ERC participa no IV Fórum Informal sobre Literacia Mediática
O Vice-Presidente da ERC, Mário Mesquita, interveio esta manhã na Sessão de Abertura do IV FILM Fórum Informal sobre Literacia Mediática, que o Conselho Nacional de Educação organizou, em Lisboa, juntamente com o Grupo Informal de Literacia Mediática, para reflexão e debate sobre as competências que os cidadãos devem apresentar na era digital.
Mário Mesquita relembrou a atenção que a ERC tem vindo a conferir, já há vários anos, à vertente da Literacia Mediática, através da criação de programas próprios de ações de sensibilização junto de Escolas e Bibliotecas, e da participação em discussões sobre o tema no quadro de plataformas internacionais de reguladores.
«A ERC dá particular ênfase aos objetivos de regulação relacionados com a proteção de públicos sensíveis, e em particular dos menores de idade», disse, acrescentando que a literacia mediática apresenta uma perspetiva de defesa do cidadão, perante a tecnologia e as manipulações da informação, ao dotá-lo de capacidade de descodificação e de um apurado sentido crítico.
Sublinhou que a ERC encara a vertente da literacia com sentido de militância e que pretende interagir nesse domínio não só junto da sociedade civil, mas também juntos dos seus regulados.
No plano de atividades da ERC para 2019, estão programadas ações de sensibilização sobre utilização crítica da informação televisiva , sinalética na programação televisão, desconstrução de reality shows, publicitação da vida privada, navegação segura na internet, utilização do youtube, web rádios e Direitos Humanos, Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa.