Experiência: "O C3 É A BIBLIOTECA COM A ESCOLA LÁ DENTRO"

Título da Experiência

O C3 É A BIBLIOTECA COM A ESCOLA LÁ DENTRO


Estabelecimento de Ensino

Agrupamento de Escolas de Ovar Sul


Referência a um professor responsável

Maria João Cartaxo


Experiência colocada em prática desde janeiro de 2019?

Setembro 2019 a junho 2022


Descreva brevemente a experiência

O Clube de Comunicação e Criatividade (C3) tem como eixo central a Biblioteca Escolar.

Foi criado em 2018 e tem como objetivo principal agregar todos os projetos do agrupamento.

Vídeo de apresentação do C3 – Já sabem da novidade?

https://www.youtube.com/watch?v=ZoSV5d_9l0Q"


Experiências realizadas com alunos com idades entre os 6 e os 18 anos

6 aos 18 anos


Disciplinas implicadas

Português, Cidadania e Desenvolvimento, Educação + Digital, Línguas Estrangeiras, História, Ed Visual, Ed. Musical, Ciências, Matemática, Geografia, Filosofia, Educação Socioemocional …


Quais foram os objetivos de aprendizagem?

Ao nível das aprendizagens, pretende-se que os alunos:

• Desenvolvam competências de literacia para os media

• Conheçam e debatam a atualidade, assim como desenvolvam o seu sentido crítico

• Reconheçam a importância da utilização dos jornais escolares e dos meios de comunicação digital no processo de ensino/aprendizagem e na construção da identidade da Escola

• Contribuam para a promoção da relação Escola/Meio

• Fiquem sensibilizados para fenómenos de desinformação e de manipulação.

Ao nível da criação do Clube de Comunicação e Criatividade

• Criar um espaço informativo envolvendo o jornal escolar “O Nosso Jornal”, publicado no jornal local “Praça Pública”, a Rádio Escolar - “Rádio AEOS”, o Blogue da Biblioteca Escolar e o Portal do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul;

• Contribuir para a criação de conteúdos media, envolvendo toda a comunidade escolar;

• Contribuir para o desenvolvimento da criatividade do aluno, da sua capacidade de comunicação, do seu sentido crítico, de responsabilidade, de participação, de argumentação e análise crítica;

• Promover um maior contacto Escola/Meio;

• Realizar atividades de apoio aos programas curriculares das disciplinas e a outras de complemento curricular e a projetos que correspondam aos interesses dos alunos e que propiciem mudanças no processo ensino/aprendizagem."


Qual foi a origem desta proposta?

No seguimento de formação realizada por duas docentes responsáveis pelo projeto de Educação para os Media no AEOS, o Clube de Comunicação e Criatividade tem vindo a alicerçar-se, cada vez mais, em contexto escolar. Se antes da sua criação, o único canal de comunicação com o exterior era o jornal escolar, que tinha como finalidades a divulgação de atividades, de eventos e de opiniões relacionados com a comunidade educativa e ainda de criação de um único veículo que desse voz a esta entidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma imagem coletiva do agrupamento de escolas, o C3 veio inovar, uma vez que a comunicação passou a envolver várias vertentes: a oral, a escrita a da informação e dos media.


Que metodologias foram utilizadas?

O C3 é o agregador de todos os conteúdos informativos do AE Ovar Sul e divulga os trabalhos produzidos por toda a comunidade educativa.

Quanto à produção, ela tem várias vertentes, sendo o jornal escolar uma delas. Para além deste, a produção é realizada com vista à publicação, no Jornal Escolar, na Rádio AEOS (em podcast), no Blogue das Bibliotecas Escolares, no Portal do Agrupamento, no Facebook das Bibliotecas Escolares (Eu amo livros e compartilho essa paixão) e no Facebook do AE Ovar Sul.

No que se refere ao jornal escolar – O Nosso Jornal, este tem:

 - publicações regulares, quer em papel quer no digital...

- três edições em formato papel por ano letivo: em dezembro, em abril e em junho;

- a sua publicação é feita em anexo ao jornal regional Praça Pública

- a produção dos conteúdos é feita por toda a comunidade, que os remete à equipa redatorial para revisão e edição;

- os conteúdos são de produção espontânea e voluntária;

- há situações em que os conteúdos produzidos pelos alunos têm uma relação direta com conteúdos curriculares;

- a seleção dos conteúdos para publicação obedece a critérios que se prendem com a oportunidade, a qualidade e a autoria, sendo sempre privilegiados trabalhos realizados por alunos;

- na sua estruturação, o jornal conta com secções de cariz institucional (editorial, mensagem do diretor e das associações de pais e de informação organizacional), de divulgação de eventos e atividades, de opinião, de produtos artísticos e criativos e ainda de entrevista.

No que toca à Rádio AEOS, os conteúdos são gravados e são produzidos Podcasts que são descarregados no espaço digital da rádio escolar alojado no Portal AEOS

Muitas vezes, os conteúdos produzidos, por exemplo as entrevistas, são, além de gravadas, transcritas pelos alunos, sob orientação dos professores e da coordenadora do C3, com vista à sua publicação no Jornal Escolar.

Relativamente ao Blogue das Bibliotecas Escolares, a publicação obedece a critérios mais específicos."


Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria?

O C3 - Clube de Comunicação e Criatividade funciona em articulação com a Biblioteca Escolar (BE).

A criação deste clube decorreu da necessidade de agregar vários projetos já existentes no AEOS, permitindo uma melhor gestão e rentabilização dos recursos materiais e humanos, sempre a partir da Biblioteca Escolar.

No início de cada ano letivo, a equipa de coordenação do C3 define as seguintes metodologias a adotar por toda a comunidade educativa (alunos, pessoal docente e não docente):

- os documentos para divulgação/publicação no portal AEOS deverão ser enviados até três dias, após a sua realização, sob pena de perderem a atualidade e não serem publicados;

- os textos para publicação, e até seis fotografias da atividade, devidamente identificadas, deverão ser enviados para o email do C3 - Clube de Comunicação e Criatividade;

- no caso de serem enviados vídeos para publicação, estes deverão estar editados, não poderão ultrapassar os 5 minutos e terão de respeitar os direitos de autor, relativamente a música/imagem;

- os textos e as fotografias exclusivamente para publicação n’ “O Nosso Jornal”, deverão ser enviados para o email do jornal escolar;

- a verificação da identificação dos alunos para efeitos de direitos de imagem deverá ser assegurada pelo(a) responsável pelo envio das fotografias, aquando do preenchimento do formulário;

- sempre que seja escolhida a recolha de imagens (vídeo ou fotografias), estas terão de ser acompanhadas de um pequeno texto e da legenda para publicação.

Estas orientações são divulgadas por toda a comunidade educativa, assim como as normas práticas para a colaboração/participação."


Como é que o uso *da tecnologia* enriqueceu ou melhorou a aprendizagem  dos alunos?

A tecnologia tem contribuído para a melhoria da aprendizagem dos alunos, quando integrada na construção de saberes e na aquisição de ferramentas de compreensão crítica da realidade.

Sobretudo no âmbito da produção de vídeo e de podcast, os alunos têm mostrado bastante interesse, têm adquirido competências na área da edição de imagem/som e têm-se envolvido na produção autónima de conteúdos.

Destacam-se, por exemplo, a cobertura de eventos como a Consignação da Empreitada de Requalificação da Escola Secundária Júlio Dinis, o projeto Ambiente e Imagens Dispersas, ou Estes são os Dias das Nossas Vidas (realizado em confinamento), e ainda a reportagem sobre a Semana UBUNTU, ou o Sarau Desportivo, que conta com a participação de todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul. São os alunos que fazem a cobertura fotográfica e em vídeo destes acontecimentos e que redigem os textos.

Sem dúvida que estes projetos vão ao encontro das competências definidas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, uma vez que as aprendizagens essenciais e as “soft skills” são promovidas através do desenvolvimento da capacidade de aprender de forma autónoma, ainda que com orientação, com base no princípio de que a educação e a formação ao longo da vida, assumem um papel determinante."


Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos?

De uma forma global, é lançado aos alunos o repto de produção de produtos jornalísticos no seguimento de eventos e de atividades.

A produção de qualquer produto é sempre supervisionada por um docente, que acompanha e monitoriza a sua concretização.

O produto final, para publicação no jornal e/ou portal/ redes sociais tem ainda uma revisão/edição final por parte da equipa do jornal.

Geralmente, os alunos envolvem-se com entusiamo, ainda que, por vezes, seja necessário algum incitamento adicional.

O projeto responde aos interesses e/ou necessidades atuais, sobretudo em aspetos de desenvolvimento do sentido crítico, imprescindível ao combate à desinformação.

Exemplos de produtos finais:

Rádio AEOS – Entrevista a Carlos Nuno Granja, professor bibliotecário e escritor vareiro, publicada em podcast

https://audiomack.com/radio-aeos/song/16072611

Participação de alunas da equipa C3, dos orientadores do Clube e do diretor do AEOS, num programa da Rádio local – AVFM, intitulado “Sobre tudo e sobre nada” – da autoria do escritor vareiro Carlos Nuno Granja

https://www.facebook.com/radioavfm/videos/294598844519737

Emissão especial de 3 horas de «A ler é que a gente se ouve», programa de  Carlos Nuno Granja que orientou a tertúlia «Diálogos com Cinema e Literatura», uma articulação entre o PNC e as Bibliotecas Escolares

https://www.facebook.com/radioavfm/videos/274807826764468"

"Como é que o uso da tecnologia enriqueceu ou melhorou a aprendizagem dos alunos?


Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados?

A avaliação é essencialmente formativa, ainda que, por vezes, tanto o produto final, como as suas fases intermédias tenham sido avaliados/classificados enquanto produtos de expressão escrita/oral. 

A título de exemplo, os alunos realizam entrevistas/reportagens, para o jornal a partir de conteúdos lecionados na aula de Português. Redigem artigos de opinião sobre livros dos seus projetos de leitura, entre outras temáticas, sendo estes exercícios de escrita avaliados no domínio do Português.

Acresce ainda que os alunos participantes têm uma valorização com impacto na classificação obtida de acordo com o definido no Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul que define o seguinte:

                     Artigo 78.º Prémios de mérito

1. Serão elaborados no final do ano letivo, Quadros de Honra e Excelência referentes  ao aproveitamento,  a   clubes   e   projetos   e  a  cidadania.   Será, ainda, estabelecido  um   Prémio   de Agrupamento, que realçará uma atitude especialmente relevante e excecional que destaque o nome do agrupamento, na comunidade onde se integra."


Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência?

Há claramente vantagens ao nível das aprendizagens dos alunos, tanto do ponto de vista curricular como do ponto de vista informativo/formativo e da literacia para os media.

A experiência tem-nos mostrado que os alunos que participam nestes projetos revelam uma maior autonomia e mais capacidade para a resolução de problemas. A grande maioria dos alunos consegue conciliar o estudo com a dinamização destes projetos o que é revelador da sua capacidade de organização e de gestão do tempo e o seu envolvimento na dinamização dos projetos.

Esse envolvimento faz-se quer ao nível da literacia da leitura, através do uso, reflexão e compreensão de textos multimodais e integra o domínio de diferentes formas de expressão: oral, escrita e multimédia, da literacia da informação quer ao nível da literacia dos media visando dotar os alunos de conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado.

Destaca-se aqui, a título de exemplo, a atividade José Saramago – 20 anos do Prémio Nobel, que decorreu na Biblioteca Municipal de Ovar, a 7 de dezembro de 2018, organizada pelos Departamento de Línguas e pela BE, com a colaboração dos alunos do 12.º ano, tendo esta sido uma experiência que integrou, a convite da RBE, o Referencial Aprender com a BE, nos domínios das Literacias da Leitura e dos Media.

Link para o vídeo da atividade.

https://www.youtube.com/watch?v=oNgzFKbpK-c"


Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente?

O impacto de experiências nesta área é sempre muito positivo. A produção de peças jornalísticas, como por exemplo entrevistas e reportagens, que envolveram entidades exteriores à Escola e a deslocação a espaços diferenciados proporcionaram aos alunos novas experiências que não esquecerão.

Todos os projetos a seguir enunciados, assim como tantos outros, têm contribuído para o prestígio do AEOS no seio da comunidade vareira.

Muitos dos alunos que participam ou participaram no C3 desenvolvem hoje projetos cujas competências adquiriram na escola.

Exemplos:

Beatriz Afonso, ex-aluna, autora de dois livros publicados, o último apresentado na escola sede, antes da pandemia. Atualmente a Beatriz já terminou a sua licenciatura em ensino e continua a participar em projetos dinamizados pelas BE do AEOS.

- Vídeo da apresentação do livro da Beatriz Afonso

https://www.youtube.com/watch?v=D8fqmZMVR1g

- Vídeo feito a partir de um texto da Beatriz Afonso, para celebrar o dia 25 de abril de 2020, em plena pandemia de Covid 19.

https://www.youtube.com/watch?v=zGkhKbCT3iw       - Curta metragem de animação “Purgatory Airlines”, realizada no ano letivo 2020-21, por alunos do 9.º ano, a partir de uma adaptação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, entrou em competição e tem vindo a ser distinguida a nível nacional e internacional.

- Link para trailer do filme – “Purgatory Airlines”

https://vimeo.com/571863439

-Vídeo sobre Sandra Barão Nobre, realizado por alunos do C3, na Biblioteca Municipal de Ovar

https://www.youtube.com/watch?v=DYYkxndb4xc

- “Estes são os dias das nossas vidas” – iniciativa que pretendeu dar voz aos alunos, durante a pandemia e que os aproximou da escola.

https://www.youtube.com/watch?v=6m2_fdFmLF0&t=29s"


Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência?

Criação de um local específico para “redação”, que poderia contribuir para desenvolvimento e estreitamento de laços entre os intervenientes, em virtude de haver um espaço comum com especificidades que ultrapassam a mera característica espacial.


Gostaria de fazer algum comentário adicional?

Agradeço a oportunidade de poder divulgar o trabalho desenvolvido pelo Clube de Comunicação e Criatividade do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul no âmbito da Literacia dos Media e do Jornalismo. Sendo a coordenadora deste clube e professora bibliotecária, a biblioteca tem sido uma estrutura central nas dinâmicas implementadas.

As práticas descritas neste formulário são uma pequena amostra do trabalho desenvolvido.


Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=xzP_mWy3kNE

 

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