Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
ERC vai divulgar fichas técnicas das sondagens
2009/07/10

A ERC vai disponibilizar no seu sítio electrónico as fichas técnicas de todas as sondagens publicadas pelos órgãos de comunicação social - deliberou anteontem o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Esta decisão responde à necessidade de "assegurar maior informação e transparência ao público sobre sondagens", de acordo com a deliberação da ERC.

A disponibilização das fichas técnicas no sítio electrónico da ERC será efectuada após a primeira divulgação pública da sondagem ou inquérito de opinião ou, caso esta não tenha ocorrido, após o decurso do prazo de 15 dias sobre o respectivo depósito, atendendo ao disposto na Lei das Sondagens.

O Conselho Regulador da ERC deliberou ainda constituir uma comissão para efectuar um diagnóstico sobre a situação das sondagens e de apresentar sugestões sobre as medidas a adoptar. Essa comissão será constituída por Vidal de Oliveira, especialista em sondagens, Helena Nicolau, professora da Faculdade de Ciências de Lisboa, e Fernando Cascais, presidente do CENJOR.

A deliberação da ERC surge depois de contactos regulares com as empresas credenciadas e com a APODEMO, associação do sector, que a ERC entendeu envolver no processo de análise da situação das sondagens em Portugal, tendo também, no âmbito desse processo, solicitado pareceres técnicos e jurídicos sobre o modelo de divulgação das sondagens. O último desses contactos decorreu em 19 de Junho, numa reunião que contou com a participação de 19 representantes de 15 das empresas de sondagens acreditadas na ERC, representando mais de 95% do sector em Portugal, além da Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de Opinião (APODEMO).

A deliberação da ERC encontra-se disponível para consulta aqui.