Experiência: "Da sala de aula ao Estúdio: aprender com um Telejornal"

Título da Experiência

Da sala de aula ao Estúdio: aprender com um Telejornal.


Estabelecimento de Ensino

Agrupamento de Escolas de Freixo- Portugal


Referência a um professor responsável

Cristina Rodrigues


Experiência colocada em prática desde janeiro de 2019?

A experiência pedagógica foi posta em prática pela primeira vez em janeiro de 2020 e continua a ser feita, numa base semanal. Até à presente data, foram feitas 54 edições, envolvendo alunos de todas as faixas etárias e níveis de ensino.


Descreva brevemente a experiência

O roteiro de atividades propõe educar a escuta, o olhar crítico de notícias e a produção de conteúdos a partir de fontes fidedignas. Um trabalho de leitura e seleção de fontes, redação e o alinhamento das notícias da escola e mundo. Da apresentação à edição, os jornalistas trabalham autonomamente.


Experiências realizadas com alunos com idades entre os 6 e os 18 anos

A faixa etária dos alunos participantes vai dos 7 aos 15 anos de idade (1.º, 2º e 3º ciclos)


Disciplinas implicadas

As matérias ou temáticas abordadas centram-se nas notícias da atualidade, os temas que os jornais trazem para as primeiras páginas ou os acontecimentos mais importantes da escola ou ainda os conteúdos das disciplinas.


Quais foram os objetivos de aprendizagem?

Os objetivos de aprendizagem previstos visam melhorar a compreensão de leitura, a escuta crítica e a capacidade de comunicação perante públicos essencialmente juvenis. 

Pretende-se que os mais novos sejam capazes de aprender a contextualizar e a contrastar dados e a discernir informação verdadeira daquela que não o é, aprendendo a analisar as diversas plataformas de comunicação com o raciocínio adequado.

Visa de igual modo a promoção da liberdade de informação, a liberdade de expressão e as sociedades inclusivas a partir do diálogo e da ação, fomentando a criação de espaços de debate e diálogo onde possam expressar-se, construir e expor diferentes opiniões e colocar novas questões;

Com a atividade Da sala de aula ao Estúdio: aprender com um Telejornal pretende-se formar cidadãos conscientes que saibam informar-se sobre o mundo que os rodeia e construir o seu saber de forma ativa e autónoma. A atividade trabalha, de forma muito particular, a capacidade de gestão de informação, a seleção criteriosa de fontes e a competência da expressão oral e de comunicação em geral.

Por fim, mas de não menos importância, a atividade pretende promover a responsabilidade partilhada com as famílias na educação mediática, levando a questão da literacia mediática aos adultos do agregado familiar.

https://aefreixo.pt/comunica/alunos-do-1-ociclo-fazem-edicao-integral-do-telejornal-54/"


Qual foi a origem desta proposta?

A proposta pedagógica surge no âmbito das múltiplas atividades do Clube de Comunicação, responsável pela edição diária do Jornal Digital Comunica. É acompanhada desde o seu início por uma jornalista profissional, Joana Fillol, que promoveu diversas formações junto dos alunos e dos professores envolvidos. Uma instituição de Ensino Superior, a Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais, acompanhou e monitorizou durante um ano letivo a atividade, através de um trabalho de mestrado de duas alunas do Curso de Comunicação, sob supervisão do professor Luís Loureiro.   

https://aefreixo.pt/comunica/a-francisca-e-a-claudia-da-universidade-do-minho-lembram-se-delas/


Que metodologias foram utilizadas?

As metodologias e abordagens utilizadas no desenvolvimento e implementação da atividade basearam-se na Metodologia de Competência de ação-participação, ao permitir a inclusão de alunos muito jovens no mundo do jornalismo, uma realidade geralmente reservada a um público mais adulto.

O processo de construção dos conteúdos é partilhado através do diálogo crítico e da reflexão, colaboração entre pares e auto-motivação (auto-gerar o que fazer, participar e agir).

Com este compromisso e envolvimento numa atividade de interesse social, os mais novos aprendem a ser cidadãos ativos e participativos nos problemas da sociedade.


Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria?

A partir de fontes jornalísticas, os alunos selecionam semanalmente informação pertinente num conjunto de notícias do mundo e da escola (normalmente 3 a 4 notícias de cada temática), reescrevem os conteúdos dessas mesmas notícias e decidem a estrutura do telejornal. Posteriormente, os pequenos jornalistas apresentam, gravam e editam o produto final, que é divulgado junto de toda a comunidade escolar e fora desta.

https://aefreixo.pt/comunica/agrupamento-de-escolas-de-prado-participou-em-projeto-internacional-mensi-na-nossa-escola/


Como é que o uso *da tecnologia* enriqueceu ou melhorou a aprendizagem  dos alunos?

O acesso a fontes em plataforma digitais fidedignas, o uso de teleponto, sistemas de gravação de áudio e vídeo, utilização de diversos softwares de edição manuseados integralmente pelos alunos, permitiu uma clara melhoria na sua aprendizagem, uma vez que são construtores do seu conhecimento ao longo de todo o processo. Os professores dos alunos que participaram no projeto relatam uma melhoria das capacidades de comunicação e gestão de informação, com reflexos práticos nas disciplinas do currículo.


Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos?

A atividade foi concebida para poder ser realizada de forma praticamente integral pelos alunos: a intervenção dos docentes é mínima, de supervisão, tendo havido inclusivamente alturas em que a execução da mesma foi feita de forma totalmente autónoma pelos alunos, a partir de suas casas, como sucedeu durante a Pandemia de Covid 19.

Destaca-se uma preocupação em abranger o número máximo de alunos, independentemente do ano de escolaridade, necessidades educativas ou competências. Não há um grupo fixo de jornalistas, pelo contrário, praticamente todas as turmas são chamadas a fazer a atividade ao longo do ano. Os alunos gostam de realizar as tarefas, uma vez que têm acesso a materiais e tecnologias que de outra forma lhes estaria vedado e são elementos ativos, com grande grau de autonomia durante todo o processo.


Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados?

O feedback dos professores, os comentários nas redes sociais ou observações informais dos professores ou família dos alunos, bem como um claro reconhecimento por parte da direção da escola das mais-valias do projeto são indicadores claros dos resultados obtidos. 

Após a publicação da atividade nas redes sociais, decorre uma autoavaliação dos alunos em relação à qualidade do trabalho desenvolvido e análise dos aspetos positivos e a melhorar em futuras edições;

Desta forma, os alunos dão, recebem e usam feedback para melhorar as suas prestações a partir de um acompanhamento do processo com incentivos e recomendações/sugestões de melhoria.


Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência?

Os objetivos de aprendizagem foram totalmente alcançados. Depois de auscultados os docentes, verifica-se relação direta na melhoria das aprendizagens em sala de aula, em apresentações de trabalhos, intervenções orais e organização da informação.

Os alunos tornam-se ativos e participativos na realidade social e nas matérias curriculares."


Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente?

É uma experiência realizada real, individual e coletiva que se divulga naturalmente entre alunos e docentes e as próprias famílias e demais comunidade.

Verifica-se um envolvimento dos pais na preparação da apresentação do telejornal (treino de leitura); ajuda na gravação dos telejornais em casa (Tempo de pandemia). Os alunos participam em concursos e projetos, têm formação em jornalismo (Jornal Público, Associação Literacia para os Media e Jornalismo, Milobs). De igual modo, existe uma cooperação de não docentes na preparação e manutenção dos equipamentos. Frequentemente, os próprios alunos são chamados a apresentar a experiência a outras instituições educativas nacionais e estrangeiras.

https://aefreixo.pt/comunica/telejornal-comunica-tv-fevereiro/


Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência?

Fomentar uma participação mais ativa e direta dos pais/docentes/não docentes na experiência (mensal); Introdução de excertos de entrevistas ou reportagens na edição do telejornal;

 Gravação fora do estúdio, no recinto escolar ou fora da escola.


Vídeo

https://youtu.be/OoRT8fhhOtQ


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