Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
Consumos de Media > Estudo Boom Digital? Crianças (3-8 anos) e Ecrãs

ebook "Boom Digital? Crianças (3-8 anos) e Ecrãs" agrega textos de especialistas e de profissionais nacionais e internacionais que refletem, em relação à sociedade portuguesa e a estudos realizados noutros países europeus, sobre o modo como as crianças mais novas estão a crescer em contacto com a tecnologia digital, os usos que fazem dos ecrãs, as competências e literacias que vão adquirindo, as situações de dano que podem experimentar e os modos como as famílias intervêm nessa socialização digital.

Nessas reflexões o leitor encontra dados sobre:

  • O lugar que as crianças ocupam na sociedade portuguesa contemporânea;
  • A articulação dos resultados do inquérito com estudos anteriores, junto de famílias de crianças mais velhas;
  • Os territórios desfavorecidos e a vontade de integração social pelo acesso e uso de meios digitais;
  • Os desafios que se colocam à programação do serviço público de televisão para estas idades;
  • Os fatores psicológicos que dão sentido ao fascínio das crianças pelo ato de jogar, em geral, e para diferenças entre géneros de jogos;
  • As dinâmicas das famílias e as necessidades de aconselhamento na utilização do mundo digital.

Este volume constitui mais um contributo no âmbito da terceira edição do projeto da ERC “Públicos e Consumos de Media”, desenvolvida em parceria com uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa coordenada pela professora Cristina Ponte, e sucede à publicação Crescendo entre Ecrãs. Usos de Meios Eletrónicos por Crianças (3-8 Anos) (ERC, Fevereiro de 2017). Recordamos que se tratou de uma análise pioneira em Portugal sobre usos de meios eletrónicos por crianças de 3 a 8 anos, baseada num inquérito nacional e na observação de 20 famílias com crianças que acedem à internet.

voltar