Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
Apresentação do Estudo "Modelos de Negócio e Comunicação Social"

A ERC e o CIES-IUL apresentaram publicamente no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, a 17 de setembro de 2015, o Estudo MODELOS DE NEGÓCIO E COMUNICAÇÃO SOCIAL- “Telcos”, Legacy Media, Novos Media e Start-ups jornalísticas em navegação digital.

O estudo coordenado por Carlos Magno, Presidente da ERC, Tânia de Morais Soares, Diretora de Análise de Media da ERC e Gustavo Cardoso, investigador e docente do ISCTE-IUL, além de diagnosticar a realidade dos media em Portugal, tem como principais objetivos perspetivar a evolução do setor, identificar as áreas de transformação da prática jornalística, as estratégias de monetização e os modelos de negócio da comunicação social portuguesa para os próximos cinco anos.

Este trabalho foi produzido tendo por base dados primários e secundários, obtidos através de inquéritos, consulta de bases de dados, análise de relatórios e de um conjunto de entrevistas cedidas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social e realizadas durante 2014 a personalidades que têm atuado em diferentes dimensões do mundo da comunicação social portuguesa como: Afonso Camões, Alberto da Ponte, António Granado, Bessa Tavares, Fátima Barros, Helena Garrido, Henrique Granadeiro, João Couto, João Marcelino, José Alberto de Carvalho, José Manuel Portugal, Luís Cunha Velho, Mário Vaz, Miguel Almeida, Octávio Ribeiro, Paulo Azevedo, Paulo Fernandes, Pedro Esteves, Pedro Norton, Pedro Santos Guerreiro, Pinto Balsemão, Proença de Carvalho, Rosa Cullell e Zeinal Bava.

Disponível para consulta:

Galeria Fotográfica:

Sessão de Apresentação Pública do Estudo

Imagem da sessão de abertura e boas vindas. Da esquerda para a direita: Emídio Gomes, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Sebastião Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto, Carlos Magno, Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e Fernanda Ribeiro, Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Carlos Magno, Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social ,a discursar na sessão de abertura e boas vindas.

Imagem do grupo de comentadores convidados. Panorâmica da sala. Conferencista Rui Rio, Economista e ex-Presidente da Câmara Municipal do Porto, a discursar.
Conferencista Vítor Bento, Economista e Conselheiro de Estado na sua intervenção. Panorâmica da sala. Panorâmica da sala.
Sessão I – Cenários para a Comunicação Social/ Apresentação do Estudo por Gustavo Cardoso, Professor e Investigador do ISCTE-IUL. Moderação: Luísa Roseira, Vogal da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Gustavo Cardoso, Professor e Investigador do ISCTE-IUL e co-autor do estudo, na sua intervenção.

Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, a realizar o seu comentário.
Carlos Melo Brito, Pró-Reitor da Universidade do Porto, a realizar o seu comentário. Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP, a realizar o seu comentário. Patrícia Teixeira Lopes, Associate Dean na Porto Business School, a realizar o seu comentário.
Paulo Nunes de Almeida, Presidente do Conselho Geral da AEP, a realizar o seu comentário. Pedro Norton, Presidente Executivo da Impresa, SGPS, S.A., a realizar o seu comentário. Conferencista Augusto Santos Silva, Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, na sua intervenção.
Sessão II – A Comunicação Social na primeira pessoa/apresentação das Entrevistas por Tânia Soares, Diretora do Departamento de Análise de Media da ERC e Sandro Mendonça, Economista do ISCTE-IUL. Moderação: João Fernando Ramos, Editor RTP. Luís Nazaret, Economista e ex-Presidente da ANACOM, a realizar o seu comentário. Helena Garrido, Diretora do Jornal de Negócios, a realizar o seu comentário.
José Alberto de Azeredo Lopes, ex-Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, no seu comentário. Fernando Zamith, Presidente do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no seu comentário. João Epifânio, Diretor de Produtos e Serviços da Portugal Telecom, no seu comentário.
Afonso Camões, Diretor do Jornal de Notícias, no seu comentário. Mesa da Sessão de Encerramento. Da esquerda para a direita: Luísa Roseira, Vogal da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto e Carlos Magno, Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.