Ir para: Menu principal, Conteúdo


tags
Tags
A Cidadania no centro dos Media
2018/06/08

O Vice-Presidente da ERC, Mário Mesquita, proferiu, no dia 7 de junho, uma comunicação no Jantar-Debate da Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social, subordinada ao tema “Construir a cidadania nos Media na era digital”.

Perante cerca de 50 representantes e agentes do setor mediático português, Mário Mesquita relembrou o papel da ERC na construção da cidadania, mediante as atribuições que tem em matéria de defesa dos direitos fundamentais, do direito à informação e da liberdade de imprensa, a salvaguarda do pluralismo e diversidade nos media.

Sublinhou que a questão da cidadania se encontra no centro das agendas de organizações internacionais, como a ONU, a União Europeia e plataformas internacionais de reguladores da comunicação social. O Vice-Presidente da ERC defendeu que a ERC só será eficaz, em matéria de cidadania, se coordenar as suas propostas com os seus regulados e outras entidades, promovendo a corregulação e incentivando mecanismos de autorregulação.

Mário Mesquita concluiu com a garantia de que os reguladores europeus têm presente a necessidade de a regulação ser afinada à realidade atual e de as suas configurações legislativas poderem ter de ser alargadas para lhes permitirem atuar em rigor.

Este Jantar-Debate contou com a presença do Presidente da Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social (CPMCS), José Faustino, do Presidente do Conselho Geral Independente da RTP, António Feijó, do Presidente do Conselho de Opinião da RTP, Manuel Coelho da Silva, do Presidente do Conselho de Administração da Lusa, Nicolau Santos, do Presidente da Escola de Comunicação Social, Jorge Veríssimo, da Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Margarida Mano e do Vogal da Direção da CPMCS, Pedro Braumann, entre outros representantes.