Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC discutiu sondagens com o sector
2009/06/19

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social discutiu hoje as sondagens com as empresas e a associação do sector.

A reunião, em que foi feita uma reflexão sobre a situação actual das sondagens e discutidas as acções possíveis a desencadear, foi dirigida pelo presidente do Conselho Regulador, Azeredo Lopes, e contou com a participação de 19 representantes de 15 das empresas de sondagens acreditadas na ERC, representando mais de 95% do sector em Portugal. A Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de Opinião (APODEMO) também participou na reunião, que decorreu durante toda a manhã no Museu das Comunicações, em Lisboa.

Todos os participantes salientaram a importância desta iniciativa da ERC, que assumiu desta forma o seu papel de promotora da co-regulação e da auto-regulação. Registou-se uma discussão aberta sobre o estado do sector em Portugal, com especial destaque para os resultados das sondagens nas últimas eleições europeias. Foi consensual a desmistificação destes resultados, sendo notado que a esmagadora maioria dos resultados se verificaram dentro do intervalo de confiança, ou seja, não se registaram, de facto, os erros clamorosos que foram apontados às sondagens. O grande valor da abstenção verificada foi consensualmente apontado como um dos factores para os resultados verificados.

A ERC foi instada, no âmbito das suas competências, a difundir mais informação sobre as sondagens, além de desenvolver estudos sobre o sector, que contribuam para o seu conhecimento público e para a sua credibilização.

Foi igualmente sugerida a publicação, no site da ERC, de todas as fichas técnicas das sondagens depositadas, de forma a garantir um eficaz escrutínio público.