos órgãos de comunicação social, nomeadamente observando o tempo que lhe era dedicado nos noticiários.

Definições de Cookies

A ERC, na prossecução do seu interesse legítimo, utiliza neste sítio eletrónico e em certas plataformas nele disponibilizadas, cookies com o objetivo de garantir boas condições técnicas de acesso e navegação ao utilizador, bem como preservar a segurança dos seus sistemas de informação.

Consulte aqui a Política de Utilização de Cookies e a Política de Privacidade da ERC.