Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
Comunicado sobre a notícia de que a administração da Media Capital decidiu suspender o Jornal Nacional de Sexta
2009/09/03

Comunicado

Foi hoje noticiado por diversos órgãos de comunicação social que a administração da Media Capital, proprietária da TVI, decidiu suspender o Jornal Nacional de Sexta - apresentado e coordenado pela jornalista Manuela Moura Guedes -, por razões económicas, em consequência de uma reestruturação em curso, tendo sido tal facto comunicado à Direcção de Informação.

Em virtude da suspensão do Jornal Nacional de Sexta, a Direcção de Informação da TVI, assim como a chefia de redacção, anunciaram a sua demissão.

Não compete à ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social validar ou reprovar os modelos de gestão dos órgãos de comunicação social.

No entanto, atento o conjunto de factos tornados públicos, o Conselho Regulador considera que a decisão da administração da TVI pode indiciar uma intervenção lesiva das atribuições e competências próprias da Direcção de Informação, bem como dos direitos de outros jornalistas.

Para além disso, até pela factualidade recente que envolveu o Jornal Nacional de Sexta da TVI, o Conselho Regulador não pode deixar de considerar lamentável que uma tal decisão de suspensão tenha ocorrido em pleno período eleitoral e na véspera da data de reinicio das emissões daquele Jornal.

Perante a situação descrita e a eventual violação de valores com dignidade constitucional, de que é exemplo a liberdade de imprensa, o Conselho Regulador delibera, no âmbito das suas atribuições relativas à defesa do "livre exercício do direito à informação e à liberdade de imprensa" (cfr. artigo 8.º, alínea a), dos seus Estatutos), a imediata abertura, com carácter de urgência, de um processo de averiguações.

Lisboa, 3 de Setembro de 2009

O Conselho Regulador

José Alberto Azeredo Lopes

Elísio Cabral de Oliveira

Luís Gonçalves da Silva