Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
Cobertura Jornalística de Eleições > Cobertura Jornalística das Eleições Europeias 2019 - Televisão

Este Relatório retrata a cobertura mediática feita pelos canais de televisão RTP1, RTP2, SIC, TVI e CMTV às eleições para o Parlamento Europeu em 2019.

Esta análise observou o universo dos noticiários televisivos emitidos em período de campanha eleitoral (13 a 24 de maio de 2019) e teve por objetivo a identificação das presenças dos partidos políticos candidatos ao ato eleitoral, bem como dos seus representantes (candidatos e outros). A partir da identificação das presenças destas formações pretendeu-se caracterizar a atenção informativa atribuída a cada candidatura, identificando eventuais situações de desequilíbrio no acesso dos candidatos/candidaturas ao espaço mediático.

Além do registo das presenças das candidaturas, a ERC considerou também o enfoque temático evidenciado e o destaque dado à sua cobertura pelos órgãos de comunicação social, nomeadamente observando o tempo que lhe era dedicado nos blocos informativos.

Recorde-se que em períodos eleitorais, por considerar serem aqueles em que a observância do princípio do pluralismo político-partidário assume particular relevância, a ERC acompanha com redobrada atenção a cobertura mediática da informação sobre política nacional. 

voltar