Experiência: "REPÓRTER XS – faz uma reportagem sobre a tua escola!"

Título da Experiência

REPÓRTER XS – faz uma reportagem sobre a tua escola!


Estabelecimento de Ensino

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage - Escola Básica Barbosa du Bocage


Referência a um professor responsável

Fátima Pinto


Experiência colocada em prática desde janeiro de 2019?

A experiência foi criada no ano letivo 21/ 22 e desenvolvida nesse mesmo ano, para replicação nos anos seguintes. Desenvolvido ao longo dos 2º e 3º períodos com 6 sessões presenciais de 50 minutos (sessões síncronas e assíncronas).


Descreva brevemente a experiência

A experiência foi realizada em articulação com a biblioteca escolar, TIC e Português, envolvendo os alunos do 6º ano. Após uma reflexão sobre aspetos de Literacia dos media e o âmbito e a estrutura de uma reportagem, como género jornalístico, os alunos são convidados a ser repórteres por um dia.


Experiências realizadas com alunos com idades entre os 6 e os 18 anos

Idades compreendidas entre os 11 e 12 anos.


Disciplinas implicadas

As disciplinas implicadas foram: TIC, Português e Cidadania.


Quais foram os objetivos de aprendizagem?

Os objetivos de aprendizagem foram os seguintes: -Adquirir conhecimentos sobre os média; -Produzir e usar os média em ambiente online para produzir mensagens, interagir e comunicar; -Distinguir nos textos características da notícia, da entrevista, da reportagem (estruturação, finalidade); - Distinguir factos e opiniões na explicitação de argumentos. a experiência procurou desenvolver a compreensão crítica dos média e da mensagem mediática – quem produz, o quê, porquê, para quê, por que meios; O uso criativo e responsável dos media para expressar e comunicar ideias e para deles fazer um uso eficaz de participação cívica.


Qual foi a origem desta proposta?

Esta proposta teve origem no desafio colocado pela Rede de Bibliotecas Escolares e por um dos seus parceiros desde o ano letivo 2019-20, o ZIG ZAG. Com vista a dar voz aos alunos e aos seus projetos, fomentando atividades diversas, no âmbito da cidadania, da escrita, entre outras, sempre num formato de trabalho colaborativo com a biblioteca escolar, este desafio primou pela promoção da leitura, da escrita e do sentido crítico, com recurso aos media. Os destinatários eram os alunos dos 1.º e 2.º ciclos das escolas de Portugal Continental, correspondendo cada ciclo a um escalão. Cada Agrupamento de Escolas/ Escola não Agrupada apenas poderia enviar uma reportagem por escalão – 1.º ciclo e 2.º ciclo, com duração máxima de 3 minutos. A submissão das reportagens tinha de ser formalizada pelo professor bibliotecário até 26 de abril de 2022.

https://media.rtp.pt/zigzag/artigos/reporter-xs-vencedores/"


Que metodologias foram utilizadas?

A atividade estava estruturada para 6 sessões presenciais, quer na Biblioteca Escolar, quer nas salas de aula.

Em sala de aula os alunos trabalham o conteúdo no âmbito das aprendizagens essenciais das disciplinas de Português, Cidadania e TIC.

Na biblioteca escolar,  a atividade foi desenvolvida através de metodologias ativas, com a aplicação do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar com modelos híbridos – modelo de rotação por estações, sala de aula invertida e modelo FLEX.

Em sessões presenciais, em sessões síncronas e assíncronas a distância, o trabalho individual, a pares e de grupo foram consignados em todas as etapas deste projeto, privilegiando-se também as metodologias participativas."


Se um professor de outro estabelecimento de ensino estivesse interessado em replicar a iniciativa, como a explicaria?

A atividade foi planificada recorrendo à aplicação do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (https://www.rbe.mec.pt/np4/AcBE.html), utilizando uma metodologia ativa baseada em modelos híbridos, adquirida em formação contínua, desenvolvida pelos professores bibliotecários.

Estação 1 – biblioteca escolar – apresentação do desafio, regulamento da atividade Repórter XS, visionamento de duas reportagens realizadas e transmitidas pelo Radar XS (episódios 128 e 138), discussão de ideias e tomadas de notas sobre o que foi observado e discutido;

Estação 2 – em sala de aula – escolha dos grupos e dos temas que gostariam de abordar na reportagem, respeitando as indicações dadas no regulamento da atividade. Criação de um documento partilhado na drive da classroom da turma para irem registando os grupos, os temas, as sugestões e o processo de trabalho;

Estação 3 – sala de aula, biblioteca escolar, online – trabalho de grupo: exploração dos guiões orientadores com as características essenciais de uma reportagem, de uma entrevista e do tratamento das informações recolhidas;

Estação 4 – biblioteca escolar e online – apresentação das reportagens elaboradas por cada grupo; votação / escolha coletiva da melhor reportagem; avaliação intermédia e indicação de sugestões de melhoria;

Estação 5 – online – melhoramento da reportagem selecionada, produção e edição final do vídeo a enviar para o concurso."


Como é que o uso *da tecnologia* enriqueceu ou melhorou a aprendizagem  dos alunos?

O uso da tecnologia permitiu aos alunos terem acesso através dos seus equipamentos (PC e Telemóvel) à atividade/recursos, em qualquer momento, e avaliar a sessão através de um questionário disponível na apresentação.

Por outro lado, capacitou e incluiu os alunos enquanto co-produtores de conteúdos, abrindo um leque de reflexão sobre as potencialidades pedagógicas no seu desempenho enquanto alunos e cidadãos. A tecnologia foi encarada como um potenciador e facilitador de tarefas e de acesso à informação.

A utilização dos telemóveis foi considerada um recurso pedagógico e um instrumento indispensável no trabalho quotidiano do estudante, alargando horizontes para o seu uso responsável de acordo com os princípios éticos de forma autónoma e ainda desenvolvendo aptidões criativas na sua utilização."


Qual o grau de participação e de envolvimento dos alunos?

No decorrer da atividade, os alunos participaram ativa e intensamente, colocando questões e dando opiniões, com exemplos do que leram ou ouviram sobre a temática abordada.

O grau de participação dos alunos foi total e o seu envolvimento foi muito interessante, participando e agendando as sessões online, para trabalharem síncrona e assincronamente.

O trabalho desenvolvido contribuiu para que os alunos se transformassem em cidadãos ativos, interventivos e empreendedores.

Esta atividade é necessária, pois o consumo dos media restringe-se muitas vezes ao que os alunos encontram nas redes sociais, na televisão e rádio. Os alunos não têm o hábito de ler revistas e jornais na biblioteca e menos ainda de o fazer em casa, já nem televisão veem.

Estes alunos mais novos, a maioria, ainda tem a perceção de que tudo o que é notícia é verdade e não costumam questionar e avaliar a informação.

Por outro lado, colocando-se no papel de repórter acabam por valorizar essa atividade jornalística, bem como o exercício cívico da cidadania ao lidarem com a informação."


Que estratégias e instrumentos de avaliação foram utilizados?

Para a construção da reportagem foi elaborada uma rubrica, construída em conjunto pelos professores e alunos, co-responsabilizando-os pela avaliação durante todo o processo.

A avaliação da atividade teve como Indicadores de desempenho o interesse revelado ao longo da atividade, o empenho e cooperação com os colegas de grupo, a correção na oralidade e na escrita, a participação crítica dos alunos e a qualidade dos produtos desenvolvidos. Os Instrumentos de avaliação utilizados foram registos de observação/fotográficos, dois questionários, um intermédio e um final, elaborados no google forms, para aferir o processo, as dificuldades sentidas e necessidades de apoio e no fim para avaliar o desempenho do grupo e o trabalho produzido.

https://forms.gle/vsZRwzxmj26y8Hn16 "


Quais foram as principais conclusões e avaliações tiradas após colocar em prática essa experiência?

As conclusões tiradas desta experiência foram muito positivas, o objetivo foi concretizado, uma vez que a nossa escola e, em particular, a turma que concorreu teve a sua reportagem selecionada e obteve o prémio merecido. Ver a sua reportagem incluída no programa RADAR XS (da RTP2) e a passar no ecrã de televisão foi extremamente enriquecedor.

A maioria dos objetivos foi alcançada, no entanto, existem ainda alunos para quem o significado de MEDIA não está totalmente clarificado. Também é de salientar que uma grande maioria de alunos e professores ainda não utilizam, de forma sistemática, as novas tecnologias como recursos facilitadores da aprendizagem"


Qual o impacto desta experiência nos alunos e no seu ambiente?

Reforço da motivação para o desenvolvimento pessoal, cultural e científico. Desenvolvimento das áreas de competências consideradas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Melhoria das estratégias de aprendizagem. Mudança de atitudes dos alunos no uso crítico da informação e dos média.

Os alunos ficam com uma maior consciência e despertos para o respeito da estrutura na construção de uma reportagem, bem como da importância de respeitarem as fontes e o anonimato do entrevistado, se assim for necessário.

Valorização da biblioteca escolar como lugar de aprendizagem e de formação.

Uma vez que a riqueza dos conteúdos estariam nos depoimentos dos entrevistados, a reportagem envolveu outros atores para lá das paredes da sala de aula, como foram os casos de antigos alunos da escola, de assistentes operacionais, de encarregados de educação e do próprio diretor do agrupamento."


Que melhorias incluiria se repetisse esta experiência?

Se replicasse esta experiência iria incluir saídas de campo e visitas a jornais locais e nacionais, convidaria um repórter que pudesse dar o seu testemunho e organizaria uma sessão prática, uma oficina ou um  workshop com representantes dos vários meios de comunicação social.

Alargaria a experiência a toda a escola e disponibilizaria mais tempo para a construção e análise das reportagens. Começaria por um concurso interno e alargá-lo-ia depois ao exterior."


Gostaria de fazer algum comentário adicional?

Gostaria de partilhar o quão enriquecedora foi esta experiência, a oportunidade que foi dada aos alunos de se colocarem no papel de jornalistas e terem tido a oportunidade de, como prémio final, visitar os estúdios da RTP e assistirem à realização e gravação de um programa televisivo. Ficará na sua memória e, provavelmente, poderá pesar numa escolha futura.


Vídeo

https://youtu.be/OI3lJQfdhx4

 

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