A ERC

ERC alerta para a circulação de falsas sondagens nas redes sociais

A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação informa que, no contexto das Eleições Legislativas 2025, tem identificado a publicação de alegados estudos de opinião eleitorais, nas redes sociais, que não correspondem a sondagens realizadas por empresas credenciadas junto da ERC.  

Estas situações têm alto potencial desinformativo e estão a ser alvo de abertura de processos de averiguação pelo regulador.

A ERC recorda que os elementos essenciais para os cidadãos avaliarem a legalidade e a fiabilidade estatística de sondagens são:

  • Verificar que foi produzida por uma empresa credenciada pela ERC;
  • Que a divulgação é precedida do depósito obrigatório junto da ERC;
  • Que surge publicada e divulgada por órgãos de comunicação social;
  • Que a divulgação é acompanhada de um conjunto de elementos obrigatórios (vulgo “ficha técnica de divulgação”), que incluem, entre outros, a identificação da entidade responsável e do cliente, o universo alvo, a dimensão da amostra, o método de amostragem, a taxa de resposta, a repartição da amostra, as margens de erro.
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