A ERC

Reguladores Europeus dos Serviços de Media Audiovisuais apoiam Comissão Europeia na definição de medidas para reduzir impacto do COVID -19 no setor dos media

O Grupo que reúne as entidades nacionais que regulam os serviços audiovisuais na União Europeia (ERGA), e no qual a ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social se encontra representada, emitiu um comunicado a manifestar o seu empenho em delinear, de forma concertada com a Comissão Europeia, medidas para reduzir o impacto da crise gerada pelo COVID-19 na indústria dos media e no mercado único europeu.

Saber mais

ERC prolonga prazo para comunicação anual de dados ao abrigo da Lei da Transparência

O Conselho Regulador da ERC deliberou prorrogar, até 31 de julho, o prazo para as entidades que prosseguem atividades de comunicação social comunicarem, ao abrigo das obrigações de transparência, os fluxos financeiros e submeterem os relatórios de governo societário relativos ao exercício de 2019.

 

A ERC considera que o prolongamento da data limite inicial (30 de abril) para o final do mês de julho vem responder às solicitações e preocupações manifestadas pelo setor, quanto ao impacto do vírus COVID 19. 

Saber mais

ERC publica Auditoria à RTP - Rádio e Televisão de Portugal, S.A. referente ao ano 2018

A ERC tem a obrigação de promover a realização e a posterior publicação integral de auditorias anuais à empresa concessionária do serviço público de televisão, RTP - Rádio e Televisão de Portugal, S.A., e verificar a boa execução do Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e de Televisão (CCSPRT), celebrado em 6 de março de 2015. Em cumprimento dessa tarefa, adjudicou à Mazars & Associados – SROC, S.A. a realização da auditoria referente ao ano de 2018.

 

Face às conclusões do Relatório dessa auditoria bem como do Relatório de Regulação elaborado pela ERC, o Conselho Regulador, reunido a 1 de abril de 2020, deliberou que a Concessionária, no ano em apreciação, cumpriu a generalidade das obrigações estabelecidas no CCSPRT.

Saber mais

ERC publica Relatório sobre cobertura televisiva das eleições legislativas de 2019

A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social produziu um Relatório que retrata a cobertura jornalística das eleições legislativas de 2019 nos blocos informativos dos canais de televisão RTP1, RTP2, SIC, TVI e CMTV, no período da campanha eleitoral, e a presença das candidaturas em programas autónomos de entrevista e debate nos canais generalistas e temáticos informativos (RTP1, RTP2, RTP3, SIC, SIC Notícias, TVI,TVI24 e CMTV), no período da campanha e na fase de pré-campanha eleitoral. 

Saber mais

ERC coloca todos os seus funcionários em regime de teletrabalho

Face à evolução da epidemia provocada pelo vírus Covid-19, atendendo aos alertas das autoridades de saúde nacionais e internacionais, a Direção Executiva da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social determinou que a partir desta segunda-feira, e até ao próximo dia 30 de março, sem prejuízo de eventual prorrogação, os funcionários da instituição passam a exercer as suas funções em regime de teletrabalho.

 

Durante este período, o atendimento presencial ficará suspenso, mas permanecerão abertos todos os contactos externos da ERC, através dos quais os seus serviços poderão ser contatados, preferencialmente através de e-mail.

Saber mais

ERC sensibiliza televisões a emitirem mensagens da proteção civil e da DGS acessíveis aos públicos com necessidades especiais

No seguimento da aprovação do Guia de Boas Práticas na cobertura informativa de doenças e situações epidémicas, o Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, enquanto garante constitucional do respeito pelos direitos, liberdades e garantias pessoais em matéria de comunicação social e pela não discriminação em razão da deficiência, recorda que:

 

Os operadores de televisão com competências no âmbito do Plano Plurianual que define o conjunto de obrigações relativas à acessibilidade dos serviços de programas televisivos e dos serviços audiovisuais a pedido por pessoas com necessidades especiais têm a obrigação de garantir que os serviços de programas generalistas de acesso não condicionado livre de âmbito nacional que procedam à divulgação de comunicações dos serviços de proteção civil os acompanhem por acessibilidade para pessoas com dificuldades auditivas, através da interpretação por meio de língua gestual portuguesa, assim como a disponibilização em linha dos respetivos conteúdos às pessoas cegas e com baixa visão.

 

O Conselho Regulador sensibiliza os operadores abrangidos pelo Plano Plurianual para também, sempre que possível, assegurarem que as comunicações que transmitem da Direção- Geral da Saúde estejam acessíveis aos públicos com necessidades especiais

Saber mais

Medidas de prevenção estabelecidas pela ERC face ao Coronavírus

A Direção Executiva da ERC aprovou, no dia 9 de março, um conjunto de medidas de prevenção para resposta a eventuais situações de risco relacionadas com o Coronavírus/COVID- 19.

 

Entre as medidas previstas encontram-se algumas com evidente impacto nos contactos com cidadãos e regulados. Designadamente, a suspensão, a partir do dia 10 de março, do atendimento presencial na ERC, dos pagamentos em numerário e o adiamento ou realização por vídeo-conferência das inquirições de testemunhas e tentativas de conciliação.

Saber mais

ERC aprova Plano de Contingência Interno para Coronavírus

No dia 4 de março de 2020, foi aprovado, em reunião de Direção Executiva e de Conselho Regulador, o Plano de Contigência Interno da ERC (Coronavírus/COVID-19) que se constitui como o instrumento de orientação e gestão de meios e ações para a resposta dos serviços a uma situação de emergência provocada pelo virús.


O referido Plano pode ser lido aqui.

Saber mais