Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC apoia debate sobre Regulação dos media no âmbito de torneio académico
2020/02/21

ERC apoia debate sobre Regulação dos media no âmbito de torneio académico

A ERC apoia o Conselho Nacional de Debates Universitários (CNADU) na organização do TORNADU 2020, um torneio em que alunos do ensino secundário e do universitário defenderão argumentos sobre vários temas, entre os quais a regulação dos media. Os debates começam sexta-feira, 21 de fevereiro, e decorrerão até domingo, 23.

O apoio a esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto de literacia para os media da ERC que incentiva a aquisição de competências e o sentido crítico dos cidadãos perante os media.

Os debates terão lugar no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto. Têm entrada livre e transmissão em direto na Internet. O tema da Regulação dos media será um dos que estará em discussão na manhã do dia 22.

O objetivo dos debates é, de acordo com a organização, o «desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de comunicação, combater a intolerância intelectual e formar novos líderes». Os participantes deverão estar inscritos e dispõem-se a defender opiniões sem conhecimento dos temas até ao início do debate. O júri que propõe os temas também avaliará a capacidade de oratória, de improvisação, de argumentação, a pertinência das intervenções, e o conhecimento geral de várias áreas da sociedade. As equipas de duas pessoas, num total de quatro equipas, em oito salas em simultâneo, têm a palavra durante 15 minutos, metade para cada participante.

No final dos torneios são estabelecidos rankings pelas classificações dos participantes, que darão acesso a competições internacionais com bolsas para pagamento das deslocações e das estadias.

A ERC convidou o CNADU a inscrever ações no programa dos “7 dias com os media 2020”, e está em aberto a futura dinamização de atividades de literacia mediática em escolas secundárias.

Canais de comunicação em que os debates podem ser acompanhados em tempo real:

Canal Superior: https://canalsuperior.pt/noticia/uma-ventania-de-ideias/3018?fbclid=IwAR2R3JSe8WeDtNE1_dc7_YbU2bugXMCQfCWk6wmvk7ZWuFZJHCDbOtonfp8

https://canalsuperior.pt/emissao

Sobre o CNADU:

O CNADU é uma associação juvenil representante das Sociedades de Debates Académicos da Universidade do Minho, da Universidade Católica do Porto, da Universidade do Porto, da Universidade Portucalense, da Universidade de Coimbra, da Universidade de Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa, e a Sociedade de Debates Académicos de Lisboa.

Redes sociais: https://www.facebook.com/tornadu/ e https://www.instagram.com/cnadu.debates/