Medição das audiências televisivas: Presidentes da ERC e da RTP acertam dar mais tempo à autorregulação
O Presidente da ERC, Carlos Magno, e a Vogal do Conselho Regulador, Luísa Roseira reuniram, esta sexta-feira, com o Conselho de Administração e Director Geral da RTP nas instalações da RTP Porto. Entre os assuntos tratados encontrou-se a questão da medição das audiências televisivas.
Na ocasião, o Presidente da ERC entregou ao Presidente da estação pública de televisão, Alberto da Ponte, uma carta em que se diz disponível para ajudar a resolver o diferendo existente e apela a que se dê mais algum tempo aos procedimentos de autorregulação em curso, no sentido de se evitar que seja necessária a intervenção da ERC.
Em resposta a esta carta, o presidente da RTP dirigiu uma comunicação escrita ao Presidente da ERC em que assinala o oportuno apelo ao bom senso de todos os interessados na resolução deste assunto e diz acolher a «sugestão de darmos mais tempo à autorregulação dos vários intervenientes, antes de virmos a solicitar qualquer ação definitiva da Entidade a que V. Exa tão ilustremente preside».
Nessa resposta, Alberto da Ponte agradece a disponibilidade do Presidente da ERC «para ajudar a resolver este assunto que não é, como todos esperamos, ainda um diferendo definitivo». E sublinha que «sendo eu reconhecidamente um adepto fervoroso da autorregulação, creia que envidarei todos os esforços para que esta funcione dentro do rigor, da transparência e do mútuo respeito, condições básicas que todos deveremos cumprir para que aquela seja efetiva e profícua».