APRESENTAÇÃO DO ESTUDO ''MODELOS DE NEGÓCIO E COMUNICAÇÃO SOCIAL''

A ERC e o CIES-IUL apresentaram publicamente no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, a 17 de setembro de 2015, o Estudo MODELOS DE NEGÓCIO E COMUNICAÇÃO SOCIAL- “Telcos”, Legacy Media, Novos Media e Start-ups jornalísticas em navegação digital.

O estudo coordenado por Carlos Magno, Presidente da ERC, Tânia de Morais Soares, Diretora de Análise de Media da ERC e Gustavo Cardoso, investigador e docente do ISCTE-IUL, além de diagnosticar a realidade dos media em Portugal, tem como principais objetivos perspetivar a evolução do setor, identificar as áreas de transformação da prática jornalística, as estratégias de monetização e os modelos de negócio da comunicação social portuguesa para os próximos cinco anos.

Este trabalho foi produzido tendo por base dados primários e secundários, obtidos através de inquéritos, consulta de bases de dados, análise de relatórios e de um conjunto de entrevistas cedidas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social e realizadas durante 2014 a personalidades que têm atuado em diferentes dimensões do mundo da comunicação social portuguesa como: Afonso Camões, Alberto da Ponte, António Granado, Bessa Tavares, Fátima Barros, Helena Garrido, Henrique Granadeiro, João Couto, João Marcelino, José Alberto de Carvalho, José Manuel Portugal, Luís Cunha Velho, Mário Vaz, Miguel Almeida, Octávio Ribeiro, Paulo Azevedo, Paulo Fernandes, Pedro Esteves, Pedro Norton, Pedro Santos Guerreiro, Pinto Balsemão, Proença de Carvalho, Rosa Cullell e Zeinal Bava.

Disponível para consulta: Programa | Sumário Executivo do estudo

Definições de Cookies

A ERC, na prossecução do seu interesse legítimo, utiliza neste sítio eletrónico e em certas plataformas nele disponibilizadas, cookies com o objetivo de garantir boas condições técnicas de acesso e navegação ao utilizador, bem como preservar a segurança dos seus sistemas de informação.

Consulte aqui a Política de Utilização de Cookies e a Política de Privacidade da ERC.