ERC alerta para a circulação de falsas sondagens nas redes sociais
A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação informa que, no contexto das Eleições Legislativas 2025, tem identificado a publicação de alegados estudos de opinião eleitorais, nas redes sociais, que não correspondem a sondagens realizadas por empresas credenciadas junto da ERC.
Estas situações têm alto potencial desinformativo e estão a ser alvo de abertura de processos de averiguação pelo regulador.
A ERC recorda que os elementos essenciais para os cidadãos avaliarem a legalidade e a fiabilidade estatística de sondagens são:
- Verificar que foi produzida por uma empresa credenciada pela ERC;
- Que a divulgação é precedida do depósito obrigatório junto da ERC;
- Que surge publicada e divulgada por órgãos de comunicação social;
- Que a divulgação é acompanhada de um conjunto de elementos obrigatórios (vulgo “ficha técnica de divulgação”), que incluem, entre outros, a identificação da entidade responsável e do cliente, o universo alvo, a dimensão da amostra, o método de amostragem, a taxa de resposta, a repartição da amostra, as margens de erro.