A ERC

Conselho Consultivo da ERC debate princípios da Regulação num contexto de mudança

O Conselho Consultivo da ERC, que é composto por representantes de entidades públicas e privadas com interesses relevantes no setor da comunicação social, esteve ontem reunido na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa, para partilha de informações gerais sobre a atividade do regulador e audição de uma palestra conduzida pelo Juiz Conselheiro Cunha Rodrigues sobre “As Novas Dimensões do Mundo Vivido”.

Saber mais

ERC recorda boas práticas na cobertura informativa de conflitos armados

O Conselho Regulador da ERC adotou três deliberações relacionadas com a utilização de imagens falsas em notícias sobre a Guerra na Ucrânia nos serviços de programas RTP1, SIC, SIC Notícias e CNN Portugal.

 
Tendo em conta as respetivas conclusões, e num contexto de proliferação de informação não verificada, o Conselho Regulador alerta os órgãos de comunicação social noticiosos para a necessidade de reforçarem as suas boas práticas jornalísticas e assumirem perante o seu público os erros cometidos, posicionando-se como portos seguros onde se encontra informação de qualidade.
 
O Conselho Regulador relembra ainda que aprovou uma Diretiva para a cobertura informativa televisiva de guerras e conflitos armados (DIRETIVA/2022/1), na qual dirige recomendações a todos os órgãos de comunicação social, em especial aos serviços de programas televisivos, relativas à cobertura informativa de guerras e conflitos armados.

Saber mais

ERC vai identificar as melhores experiências nacionais de educação para os media em ambiente escolar

A ERC associou-se ao projeto internacional “Desafio de Educação para os Media”, promovido pelo programa educativo mSchools, que pretende identificar, nas zonas geográficas da Argentina, Catalunha, Colômbia, México, Perú e Portugal, as seis melhores experiências de educação para os media, implementadas desde janeiro de 2019, e dirigidas a alunos dos 6 aos 18 anos. O propósito será depois replicá-las em estabelecimentos de ensino de contextos territoriais distintos.

Saber mais

Comunicado da Comissão de Trabalhadores da ERC

A Comissão de Trabalhadores da ERC (CT-ERC) manifesta a sua apreensão com a exposição mediática a que os técnicos da instituição têm sido submetidos, pondo em causa a serenidade no desempenho das suas funções.

 
A CT-ERC está solidária com todos os trabalhadores envolvidos.

Saber mais

Rádios cumprem quotas de difusão de música portuguesa em 2021

A ERC analisou o comportamento dos serviços de programas de radiodifusão sonora de cobertura de âmbito nacional, regional e local, no cumprimento das quotas de difusão de música portuguesa previstas na Lei da Rádio, em 2021.

 
Esta análise incidiu sobre os serviços de programas que estão ativos e inscritos na plataforma “Portal das Rádios” da ERC e considerou uma amostra mensal de 130 serviços de programas de cobertura local cuja comunicação de dados é regular, bem como a monitorização mensal do serviço de âmbito regional de cobertura sul (M80) e dos cinco serviços de âmbito nacional (Antena 1, Antena 3, Rádio Comercial, Rádio Renascença e RFM).

Saber mais

ERC quer recrutar Administrativo para a Unidade de Registos

A ERC pretende recrutar nos termos do art.º 43.º dos seus Estatutos, adotados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, através de contrato individual de trabalho, um(a) Administrativo(a) para a Unidade de Registos.

 
Clique aqui para se inteirar das qualificações e requisitos obrigatórios e preferenciais que os candidatos deverão apresentar.

Saber mais

Transparência e direcionamento da propaganda política: ERGA apela a maior clareza das definições e a um compromisso inequívoco de cooperação entre reguladores nacionais

No início de setembro, o Grupo de Reguladores Europeus do Audiovisual (ERGA), do qual a ERC é membro, publicou a sua posição face à proposta legislativa do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de novembro de 2021, para um futuro regulamento sobre a transparência e o direcionamento da propaganda política.

Saber mais

ERC divulga dados sobre acessibilidade das emissões televisivas em 2021

A ERC avaliou o modo como os serviços de programas do serviço público de televisão (RTP1, RTP2, RTP3, RTP Madeira, RTP Açores) e os serviços de programas dos operadores privados (SIC,TVI, SIC Notícias, Porto Canal, CMTV e TVI24/CNN Portugal*) cumpriram, em 2021, as obrigações em matéria de acessibilidade dos programas por pessoas com necessidades especiais, previstas no Plano Plurianual da ERC, designadamente através da transmissão de legendagem destinada a pessoas com deficiência auditiva, de interpretação por meio de língua gestual portuguesa e da audiodescrição.

Saber mais