Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
Conferência “Regulação, Media e Igualdade” - organização ERC/Universidade Nova de Lisboa

A ERC, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e o Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa realizaram, no dia 19 de novembro de 2018, em Lisboa, uma Conferência subordinada ao tema “Regulação, Media e Igualdade”.

A Conferência decorreu no Auditório 1, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e teve como conferencista de abertura Maria de Belém Roseira, antiga Ministra da Saúde e Presidente da Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde. Participaram também na sessão de abertura o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Francisco Caramelo e o Conselho Regulador da ERC.

A ERC apresentou, no âmbito desta Conferência, o estudo “Representações da Violência Doméstica nos telejornais de horário nobre”, que analisa a informação noticiosa produzida sobre estes conteúdos, nos blocos informativos dos operadores de sinal aberto (RTP1, RTP2, SIC e TVI), entre 2013 e 2015. Este trabalho foi desenvolvido pelo Departamento de Análise de Media da ERC e inscreve-se no Plano de Ação do regulador para a Promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens e Luta contra os Estereótipos de Género.

Nos restantes painéis da Conferência estiveram presentes profissionais de órgãos de comunicação social, representantes de associações, responsáveis políticos e investigadores interessados na reflexão sobre a Igualdade nos Media e o tratamento informativo do tema da violência doméstica.

Disponível para consulta:

Galeria Fotográfica: