A ERC

Sebastião Póvoas cessa funções como Presidente da ERC

A ERC informa que o Juiz Conselheiro Sebastião Póvoas renunciou ao cargo de Presidente do Conselho Regulador, com efeitos a 1 de julho, em carta enviada ao Presidente da Assembleia da República.

 
O Conselho Regulador deliberou, em reunião de dia 4 de julho, a aplicação do n.º2 do artigo 26º dos Estatutos da ERC, passando as funções da presidência da instituição a serem desempenhadas pelo Vogal Francisco Azevedo e Silva.
 
O quórum de funcionamento das reuniões do Conselho Regulador e do processo decisório continuará a ser assegurado pelos três membros em funções: Francisco Azevedo e Silva, Fátima Resende e João Pedro Figueiredo.

 

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ERC em audição na Assembleia da República sobre as quotas de música portuguesa

O Conselho Regulador da ERC foi ouvido, a 4 de julho, na Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, no âmbito da apreciação na especialidade do Projeto de lei n.º 664/XV/1.ª (BE) , do Projeto de lei n.º 717/XV/1.ª (PCP), e do Projeto de lei n.º 725/XV.ª (PAN),  sobre a quota mínima obrigatória de música portuguesa na programação musical dos serviços de programas radiofónicos.

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Investimento em Publicidade Institucional do Estado cai 6 milhões em 2022

Em 2022, os serviços da administração direta, os institutos públicos e as entidades que integram o setor empresarial do Estado comunicaram à ERC a realização de 112 campanhas publicitárias, no montante global de 6 462 708,69 euros. Este valor representa um decréscimo de quase metade do montante distribuído a estas campanhas em 2021 (12 507 407,87 euros).

 
A verba destinada aos órgãos de comunicação social regionais e locais, em 2022, foi de 2 384 267,78 euros, o que corresponde a 36,9% do total investido na aquisição de espaços publicitários. Em relação ao ano anterior observa-se um aumento percentual de 37% na atribuição aos meios regionais e locais, no entanto, o investimento global comunicado foi expressivamente inferior.

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ERC retrata evolução das competências em literacia mediática em Portugal entre setembro de 2020 e outubro de 2022

Em cumprimento do artigo 93.º-A da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, a ERC produziu um Relatório relativo à evolução das competências em literacia mediática, em Portugal, no período de setembro de 2020 a outubro de 2022.

 

Este documento foi produzido em língua portuguesa e em língua inglesa e apresenta-se como um trabalho exploratório que procura fazer um primeiro retrato de parte da diversidade de intervenções existentes (associando-as aos agentes que as promovem), embora sem mapear de forma exaustiva as medidas/atividades identificadas em Portugal que visam promover/desenvolver competências de Literacia Mediática.

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ERC focada em elevar os níveis de Literacia Mediática dos Portugueses

A ERC promoveu no dia 16 de junho, em parceria com a organização não governamental 4Change, o “Encontro Literacia mediática e inclusão”, no decurso do qual foram apresentadas as versões portuguesas das quatro publicações do projeto “TeamUp! - Media for Adult Education!”: Kit de ferramentas de literacia mediática; Manual de boas práticas para formação em literacia mediática; Curriculum TeamUp! e Toolkit de ferramentas MIL online.

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ERC em audição na Assembleia da República

O Conselho Regulador da ERC compareceu, no dia 24 de maio, pelas 10h00, perante a Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, na sequência do requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do PS sobre a eliminação do nome do Professor Mário Mesquita da capa da edição do livro "Desinformação, Contexto Nacional e Europeu".

 

A gravação vídeo integral desta audição pode ser visionada aqui.

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Investimento em Publicidade Institucional do Estado soma 49 160 euros em março

Os serviços da administração direta, os institutos públicos e as entidades que integram o setor empresarial do Estado comunicaram à ERC, através da Plataforma Digital da Publicidade Institucional do Estado, a realização de 10 campanhas publicitárias, em março de 2023, no montante global de 49 160,14 euros, dos quais 20 937,78 euros se referem a investimento em órgãos de comunicação social de âmbito regional e local.

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